PAGUE 6 MESES
LEVE 12 MESES
GARANTIR DESCONTO

Fórum Faculdade prepara realmente #491356

08/09/2014

0

Ultimamente estou vendo que muita gente se forma e não consegue arrumar um trabalho, mesmo com estagios de 1 ou 2 anos, nesse ponto, o problema está com as empresas ou com os profisisonais? todos sabemos que a arrumar um emprego está cada vez mais dificil.
Marcos Paulo

Marcos Paulo

Responder

Post mais votado

09/09/2014

Faculdade prepara realmente ? Não
O problema esta com as empresas ou com os profissionais ? com os profissionais.

As empresas querem produtividade e resultados. Se você der lucro a uma empresa, o diploma só será lembrado quando precisar atender algum requisito legal. A graduação forma (na maioria das vezes) uma base, que deverá ser complementada com algum curso técnico para especializar-se na área em que quer atuar.

Se o conhecimento adquirido "no diploma" não for transferido para a prática, o dia a dia, não conseguirá justificar o salário ganho. No trabalho, é prova todo o santo dia, a toda hora seus conhecimentos e a sua capacidade de resolver problemas são testados.

É relativamente comum encontrar analistas de sistemas, administradores, advogados (sem carteira da OAB), etc. trabalhando em áreas completamente diferentes do curso (frentista de posto, atendente de caixa, vendedor, etc.). A maioria destes profissionais não aproveitou o tempo do curso para já ir colocando em pratica os conhecimentos, logo, quando se formam e vão para o mercado de trabalho, tem um choque com uma realidade que cobra ações de uma forma mais radical (sem "lembretes", "colas", ...).

No estágio, se fizer apenas o que te mandam, já não serve. Tem que ter atitude, mostrar seu valor sempre agregando mais do que lhe foi pedido. Os demais profissionais na empresa estarão relativamente "ocupados" demais para lhe designar alguma tarefa. Se ficar esperando alguém lhe dizer o que fazer, corre um sério risco de ficar horas sem produzir nada. Neste ponto vem a atitude, de cutucar os demais e mostrar que quer trabalhar, somar, fazer parte da equipe.

A graduação é um diferencial, um plus a mais na disputa de vaga, e não uma garantia de emprego.

Anderson

Anderson
Responder

Gostei + 2

Mais Posts

09/09/2014

Marcos Paulo

Realmente o que descreveu é uma realidade. Infelizmente aquele papo meio utopico de mercado de trabalho...vagas, salarios, beneficios e etc.
Responder

Gostei + 0

09/09/2014

Lucas Rocha

Faculdade prepara: Não

Más a faculdade dá a base para você, no caso a base é apenas a ponta do iceberg.. atualmente é mt difícil arrumar um bom emprego sem ter feito alguma graduação..

é complicado.. pra mim graduação e inglês é essencial nos dias de hoje (só o inglês que ainda não tomei vergonha na cara haha).
Responder

Gostei + 0

09/09/2014

Marisiana Battistella

Concordo com os comentários do Anderson e do Lucas, as empresas estão interessadas no que você pode oferecer e o que você pode fazer para elas. O mundo é assim!
Pessoas formadas e que não atuam na área, são as pessoas que não souberam escolher o seu próprio caminho, não descobriram sua vocação, ou as que levaram o curso inteiro no "Oba Oba".
Responder

Gostei + 0

24/09/2014

Joel Rodrigues

Parece que a opinião é uma só. Faculdade não prepara, só lhe garante um diploma que você precisa para participar dos processos seletivos.
Responder

Gostei + 1

24/09/2014

Aluisio Cavalcante

Um Curso tecnico lhe dará condições: conhecimento + preparação e consequentemente emprego/estagio = experiencia, caso consiga um emprego, ai sim, um ponto de partida até mais interessante para se começar em pensar em faculdade, caso contrario, acredito eu que será mais longo o caminho para arrumar, é claro, sempre existem exceções.
Responder

Gostei + 1

24/09/2014

Rachel Andrade

Bem, eu estou fazendo faculdade e claro que aprendo bastante lá, mas pro meu dia a dia como profissional, eu aprendo mais por fora mesmo.
Responder

Gostei + 1

24/09/2014

Marcos Paulo

Um Curso tecnico lhe dará condições: conhecimento + preparação e consequentemente emprego/estagio = experiencia, caso consiga um emprego, ai sim, um ponto de partida até mais interessante para se começar em pensar em faculdade, caso contrario, acredito eu que será mais longo o caminho para arrumar, é claro, sempre existem exceções.

Muito valido a sua opinião! Informações consistentes!!! obrigado.
Responder

Gostei + 0

24/09/2014

Ronaldo Lanhellas

Faculdade prepara realmente ? Não
O problema esta com as empresas ou com os profissionais ? com os profissionais.

As empresas querem produtividade e resultados. Se você der lucro a uma empresa, o diploma só será lembrado quando precisar atender algum requisito legal. A graduação forma (na maioria das vezes) uma base, que deverá ser complementada com algum curso técnico para especializar-se na área em que quer atuar.

Se o conhecimento adquirido "no diploma" não for transferido para a prática, o dia a dia, não conseguirá justificar o salário ganho. No trabalho, é prova todo o santo dia, a toda hora seus conhecimentos e a sua capacidade de resolver problemas são testados.

É relativamente comum encontrar analistas de sistemas, administradores, advogados (sem carteira da OAB), etc. trabalhando em áreas completamente diferentes do curso (frentista de posto, atendente de caixa, vendedor, etc.). A maioria destes profissionais não aproveitou o tempo do curso para já ir colocando em pratica os conhecimentos, logo, quando se formam e vão para o mercado de trabalho, tem um choque com uma realidade que cobra ações de uma forma mais radical (sem "lembretes", "colas", ...).

No estágio, se fizer apenas o que te mandam, já não serve. Tem que ter atitude, mostrar seu valor sempre agregando mais do que lhe foi pedido. Os demais profissionais na empresa estarão relativamente "ocupados" demais para lhe designar alguma tarefa. Se ficar esperando alguém lhe dizer o que fazer, corre um sério risco de ficar horas sem produzir nada. Neste ponto vem a atitude, de cutucar os demais e mostrar que quer trabalhar, somar, fazer parte da equipe.

A graduação é um diferencial, um plus a mais na disputa de vaga, e não uma garantia de emprego.

Taxativo. Faculdade não prepara mas da toda base teórica necessária, mas a prática só vem no dia-a-dia mesmo.
Responder

Gostei + 0

24/09/2014

Aluisio Cavalcante

Não discordo das suas palavras Ronaldo, mas não acha melhor um curso técnico para quem não teve o contato propriamente dito com tecnologias? o curso tecnico é bem relevante para o aprendizado, infelizmente a pessoal entra na faculdade sem experiencia profissional alguma entrará em um ambiente academico, focado mais para teoria e conhecerá a arrogancia academica por parte de varios professores(nem todos), onde praticamente vc terá que se virar realmente!
Responder

Gostei + 0

24/09/2014

Marcos Paulo

Bem, eu estou fazendo faculdade e claro que aprendo bastante lá, mas pro meu dia a dia como profissional, eu aprendo mais por fora mesmo.

Rachel, te fazer uma pergunta, se vc tivesse somente o conhecimento adiquirido na faculdade, sem experiencias, vc acha que seria facil encontrar estagio?
Responder

Gostei + 0

24/09/2014

Rachel Andrade

De fato, não, Marcos. Aqui não teve aquela coisa de "vai aprendendo", eu já tive que desenrolar o básico e ir trabalhando, e estudando diariamente para dar conta do serviço.
Responder

Gostei + 0

24/09/2014

Marcos Paulo

imaginei que seria dessa forma mesmo, tem-se que ir alem do que é passado na faculdade...sinto muito, mas não acho isso legal do ponto de vista em que estamos na faculdade, muitas vezes para aprender.
Responder

Gostei + 0

24/09/2014

Marisiana Battistella

Na maioria das empresas é assim Rachel, são pouquíssimas que disponibilizam tempo para aprendizado...
Responder

Gostei + 0

24/09/2014

Joel Rodrigues

São casos e casos. Enquanto uns pedem diploma, outros querem mesmo é o conhecimento.
Já fiz uma entrevista onde não exigiram nada, mas me pediram pra desenvolver um código lá na hora.
Obs.: acho que na pretensão salarial eu pedi algo justo e eles não quiseram pagar, aí nem me ligaram mais. kkkkkkkkkk
Responder

Gostei + 0

25/09/2014

Marisiana Battistella

hahahaha... Essa foi boa! O que será que precisava saber pra fazer aquele código na hora?
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar