Existe alguma regra para nomeação de atributos nas tags html?

03/02/2017

0

Bom dia pessoal,

Vi que é possível criar atributos no html como por exemplo:

<h1 descricao="descricao">Título</h1>


Minha pergunta é se existe alguma regra para definir a nomeação desses atributos.

Porque se não existe, a parada fica meio que "zoada".

Nomear um atributo como se deseja é algo aceitável no html?
Carlos Arantes

Carlos Arantes

Responder

Post mais votado

03/02/2017

Bom dia pessoal,

Vi que é possível criar atributos no html como por exemplo:

<h1 descricao="descricao">Título</h1>


Minha pergunta é se existe alguma regra para definir a nomeação desses atributos.

Porque se não existe, a parada fica meio que "zoada".

Nomear um atributo como se deseja é algo aceitável no html?


Bom dia, você está se referindo sobre Data Atributte ?

<!-- data-* -->
<h1 data-descricao="X">Título</h1>


Se for, eu acredito que não. Acho até que dependendo da implementação acaba sendo um facilitador quando se precisa de algum dado que está em algum elemento.

Eu utilizo para carregar alguns dados que vou estar reutilizando, exemplo:

data-matricula="funcionario.matricula"


As vezes eu preciso desse valor e não está num input, então ao invés de criar um input hidden só pra armazenar o valor, eu passo ele num elemento que é comum e utilizo. Bom, até então não ficou zoneado e como começam com 'data-' então ficam padronizado.

Bom, meu ponto. :)

Wilson Neto

Wilson Neto
Responder

Mais Posts

06/02/2017

Carlos Arantes

Opa Wilson,

Então, se você criar um atributo com um nome qualquer no html, como por exemplo:

<h1 class="title" descricao="titulo">Manual de Segurança</h1>


Se você for no inspecionador de elementos, esse "descricao" se torna um atributo da tag h1.

O que eu quero saber é se isso é certo, ou se até mesmo chega a ser funcional em todos os casos.

Porque se não existir regra para nomeação de atributos então eu poderia colocar qualquer nome ali, certo?
Responder

06/02/2017

Wilson Neto

Compreendi.
Eu só cheguei a utilizar os "data attributes", por isso os citei, mas acredito que não te impede te colocar dessa forma, acho que não passaria na validação somente (Se não se importar com isso é claro.).

Agora sobre regra e sobre ser funcional penso da seguinte forma:
O HTML5 nos permite embutir dados customizados (Data Attributes), onde podemos saber que todos os nossos "data-*" equivale a um dado que gostaríamos de usar, um padrão, agora veja a seguinte linha:

<td data-id="1" data-nome="teste" data-tipo="false">Teste</td> 


Tenho 3 atributos customizados de dados que pretendo usar em algum lugar.

Agora a mesma linha:
<td id="1" nome="teste" tipo="false" > Teste </td>


Por um lado pode até parecer que dá na mesma, mas parecem nomeações "jogadas".

Então assim, acredito que os atributos customizados você pode colocar o quanto for necessário, mas claro, deve ter em mente apenas os dados que são relevantes, colocar uns 10 atributos personalizados em um único elemento, não seja tão prático de dar manutenção (Bom, eu acho).

Sobre ser funcional, acredito que seja melhor do que criar "classes" ou "ids" para obter um determinado valor.

Qualquer coisa, dê uma lida nesse link: W3C

Bom isso foi um pouco pessoal, alguém pode ter uma forma mais Técnica de explicar sua pergunta, é claro.

:)
Responder

06/02/2017

Wilson Neto

Não passar na validação, não quer dizer que não seja possível utilizar.
Só um adendo. :)
Responder

08/02/2017

Carlos Arantes

Obrigado pelas respostas Wilson!

Ficou esclarecido :)
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar