Fórum EXCLUIR REGISTRO DE UMA TABELA (PROBLEMA)??? #203285
28/12/2003
0
:roll: Meu problema é o seguinte, tenho um projeto e nele tem uma parte de Agendar compromisso, fiz uma pesquisa dos Compromisso em Sql por ordenando por mês, Trabalho com Delphi 6 e Paradox, o problema é que coloquei a pesquisa em um ComboBox, quando solicito o mês, é filtrado todos os Compromissos somente daquele mês que é mostra em um DBGrid, até tudo bem, mas o problema é que quero colocar um botão para excluir o compromisso selecionado no DBGrid, só que já tentei vários comandos e sempre aparece esta mensagem de erro:
´´Table is read only´´
Ou seja a tabela é somente leitura, sou praticamente programador iniciante, gostaria da ajuda de vcs, já tentei fazer com que a {query.database.readonly = false}, fechei a tabela, e abri, mas sempre aparece a Mensagem.
:idea: ´´ alguém puder me dar pelo menos uma dica´´
:wink: Desde já, Muito obrigado!
Jfalexandre
Curtir tópico
+ 0Posts
29/12/2003
Tnaires
Explique melhor por favor. Vc tá tentando excluir o registro diretamente do resultado da query?
A única maneira q eu conheço (mas sou iniciante tb :wink: ) d alterar os resultados d uma query é utilizando o componente UpdateSQL (paleta BDE). Mas vc pode fzer tb o seguinte: supomos q Query1 seja o resultado da consulta, vamos criar uma Query2 com o seguinte SQL:
DELETE FROM TabCompromissos WHERE data LIKE :data
Qdo o usuário clicar no botão, faça o seguinte:
Query2.ParamByName(´data´).Value := Query1data.Value; Query2.ExecSQL; // Executa a query pra deletar o compromisso
Espero q dê certo. Sucesso
Gostei + 0
29/12/2003
Jfalexandre
Vou tentar depois retorno...
Gostei + 0
29/12/2003
Lipsil
já tive este problema, mas é simples, faça o seguinte:
clique com o botão direito no arquivo aí da tabela, e clique em propriedades, depois desmarque a caixa ´Somente leitura.´
pronto, achoq é isso aí ;)
Gostei + 0
29/12/2003
Nigro