Fazer UPDATE para restaurar saldo mensal sem precisar abrir a página [PHP+MYSQL]

12/06/2016

0

Boa tarde,

Estou desenvolvendo um sistema no estilo HelpDesk para pedidos de compras.
Onde os clientes, no caso funcionários da empresa faram pedidos de compra interna.

Cada cliente compra para seu setor, e cada setor tem um limite diferente de acordo com a demanda.

Na medida que são finalizados os pedidos, o saldo disponível é atualizado. Independente do gasto no mês, o saldo não é acumulativo, ou seja:

Ex: Limite para o setor de TI, é de 5,000.00 mensais, suponha fora gasto apenas 2,000.00 no mês atual. No próximo mês o saldo volta a ser 5.000,00 e não 8,000.00.

Da forma que consegui parametrizar isso, funciona, porém com uma condição. O usuário tem que fazer login no dia primeiro, para que o UPDATE rode após o teste da data dar verdadeiro.

Qual a melhor forma de fazê-lo de modo que não seja necessário o usuário logar no inicio mês?
Augusto

Augusto

Responder

Posts

12/06/2016

Douglas Noronha

Você pode criar um event no banco para verificar todo dia se é o primeiro dia do mês colocando para rodar 00:00:00 e fazer essa atualização para o valor padrão, ou fazer uma consulta deixando fixo o limite e fazendo a subtração dos pedidos de comprar no mês corrente.
Responder

13/06/2016

Wellington Silva

Pode também criar um crontab (linux) para verificar diariamente se é o primeiro dia do mês..
Responder

13/06/2016

Augusto

Douglas, bão?!

Então consegui resolver da seguinte forma:
acrescentei um campo 'mes' na tabela dos pedidos, e na tela dos usuários, coloquei 4 SELECT SUM, um para cada setor da qual o cliente tem limite de compra.

$res1 = mysql_query("SELECT SUM(orca_escolhido) FROM pedidos where mes_ped='$mes' and setor= '1' and nome_user='$logado'");
list($gasto_mensal1) = mysql_fetch_row($res1);

$saldo_1 = $limite_1-$gasto_mensal1;

Na página de finalizar pedidos eu acrescentei no UPDATE o mês atual,

Dessa forma ele irá zerar automaticamente todo mes, até que outro pedido seja feito.

Agradeço a ajuda!

att,
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar