Fórum exibir campo Aggregate (clientDateset) do DBGrid #278412
21/04/2005
0
Algo mais é necessário para visualizar o campo aggregate no DBGrid?
Raserafim
Curtir tópico
+ 0Posts
21/04/2005
Arc@njo
Gostei + 0
21/04/2005
Yallebr
Gostei + 0
21/04/2005
Raserafim
se for tb não dá certo.
Gostei + 0
21/04/2005
Raserafim
Gostei + 0
21/04/2005
Arc@njo
Me desculpe, não estou com o Delphi instalado na maquina aqui então confundi o nome da propriedade, realmente é esta a propriedade mesmo. Mas agora me veio a mente, campos agregados são campos totalizadores de valores, apresentam um único valor para todos os registro da tabela, tenho a leve impressão que eles não sao apresentados em DBGRID e sim em DBEdit.
Verifique isto
Espero ter ajudado.
Gostei + 0
21/04/2005
Raserafim
nem no DBEdit o campo aparece. quando vc estiver de frente pra máquina, vê se tira 1 minutinho e tenta isso blz?¿ valewww
Gostei + 0
22/04/2005
Arc@njo
Estou na frente da minha maquina, utilizo Delphi 7, DBExpress, ClientDataSet e IB/FB, acabei de testar novamente a questão do campo Aggregate, criei uma tabela de teste, fiz todas as ligações (SQLConnection, SQLDataSet, DataSetProvider, ClientDataSet), inseri todos os campos do select do SQLDataSet no ClientDataSet, após isto, criei um novo campo do tipo Aggregate dando-lhe o nome de VALORTOTALDOCUMENTOS, alterei a propriedade Expression do campo criado para o seguinte valor: SUM(VLRDOCUMENTO), ou seja, o campo VALORTOTALDOCUMENTOS ira conter o somatorio do campo VLRDOCUMENTO que existe na tabela que estou usando no Select, criei um formulario em branco, adicionei o componente DBGrid e um componente DBEdit, no componente DBGrid adicionei todos os campos do ClientDataSet porém o campo VALORTOTALDOCUMENTOS não foi adicionado, fui no componente DBEdit e na propriedade DataField e procurei os campos na lista, o campo VALORTOTALDOCUMENTOS estava listado, selecionei-o. Retornei ao TField do campo VALORTOTALDOCUMENTOS e alterei a propriedade Active do mesmo para True, feito isto fui para o ClientDataSet e alterei a propriedade AggregatesActives também para True, para desencargo de consciencia novamente fui ao DBGrid e mandei adicionar todos os campos novamente, o campo VALORTOTALDOCUMENTOS novamente não apareceu, mas no DBEdit ele aparece. Executei a aplicação e o DBGrid apresentou todos os dados do arquivo e o DbEdit apresentou o somatorio total do campo VLRDOCUMENTO como havia escolhido. Sendo assim, imagino que, campos do tipo Aggregate não devam figurar em D
Espero ter ajudado.
Gostei + 0
22/04/2005
Arc@njo
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)