Fórum Exercícios Resolvidos em JAVA OO Iniciante #566284

18/02/2014

0

Muito bom dia galera, estou aprendendo Java OO e gostaria de compartilhar os exercícios que estou construindo com sucesso através do curso da K9. Eu sei que são exercícios bem simples e destinados a iniciantes mas é legal disponibilizar esse conteúdo na net pois tem muita gente que está querendo começar a aprender. Eu uso esse site de compilador online: [url]http://www.compileonline.com/compile_java_online.php[/url] Métodos: Crie uma classe chamada Gerente para definir os objetos que representarão os gerentes do banco. Defina dois métodos de aumento salarial nessa classe. O primeiro deve aumentar o salário com uma taxa fixa de 10%. O segundo deve aumentar o salário com uma taxa variável. Depois, teste os métodos de aumento salarial definidos na classe Gerente.
class Gerente {
 String nome = "Samuel Bobrick";
 double salario = 1500;

void aumentarSalario(){

this.salario += this.salario * 0.1;

}

void aumentarSalarioVariavel (double taxa){

this.salario += this.salario * taxa;
    }

}

public class TestaMetodoGerente {

public static void main (String []args){

Gerente ger = new Gerente();

System.out.println ("Salario atual: " + ger.salario + "\n");

System.out.println("O gerente: " + ger.nome + " recebera um aumento de salario em 10% \n");

ger.aumentarSalario();
        System.out.println("Salario atual: " + ger.salario);

System.out.println("\n O gerente: " + ger.nome + " recebera um aumento de salario em 20% \n");

ger.aumentarSalarioVariavel(0.2);
    }
}

Crie uma classe chamada Conta com três atributos: Numero da Conta, Saldo e Limite. Acrescente alguns métodos na classe Conta para realizar as operações de Deposito, Saque, Impressão de extrato e consulta do saldo disponível. Depois, teste os métodos definidos na classe Conta.
class Conta {
    int numero;
    double saldo = 100;
    double limite = 500;

void deposita (double valor) {

this.saldo += valor;

}