Fórum Exibir dados de várias tabelas de uma só vez #254488

14/10/2004

0

Pessoal, alguém pode me ajudar? Por favor!

Tenho uma tela onde gravo os dados de um aluno usando dbedits. Na parte de baixo da tela, tenho um dbgrid que está ligado a um componente Table onde passo o cod_aluno e insiro na tabela disciplinas várias disciplinas pertencentes aquele aluno, e em outro grid (na mesma tela e que também está ligado a um TTable) gravo na tabela turmas, todas as turmas que o aluno pertence.
Nessa mesma tela tenho o menu com os botões para inserir, consultar, excluir e alterar.
O que quero fazer é quando o usuário clicar no botão alterar e escolher o aluno que quer alterar, sejam mostrados nos edits e nos dois grids todos os dados que tenho cadastrado daquele aluno, nas tabelas alunos, disciplinas e turmas.

Já tentei de várias formas e não está dando certo.
Podem me ajudar?

Obrigada

Barbara.michele

Barbara.michele

Responder

15/10/2004

Horus

Oi, Bárbara.

Você não especificou os campos da sua tabela.
Mas, supondo que na tabela de aluno você tenha um cod_aluno e este cod_aluno seja armazenado também na tabela de disciplina e na de turmas do aluno, você pode definir o master source da tabela de disciplina e na de turmas como sendo a tabela de aluno e definir o campo cod_aluno como master field.
Daí você pode ligar as tabelas e quando você procurar o cod_aluno, automaticamente será apresentados os registros nas outras duas tabelas que estão ligados ao cod_aluno da tabela principal (master source).

Espero ter ajudado.

Responder

Gostei + 0

15/10/2004

Osocram

Pessoal, alguém pode me ajudar? Por favor! Tenho uma tela onde gravo os dados de um aluno usando dbedits. Na parte de baixo da tela, tenho um dbgrid que está ligado a um componente Table onde passo o cod_aluno e insiro na tabela disciplinas várias disciplinas pertencentes aquele aluno, e em outro grid (na mesma tela e que também está ligado a um TTable) gravo na tabela turmas, todas as turmas que o aluno pertence. Nessa mesma tela tenho o menu com os botões para inserir, consultar, excluir e alterar. O que quero fazer é quando o usuário clicar no botão alterar e escolher o aluno que quer alterar, sejam mostrados nos edits e nos dois grids todos os dados que tenho cadastrado daquele aluno, nas tabelas alunos, disciplinas e turmas. Já tentei de várias formas e não está dando certo. Podem me ajudar? Obrigada

Tenta usar Table.locate
passando por parametro o codigo do aluno

Responder

Gostei + 0

15/10/2004

Barbara.michele

Prezado Horus,

Valeu pela dica.
A utilização do master/detail deu certo em outros forms, mas pro cadastro do aluno estou fazendo o seguinte:

Utilizo uma query onde ao clicar no botão confirmar, passo para a mesma a instrução sql com insert e os valores dos campos.
Como posso fazer a ligação master detail nesse caso?

Tentei fazer a ligação master/detail entre a tabela disciplinas e a query aluno, mas quando clico no botão para inserir um novo aluno dá um erro relatando que o campo cod_aluno não foi achado.

Obrigada

Responder

Gostei + 0

15/10/2004

Osocram

Qryaluno
select * from aluno
coloca um DSAluno ligado na QryAluno

agora faz a QryDisciplina
select * from disciplina where cod_aluno=:cod_aluno
e liga no campo datasource da QryDisciplina o DSAluno

e importante q o nome do parametro ´:cod_aluno´ seja exatamente o mesmo nome do campo na tabela aluno

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar