Fórum Exemplo de sistema usando Txt e nao Banco de Dados? #233011

19/05/2004

0

Alguem sabe onde encontrar um exemplo de sistema que use arquivos Txt e nao use Banco de Dados (Dbf, Paradox, etc.)? Eu já ouvi falar em algum canto mais não me lembro aonde...

Se eu vou criar um sistema bem simples com uma unica tabela, com poucos campos, por exemplo: Uma agenda com Codigo, nome, telefone, celular e email. Nao precisaria de de usar Banco de Dados. Ao usar Banco de Dados eu teria que instalar o BDE, ou FireBird, ou Interbasse, ou etc.

Eu cheguei até a criar um sistema (usando um Txt). Eu abro o Txt e monto em cima de um array. Um dos problemas foi quando eu tentei simular um DBGrid. Não consegui. Tambem nao consegui criar indices.

Se alguem sabe onde encontrar um exemplo, ou tiver alguma ideia eu agradeco muito...

Adonis

Adonis

Responder

19/05/2004

Aroldo Zanela

Colega,

Verifique no próprio help do Delphi sobre o uso de records e arrays dinâmicos. Por mais simples que seja, eu não recomendo esta prática, pois o esforço necessário será razoavelmente grande para pouco resultado prático.

Responder

Gostei + 0

19/05/2004

Lucas Silva

o OTTo fez um programa deste tipo e colocou aqui no clube..
dá uma olhada lá.

Responder

Gostei + 0

22/05/2004

Adonis

Agradeço as ajudas... Vou verificar o sistema de Otto...

Responder

Gostei + 0

22/05/2004

Otto

Olá, eu fiz dois tipos, um usando um StringGrid puxando dados de um arquivo txt e outro usando um grid e um clientdataset...

ficou legal, so que, tenho de procurar aqui, mas que eu tenho eu tenho..

me envia um email amanha falando sobre esse projeto que eu te envio..

otto@horadocafezinho.com

não tem segredo..

flw, abraço.;;

Responder

Gostei + 0

22/05/2004

Adonis

oTTo,

Achei exatamente o que eu queria. Está em:

http://www.activedelphi.com.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=41

A Url acima é uma linha só.

Baixei a sua versão aqui do site que é em Txt. É quase o que eu queria. Só que não dá pra usar DBGrid, etc.
Daí eu adaptei: Abro e leio os dados do arquivo texto e passo para um vetor. O DBGrid eu simulei com um Memo. Para navegar no memo eu uso um for next com adiantamento de linhas. Etc.

O exemplo da Url acima usa o Tclientdataset. Daí dá pra usar o DBGrid, DBNavegador, etc. Dá até para simular índices. O único problema que eu ví foi o arquivo texto não ser no formato ASCII, ou seja, voce nao pode visualizar no bloco de notas do windows. Não pode alterar um dado rapidamente pelo mesmo bloco...

Em todo caso estou enviando um email para voce, e se possivel, me enviar os exemplos em StringGrid e em clientdataset, conforme voce mencionou...

Diante mao já agradeco a ajuda...

Responder

Gostei + 0

22/05/2004

Anjocurioso

Amigo pra que fazer isso? vc é masoquista? o sistema vai ficar enorme, porque voce simplismente nao usa um componente que acesse tabela dbf sem usar o bde? tem tantos na internet, é só baixar, vlw? de boa, acho que isso que voce quer fazer de usar o txt é muito esforço por nada....

Abraços

Anjo

Responder

Gostei + 0

23/05/2004

Adonis

anjocurioso,

O autor do artigo que mencionei acima diz que, ao contrario do que voce escreveu, o sistema fica mais leve, e com o executavel bem menor. Eu tambem nao gosto de usar DBF pois o campo memo alem de ter limite é muito falho. Mesmo assim vou estudar o caso, já que este esforco é para criar um sistema simples, com poucos registros, com poucos campos, sem rede, etc.

Agradeco a ajuda...

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar