GARANTIR DESCONTO

Fórum executar comandos originados de um banco de dados #175539

17/08/2003

0

como faço para executar comandos originados por strings.
por exemplo, quero habilitar ou desabilitar algum item do menu e tenho o nome do item do menu dentro de um banco de dados.
não sei fui claro, aguardo alguma resposta, mas desde já agradeço.

Kolem

Kolem

Responder

17/08/2003

4_olho

Você está querendo inventar um interpretador de comandos, como o Basic antigo. Ou o dBase.

No mínimo, o que você pode fazer é parametrizar as propriedades e, acho que, eventualmente, alguns eventos. Mas não poderia introduzir nenhum componente, mas simplesmente colocar suas propriedades de posicionamento, formato e algumas outras dentro de seu banco de dados.

Responder

Gostei + 0

17/08/2003

Aroldo Zanela

Acho que vc não foi claro, pois minha interpretação foi diferente a do 4_olho. No meu entendimento, achei que vc estava querendo criar um controle de acesso com base em informações do bancos.
Pode detalhar melhor?

Responder

Gostei + 0

18/08/2003

Bacalhau

Criar menus a partir de strings em bases de dados é relativamente fácil. Já executar comando não me parece tão fácil.

A solução que utilizo é criar procedimentos e funções dentro de DLLs e depois referenciá-los dentro de uma tabela Paradox. Digamos que ´parto´ os meus programas em bocadinhos, sendo a sua manutenção mais fácil.

4_olho, se souberes alguma forma de fazer esse tal interpretador diz.

Responder

Gostei + 0

18/08/2003

4_olho

Bacalhau

Teoricamente é simples, mas é trabalhoso. Resumidamente : você define uma lista de comandos. Define suas ações e propriedades. Aí é que está a trabalheira toda.

Na interface com o usuário, permita que este escreva algumas linhas de código e salve como um arquivo TXT, mas pode ter qualquer outra extensão (como um arquivo PAS). Sua aplicação lê cada linha, verifica se está com a sintaxe correta e executa, linha a linha, cada comando.

Os sites de eletrônica geralmente utilizam deste recurso para criar gravadores de microprocessadores.

Responder

Gostei + 0

18/08/2003

Aroldo Zanela

Colegas,

Na Jedi VCL há um aba com dois componentes para interpretar pascal (jv Interpreter).

Responder

Gostei + 0

18/08/2003

Barcelos

Olá pessoal,

O melhor interpretador pascal que conheço é o Delphi Web Script, que além de ser free, é OpenSource.
Dêm uma olhada em:
http://www.dwscript.com/

Barcelos
osbarcelos@hotmail.com

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar