Exibir Cadastros de Acordo com um Grupo e SubGrupo

22/08/2004

0

Olá pessoal, eu novamente, tudo bem? espero q sim...

Tenho um cadastro de gibis.. TbRevistasNacionais.. elas precisam necessariamente estar dentro de um Grupo e de um SubGrupo (TbGrupos e TbSubGrupos).. ela terá chaves estrangeiras pra essas duas tabelas..

Tem 2 Forms, um pra visualização das revistas e outro pra inserção e edição..

A ideia é... eu entro no primeiro form e terão dois LkUps (Grupos e SubGrupos).. quando eu selecionar um Grupo e um SubGrupo, no DbGrid é listado todas revistas pertencentes àquele Grupo e SubGrupos..

Bom, isso funciona perfeitamente.. só q, quando eu entro no form, ele ja me lista todas revistas cadastradas, independente do Grupo e SubGrupo..

O q eu keria é q, quando eu abrisse o form, ele nao me listasse todas revistas e só listasse quando eu selecionasse o grupo e o subgrupo..

Outra coisa tb, sao os botões Editar e Apagar.. queria e eles só ficassem com o Enable True, quando tivesse algum registro na Grid.. se nao tiver nada eles ficam desabilitados... pra evitar o erro de clicar num deles...

Grato a todos pela atenção e ajuda...



Allan Elias Ramos :wink:


Aersoftware

Aersoftware

Responder

Posts

27/08/2004

Xtreme

ao abrir o form por exemplo no oncreate
de um close na tabela, ou coloque o DataSource.enabled:=false;
assim nao sera exibido nenhum registro na grid

ja no LkUps em algum evento vc ativa novamente o DataSource.enabled:=true;

ja para os botoes faça a mesma coisa.

por exemplo no caso dos botoes eu tenho uma funcao para pesquisa caso encontre algum resultado os botes ficam enabled:=true; caso o resultado seja empty enabled:=false;


Responder

27/08/2004

Aersoftware

Certo, mas no caso, como eu faria essa ´pesquisa´ pela grid? pq acho q nao da pra fazer direto pelo DB, pois ele irá conter vários registros, mas eu posso ter um Grupo e SubGrupo sem registro nenhum.. como posso fazer pra saber se tem algum registro sendo exibido na grid ou não??



Allan Elias Ramos :wink:


Responder

27/08/2004

Rômulo Barros

Veja o link abaixo:

http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=44022&highlight=grupo

Ainda é esse projeto? ;) ;) ;)


Responder

28/08/2004

Aersoftware

Isso.. o projeto ainda é o mesmo.. eterno ele.. hehe.. mas como é pra mim, nao tem problema.. e as vezes esbarro em alguns probleminhas, sempre solucionados pelo fórum.. :wink:



Allan Elias Ramos :roll:


Responder

29/08/2004

Slack

cara para os botoes vc podera criar um PROCEDURE tb... eu acho mais pratico veja bem um exemplo

declara ela assim

procedure Botoes(Botoes: Boolean);

dp embaixo do implemation coloque assim

procedure TForm1.Botoes(Botoes: Boolean);
begin
btnovo.enabled:=Botoes;
btnsalvar.enabled:=not Botoes;
end;

dae pra vc chamar eles tipo no evento on click do novo coloca asim Botoes(true); mostra todos os enabled entendeu?


Responder

29/08/2004

Slack

cara para os botoes vc podera criar um PROCEDURE tb... eu acho mais pratico veja bem um exemplo

declara ela assim

procedure Botoes(Botoes: Boolean);

dp embaixo do implemation coloque assim

procedure TForm1.Botoes(Botoes: Boolean);
begin
btnovo.enabled:=Botoes;
btnsalvar.enabled:=not Botoes;
end;

dae pra vc chamar eles tipo no evento on click do novo coloca asim Botoes(true); mostra todos os enabled entendeu?


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar