Fórum Exercícios Resolvidos em JAVA OO Iniciante #566284

18/02/2014

0

Muito bom dia galera, estou aprendendo Java OO e gostaria de compartilhar os exercícios que estou construindo com sucesso através do curso da K9. Eu sei que são exercícios bem simples e destinados a iniciantes mas é legal disponibilizar esse conteúdo na net pois tem muita gente que está querendo começar a aprender. Eu uso esse site de compilador online: [url]http://www.compileonline.com/compile_java_online.php[/url] Métodos: Crie uma classe chamada Gerente para definir os objetos que representarão os gerentes do banco. Defina dois métodos de aumento salarial nessa classe. O primeiro deve aumentar o salário com uma taxa fixa de 10%. O segundo deve aumentar o salário com uma taxa variável. Depois, teste os métodos de aumento salarial definidos na classe Gerente.
class Gerente {
 String nome = "Samuel Bobrick";
 double salario = 1500;

void aumentarSalario(){

this.salario += this.salario * 0.1;

}

void aumentarSalarioVariavel (double taxa){

this.salario += this.salario * taxa;
    }

}

public class TestaMetodoGerente {

public static void main (String []args){

Gerente ger = new Gerente();

System.out.println ("Salario atual: " + ger.salario + "\n");

System.out.println("O gerente: " + ger.nome + " recebera um aumento de salario em 10% \n");

ger.aumentarSalario();
        System.out.println("Salario atual: " + ger.salario);

System.out.println("\n O gerente: " + ger.nome + " recebera um aumento de salario em 20% \n");

ger.aumentarSalarioVariavel(0.2);
    }
}

Crie uma classe chamada Conta com três atributos: Numero da Conta, Saldo e Limite. Acrescente alguns métodos na classe Conta para realizar as operações de Deposito, Saque, Impressão de extrato e consulta do saldo disponível. Depois, teste os métodos definidos na classe Conta.
class Conta {
    int numero;
    double saldo = 100;
    double limite = 500;

void deposita (double valor) {

this.saldo += valor;

}

void saque (double valor) {

this.saldo -= valor;

}

void impExtrato (){

System.out.println ("Extratato da Conta - Seu saldo e de: " + this.saldo + "\n");

}

double consultaSaldoDisponivel (){

return this.saldo + this.limite;

}
}

public class TestaMetodosConta {

Conta c = new Conta();

c.deposita(875.90);
        c.impExtrato();

c.saque(250);
        c.impExtrato();

double saldoDisponivel = c.consultaSaldoDisponivel();
        System.out.println ("Seu saldo disponivel e de: " + saldoDisponivel);

}

}

Samuel Bobrick

Samuel Bobrick

Responder

18/02/2014

Jefferson Gomes

[quote="Samukid"]Muito bom dia galera, estou aprendendo Java OO e gostaria de compartilhar os exercícios que estou construindo com sucesso através do curso da K9. Eu sei que são exercícios bem simples e destinados a iniciantes mas é legal disponibilizar esse conteúdo na net pois tem muita gente que está querendo começar a aprender. Eu uso esse site de compilador online: [url]http://www.compileonline.com/compile_java_online.php[/url] Métodos: Crie uma classe chamada Gerente para definir os objetos que representarão os gerentes do banco. Defina dois métodos de aumento salarial nessa classe. O primeiro deve aumentar o salário com uma taxa fixa de 10%. O segundo deve aumentar o salário com uma taxa variável. Depois, teste os métodos de aumento salarial definidos na classe Gerente. class Gerente { String nome = "Samuel Bobrick"; double salario = 1500; void aumentarSalario(){ this.salario += this.salario * 0.1; } void aumentarSalarioVariavel (double taxa){ this.salario += this.salario * taxa; } } public class TestaMetodoGerente { public static void main (String []args){ Gerente ger = new Gerente(); System.out.println ("Salario atual: " + ger.salario + "\n"); System.out.println("O gerente: " + ger.nome + " recebera um aumento de salario em 10% \n"); ger.aumentarSalario(); System.out.println("Salario atual: " + ger.salario); System.out.println("\n O gerente: " + ger.nome + " recebera um aumento de salario em 20% \n"); ger.aumentarSalarioVariavel(0.2); System.out.println("Salario atual: " + ger.salario); } } Crie uma classe chamada Conta com três atributos: Numero da Conta, Saldo e Limite. Acrescente alguns métodos na classe Conta para realizar as operações de Deposito, Saque, Impressão de extrato e consulta do saldo disponível. Depois, teste os métodos definidos na classe Conta. class Conta { int numero; double saldo = 100; double limite = 500; void deposita (double valor) { this.saldo += valor; } void saque (double valor) { this.saldo -= valor; } void impExtrato (){ System.out.println ("Extratato da Conta - Seu saldo e de: " + this.saldo + "\n"); } double consultaSaldoDisponivel (){ return this.saldo + this.limite; } } public class TestaMetodosConta { public static void main (String []args){ Conta c = new Conta(); c.deposita(875.90); c.impExtrato(); c.saque(250); c.impExtrato(); double saldoDisponivel = c.consultaSaldoDisponivel(); System.out.println ("Seu saldo disponivel e de: " + saldoDisponivel); } }
Coloque o código entre Code para ser melhor visualizado. Ex:
public class Teste{

public static void main(String []args){
        System.out.println("Teste");
     }
}
Mas é uma boa, pode ajudar muita gente.
Responder

Gostei + 0

18/02/2014

André Pereira

[quote="Samukid"]Muito bom dia galera, estou aprendendo Java OO e gostaria de compartilhar os exercícios que estou construindo com sucesso através do curso da K9. Eu sei que são exercícios bem simples e destinados a iniciantes mas é legal disponibilizar esse conteúdo na net pois tem muita gente que está querendo começar a aprender. Eu uso esse site de compilador online: [url]http://www.compileonline.com/compile_java_online.php[/url] Métodos: Crie uma classe chamada Gerente para definir os objetos que representarão os gerentes do banco. Defina dois métodos de aumento salarial nessa classe. O primeiro deve aumentar o salário com uma taxa fixa de 10%. O segundo deve aumentar o salário com uma taxa variável. Depois, teste os métodos de aumento salarial definidos na classe Gerente.
class Gerente {
 String nome = "Samuel Bobrick";
 double salario = 1500;

void aumentarSalario(){

this.salario += this.salario * 0.1;

}

void aumentarSalarioVariavel (double taxa){

this.salario += this.salario * taxa;
    }

}

public class TestaMetodoGerente {

Gerente ger = new Gerente();

System.out.println ("Salario atual: " + ger.salario + "\n");

System.out.println("O gerente: " + ger.nome + " recebera um aumento de salario em 10% \n");

ger.aumentarSalario();

System.out.println("\n O gerente: " + ger.nome + " recebera um aumento de salario em 20% \n");

ger.aumentarSalarioVariavel(0.2);
    }
}

Crie uma classe chamada Conta com três atributos: Numero da Conta, Saldo e Limite. Acrescente alguns métodos na classe Conta para realizar as operações de Deposito, Saque, Impressão de extrato e consulta do saldo disponível. Depois, teste os métodos definidos na classe Conta.
class Conta {
    int numero;
    double saldo = 100;
    double limite = 500;

void deposita (double valor) {

this.saldo += valor;

}

void saque (double valor) {

this.saldo -= valor;

}

void impExtrato (){

System.out.println ("Extratato da Conta - Seu saldo e de: " + this.saldo + "\n");

}

double consultaSaldoDisponivel (){

return this.saldo + this.limite;

}
}

public class TestaMetodosConta {

Conta c = new Conta();

c.deposita(875.90);
        c.impExtrato();

c.saque(250);
        c.impExtrato();

double saldoDisponivel = c.consultaSaldoDisponivel();
        System.out.println ("Seu saldo disponivel e de: " + saldoDisponivel);

}

}

O Site é bem legal, vou fazer uns testes nele e posto mais sobre o site, tem um outro que usava que tbm é muito bom, vou procurar o site e posto o link aqui tbm.
Responder

Gostei + 0

19/02/2014

Jefferson Gomes

[color=darkblue]Uso esse site no trabalho para testar alguns códigos simples, quebra um galho quando não se tem o ambiente de programação java e ide a disposição. [/color] :-)
Responder

Gostei + 0

21/02/2014

André Pereira

[quote="JeffersonLima"][color=darkblue]Uso esse site no trabalho para testar alguns códigos simples, quebra um galho quando não se tem o ambiente de programação java e ide a disposição. [/color] :-)
Era este que costuma usar, é bem legal tbm, vale a pena fazer alguns testes. [url=https://ideone.com/]ideone[/url]
Responder

Gostei + 0

07/03/2014

Fábio Silva

esse curso que vc faz na k9 é o curso básico? estou pensando em fazer
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar