Fórum Exibir Campos Concatenados em uma Grid #412766

13/02/2012

0

Olá, gostaria de saber se alguem pode me ajudar com a dúvida abaixo. Espero que sim.

Tenho uma aplicação em Delphi + Firebird, usando como conexão SqlDataSet, DataSetProvider, ClientDataSet e DataSource. O que eu quero é exibir dois campos, string, em um campo da grid. Pra tentar fazer essa exibição eu criei o campo TITULO_AGRUPADO do tipo calculado, string no ClientDataSet. Depois criei uma coluna na grid e selecionei esse campo no FieldName. E fiz a consulta abaixo pra agrupar os dois campos no firebird:

DmDados.ClientTitulosNacionais.Close;
  With DmDados.SqlTitulosNacionais do
    begin
      close;
      CommandText :=
        Select PKCOD_TITULO_NACIONAL, FKCOD_EDITORA_ORIGINAL, FKCOD_EDITORA_NACIONAL, FKCOD_TIPO_PUBLICACAO,  
        + NOME_TITULO_NACIONAL, NOME_SERIE_TITULO_NACIONAL, SERIE_TITULO_NACIONAL, SITUACAO_TITULO_NACIONAL,  
        + PERIODO_PUBLICACAO, NUMERO_TOTAL_EDICOES, COMENTARIO_TITULO, DATA_HORA_CADASTRO, 
        + (NOME_TITULO_NACIONAL || SERIE_TITULO_NACIONAL) as TITULO_AGRUPADO From TB_TITULOS_NACIONAIS 
        + Order by NOME_TITULO_NACIONAL;
      open;
    end;
  DmDados.ClientTitulosNacionais.Open;

Quando rodo a aplicação, não aparece nenhum erro, executa normal, mas o campo TITULO_AGURADO da grid aparece vazio. Alguém sabe o motivo disso? Falta algo pra exibir esse campo?

Desde já agradeço a ajuda.
Allan Ramos

Allan Ramos

Responder

13/02/2012

Allan Ramos

DmDados.ClientTitulosNacionais.Close;
With DmDados.SqlTitulosNacionais do
begin
close;
CommandText :=
Select PKCOD_TITULO_NACIONAL, FKCOD_EDITORA_ORIGINAL, FKCOD_EDITORA_NACIONAL, FKCOD_TIPO_PUBLICACAO,
+ NOME_TITULO_NACIONAL, NOME_SERIE_TITULO_NACIONAL, SERIE_TITULO_NACIONAL, SITUACAO_TITULO_NACIONAL,
+ PERIODO_PUBLICACAO, NUMERO_TOTAL_EDICOES, COMENTARIO_TITULO, DATA_HORA_CADASTRO,
+ (NOME_TITULO_NACIONAL || SERIE_TITULO_NACIONAL) as TITULO_AGRUPADO From TB_TITULOS_NACIONAIS
+ Order by NOME_TITULO_NACIONAL;
open;
end;
DmDados.ClientTitulosNacionais.Open;
Responder

Gostei + 0

13/02/2012

Allan Ramos

Postei novamente o código acima pois ficou ruim de ver no primeiro post.
Responder

Gostei + 0

13/02/2012

Marco Salles

e o que voce coloca no evento do campo calculado ??
Responder

Gostei + 0

14/02/2012

Allan Ramos

e o que voce coloca no evento do campo calculado ??

Nada. Pra ser sincero, procurando pela internet eu achei que era só criar o campo calculado e informar o nome dele no as TITULO_AGRUPADO. Não usei nenhum evento, a pesquisa acima é disparada no formulário que tem a grid, pra exibição dos dados.
Responder

Gostei + 0

14/02/2012

Gustavo Bretas

Allan, provavelmente um dos campos esta NULL, então tente usar COALESCE, por exemplo:

(COALESCE(NOME_TITULO_NACIONAL, ) || COALESCE(SERIE_TITULO_NACIONAL, )) as TITULO_AGRUPADO

No segundo parâmetro do COALESCE vc pode colocar um texto fixo ou até mesmo outro campo!

Verifica se é isso!

Abraço!
Responder

Gostei + 0

14/02/2012

Allan Ramos

Olá Bretas, boa tarde.

Realmente, um dos campos, o SERIE_TITULO_NACIONAL pode ser nulo, não é obrigatório. O primeiro campo é obrigatório. Só pra explicar,
pode ser cadastrado um título e eu não selecionar nenhuma série, aí mostraria Título A. Ou eu posso ter mais de um título com o mesmo nome,
aí seleciono a série e aparece Título A (1ª Série), Título A (2ª Série), e assim por diante. Eu fiz uma solução paliativa, que é juntar os
campos e salvar numa coluna da tabela NOME_SERIE_TITULO_NACIONAL, mas usando a concatenação não precisaria desse campo, poupando espaçõ no bd.

Tentei fazer como tu sugeriu assim:

NOME_TITULO_NACIONAL || COALESCE(SERIE_TITULO_NACIONAL, ) As TITULO_AGRUPADO From TB_TITULOS_NACIONAIS

Ou mesmo tirando a vírgula, ficando:

COALESCE(SERIE_TITULO_NACIONAL)

Mas sempre que entro no form pra listar assim, aparece o erro:

Project Proj.exe raised exception class TDBXError with message Token unknown -line 1, column 338 ).

Pelo que entendi, lendo sobre o COALESCE agora, ele procura o primeiro campo não nulo indicado. Tentei botar também:

COALESCE(SERIE_TITULO_NACIONAL, NOME_TITULO_NACIONAL)

Só pra fazer um teste, e aí não da erro, mas mesmo assim não lista nada no campo TITULO_AGURPADO.
Responder

Gostei + 0

15/02/2012

Marco Salles

Mas para que Sql , se os dados estão na memória do cleintdataset ?

So utilizar o Internalcalc não ?
Responder

Gostei + 0

15/02/2012

Gustavo Bretas

Allan, o COALESCE é composto de dois parâmetros, quando o primeiro é nulo ele adiciona o segundo, se o segundo tbm for nulo vc pode colocar dentro de outro COALESCE, entende? não apareceu nada depois da virgula no post por que o fórum elimina as aspas simples, entende?

Faz do jeito que eu postei, mas coloque vazio depois da virgula!
Responder

Gostei + 0

15/02/2012

Allan Ramos

Opa, quero agradecer vocês pela ajuda. Não sei porque o Coalesce não funcionou comigo, mas a dica do InternalCalc funcionou perfeitamente. Fiz assim:

Criei um campo no ClientDataSet com o nome de TITULO_AGRUPADO, do tipo InternalCalc e no evento OnCalcFields botei:

var
Serie :String;

begin
if ClientTitulosNacionais.FieldByName(SERIE_TITULO_NACIONAL).AsString = 0 then
Serie :=
else if ClientTitulosNacionais.FieldByName(SERIE_TITULO_NACIONAL).AsString = 1 then
Serie := (1ª Série)
else if ClientTitulosNacionais.FieldByName(SERIE_TITULO_NACIONAL).AsString = 2 then
Serie := (2ª Série)
else if ClientTitulosNacionais.FieldByName(SERIE_TITULO_NACIONAL).AsString = 3 then
Serie := (3ª Série)
else if ClientTitulosNacionais.FieldByName(SERIE_TITULO_NACIONAL).AsString = 4 then
Serie := (4ª Série)
else if ClientTitulosNacionais.FieldByName(SERIE_TITULO_NACIONAL).AsString = 5 then
Serie := (5ª Série);

ClientTitulosNacionais.FieldByName(TITULO_SERIE_AGRUPADO).AsString :=
ClientTitulosNacionais.FieldByName(NOME_TITULO_NACIONAL).AsString + Serie;
end;

Assim funcionou da maneira que eu queria. Obrigado pela ajuda. Abraços.
Responder

Gostei + 0

16/02/2012

Allan Ramos

Olá, deixa eu aproveitar que não consegui finalizar esse post e já tirar uma outra dúvida, já que ainda sou meio verde nesse InternalCalc que usei.

Com o outro sistema, que eu salvava já o campo concatenado num campo do bd, eu listava ele em ordem alfabetica e funcionava tranquilo. Se eu tivesse o código 1 como Titulo (2ª Série) e o código 2 como Título (1ª Série), ele listava o 1ª série, depois o 2ª série, normal.

Mas agora notei que em alguns casos ele na ordem certa, mas na maioria dos casos ele lista de acordo com o código cadastrado, o mais baixo primeiro. No SqlDataSet já uso o CommandText como:

Select * From Tabela Order By Nome_Titulo, Serie_Titulo. (Não uso o *, só botei de exemplo) e quando entro no form ainda jogo esse mesmo sql pro SqlDataSet, mas mesmo assim continua listando só alguns casos corretos.

Acredito que esse Sql não faça muito efeito usando o InternalCalc, mas tem algo que consigo fazer? Só corrigindo uma informação que passei errada acima, o campo serie_nacional não fica nulo, é do tipo smallint e quando não tem nada eu jogo um 0 nele.

Grato pela ajuda e paciencia. ;)
Responder

Gostei + 0

16/02/2012

Allan Ramos

Só complementando, uma coisa que achei estranha, é que o código sql pra concatenação funcional. Joguei ele no IbExpert e me retornou exatamente o que eu quero, com os campos juntos em ordem de nome. O problema que estou encontrando é que esses dados não são exibidos na Grid do Delphi. Não da nenhum erro, mas as linhas da grid ficam vazias.

Eu tentei criar o campo calculado no SqlDataSet, depois adcionar ele no Client DataSet e exibir como coluna na Grid, passando a concatenação desde o SqlDataSet, mas o sistema roda e na Grid não aparece nada.
Responder

Gostei + 0

16/02/2012

Joel Rodrigues

Opa, deixa só eu me meter aqui no final. Allan, só otimizando(enxugando) o código, você poderia economizar algumas linhas fazendo:
---
Serie := ClientTitulosNacionais.FieldByName(SERIE_TITULO_NACIONAL).AsString + ª Série;
if ClientTitulosNacionais.FieldByName(SERIE_TITULO_NACIONAL).AsString = 0 then
Serie :=
else
Serie := ClientTitulosNacionais.FieldByName(SERIE_TITULO_NACIONAL).AsString + ª Série;
---

Nada demais, só uma pequena observção.
Responder

Gostei + 0

16/02/2012

Deivison Melo

Boa tarde,

Porquê vc não efetua a concatenação no sql e dá um alias a esse campo, feito isso vc enxergara ele no grid já concatenado!
Responder

Gostei + 0

16/02/2012

Allan Ramos

Valeu Joel, vou seguir tua dica.

Deivison, eu tentei fazer isso. Eu tenho o sql concatenado pronto e funcionando (testei pelo ibexpert), aí joguei ele no sqldataset e criei um campo calculado do tipo string chamado TITULO_AGRUPADO e adicionei esse campo também no ClientDataSet. É esse campo que to ligando na grid, e la no sql eu concateno usando AS TITULO_AGRUPADO... Ou seja, funciona o sql, mas a grid não mostra os campos, fica em branco quando adiciono esse campo. Os outros campos mostra normal.

Não sei se to criando esse campo de maneira errada.
Responder

Gostei + 0

16/02/2012

Joel Rodrigues

Se você trouxer o campo já concatenado do banco, não precisará de um CalcField, será um campo como os outros.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar