Ficha Técnica para Calçados - Desenvolvimento

15/12/2009

0

Dúvidas... Alguém sabe como posso desenvolver uma Ficha Técnica para Calçados com insumos Fixos e Variáveis pois para montar uma Ficha Técnica com insumos fixos não é difícil, agora eu não sei como fazer o sistema entender quando ha materiais variáveis dentro da ficha técnica. Deixa-me explicar melhor:   Tenho uma linha de produtos chamada :  Sapato Feminino Adulto -Cabedal Cor preto - Fivela Dourada - Laço Branco - Sola Preto  - Ordem 100.   Teoricamente teríamos - Linha 10 - Ordem 100 = 10.100   Porém este Sapato seria vendido com: Cabedal (parte principal) em diversas cores tais como : Branco, Marfim, bege etc Este mesmo cabedal poderia ser de Couro - e Outros Materiais Sintéticos A fivela também poderia mudar de Banho : Tipo Níquel - Fosco - Prata Velha etc O laço poderia ser de outro modelo - Material e cores diferentes Aí é que está o nó da questão... Como recolhecer estas variáveis na hora de emitir as Fichas de Produção e Relação de Consumo para fins de compras e também para saber se naquele lote de fabricação, teremos ou não a quantidade de insumos corretos para a produção. Se alguem já programou ou programa para PCP (Planejamento e Controle da Produção) por favor me dê uma sugestão de como posso resolver esta questão para então desenvolver esta parte do software.   Obrigado/Hélio
Hélio Nascimento

Hélio Nascimento

Responder

Posts

15/12/2009

Douglas Alberto

  Helio

E se vc criar uma tabela de materias primas (ou usar a tabela de produtos mesmo)...

Eu tenho um sistema de confecção (jeans) e as partes da "calça" funcionam exatamente do jeito que vc esta falando. Eu criei uma tabela de MATERIAS PRIMAS e mantive a tabela de produtos.

O cliente cadastra todas as peças da "calça" (ziper, tecido, botão, rebites...) e suas marcas. Somente fiz a ligação dessa tabela (1 para N) com a tabela produtos.

Espero ter ajudado.

t sempre!
Responder

15/12/2009

Hélio Nascimento

Douglas obrigado pela atenção... porém eu já fiz uma tabela de Estoque. Neste Estoque estão todos os insumos que a fabrica irá utilizar... tudo tudo mesmo. Afinal é o estoque de materias primas e outros... Tmb devo montar uma tabela para inserir nesta ficha tecnica todos os produtos que serão utilizados. Somente com este problema...   Vamos supor que o modêlo seja na Ordem 100 e o modelista desenvolveu este modelo da seguinte forma: Cabedal - (parte principal do calçado) em couro Marrom Sola - Fornecedor XX - Código XX - Cor : Preto Laço - Fornecedor XX - Código XX - Cor: Branco Enfeites- 1 Fivela - Fornecedor XX - Código XX - Banho: Níquel Fosco. Até ai tudo fica fácil , pois vc irá inserir nesta ficha técnica justamente este materiais que já estão ou estarão no estoque. Esta Ficha Técnica ficará agregada a esta Ordem 100 - Toda Vez que Vender esta ordem eu deverei utilizar a quantidade e o material estipulado nesta Ficha ok. Agora o que vou propor (Acontece na realidade) é o seguinte "Calcanhar de aquiles"   O representante mostra a foto e ou a amostra ao cliente e este não gostou da modelagem  e ai pede para fazer substituições - Em vez da Sola ser na Cor Branco - pede para ser na cor :Marron Pede para substituir o Banho da Fivela de Níquel Fosco para Dourado - Ai como eu vou lidar com estas variavéis neste produto? - Se eu soltar este pedido do jeito que o cliente quer na Ficha de Produção não irá sair a Sola na cor Branco, pois a sua Ficha Técnica esta registrado cor:Preto. Também o pessoal da produção não irá colocar a Fivela na cor Dourada e sim na cor Níquel Fosco. Pois estes materiais estão gravados na Ficha técnica - O Comprador da empresa não irá adquir esta fivela na cor dourada pois o seu relatorio de consumo daquele lote que consta este pedido esta somente na cor níquel fosco!!!   Douglas é justamente ai é que eu não consigo entender como lidar com estes materiais variáveis em uma Ficha Técnica ok.   Qdo. o produto sai tudo certinho e não há mudanças na hora da venda ou substituição de material na hora de fabricar fica tudo fácial fazer ... mas o pessoal na prática troca bastante estes materiais ... As vezes falta o Couro do Fornecedor XXX e vai ou couro ou material sintético no lugar e ai como fica minhas ordens de trabalho , relatorio de consumo - Compras e tudo mais. Deu agora para entender o meu "dilema"... Fico no aguardo de uma solução para o meu caso. Obrigado a todos que leiam e possa me ajudar.   Obrigado Douglas e a todos até breve/Hélio       
Responder

16/12/2009

Antônio Neto

Olá eu faço assim.

Temos a ficha tecnica do modelo
Quando no momento do cadastro do item (que tem uma ficha tecnica pronta)
quando o item é confirmado eu gravo numa nova tabela os itens da ficha tecnica do item em questão,
ai nos temos o consumo do item guardado. Como estes dados estao numa outra tabela ligada ao item
é possivel que alteremos um dos itens de consumo ex: solado preto para solado marrom
etiqueta da fabrica para etiqueta do cliente.... etc...

Já é a terceira vez que faço um sistema para ind. de calçados e agora eu faço assim ......

Neto


Responder

17/12/2009

Hélio Nascimento

Olá Antonio Clementino Neto. Primeiro agradeço-lhe pela informação. Agradeço tbm a todos que leram este meu post porém não conseguiram me responder ou dar-me uma idéia. Ao contrário de vc Antonio que leu e por trabalhar nesta área de controle industrial para calçados viu o meu dilema. Veja que horas estou postando esta minha resposta, hoje ou melhor ontem (16/12/09) fui fazer uma caminhada e como de costume o meu cérebro não parou de raciocinar a respeito desta ficha técnica. Faço desenvolvimento a mais de 20 anos e ainda me deparo com estes ou outros problemas quase que insolúveis... porém, sempre acreditei que posso resolver, e que tudo há mais de uma solução para o mesmo problema, e que em informática não há problemas insolúveis!! Acreditando nesta premissa, visualizei o seguinte raciocício para esta questão: Ainda não consegui colocar em prática o que vou comentar abaixo, estou no momento me preparando para iniciar a programação; Antonio, se possível poderia me expressar do seu lado do conhecimento se dará ou não certo, mas é assim que vou "lutar" ! Primeiro de tudo, partimos do início de que há uma Ficha Técnica com todos os insumos desta Ordem/Referencia como queira. Resolvi então dividir estes insumos na Ficha Técnica com "F" para materiais Fixos ou seja, aconteça o que acontecer estes materiais sempre estarão presentes na fabricação, e depois em "V" para materiais Variáveis. Assim nesta Ficha Técnica entrará tudo aquilo que for possível do cliente escolher... logicamente estes materiais deverão fazer parte do estoque, pois, se não for assim, não conseguiremos expedir os relatórios de consumos e de compra e outros mais... Assim, na hora de digitar o ítem do pedido que o cliente fez alteração, será então gravado em outra tabela, ( ai meu raciocínio vem de encontro com a sugestão do Antonio Clementino) todos os dados da Ficha Técnica com os respectivos consumos para os materiais que estão marcados com "F". Será feito um While do end; Logo após, pego o material que foi alterado naquele item e vou verificar se ele faz parte de "F" ou "V", sendo "V", então pego o seu código na Ficha Técnica e adiciono nesta tabela de consumo por item. Qdo. concluir a digitação do itém concomitantemente terei o consumo dos materiais Fixos e Variáveis!!!, daquela ordem/referencia como queiram. Dai o restante é só trabalhar com os dados desta Tabela Auxiliar de Consumo por Item , resolvendo assim a minha questão. Agora Antonio, o que acha desta idéia? Acredita que resolveria o meu problema desta forma , ou vc tem outro ponto de vista que até este momento não consigo "visualizar"! Ah... não precisa ser o próprio Antonio a responder... outros colegas poderão analisar estes meus post's e ter uma idéia se resolve ou não. De qualquer forma estarei programando nestes próximos dias a respeito disto, no caso se der certo ou não, ressucitarei esta questão, mesma que esteja "Fechada" . Se outros colegas estão ou irão passar por isto, fica ai registrado no forum algumas soluções e ou idéias!! Abraços a todos/Hélio
Responder

17/12/2009

Antônio Neto

Sim é isso, só não me preocuparia com fixo ou variavel porque se o couro for fixo e o cliente quer que seja outro tipo de couro temos que deixar mudar, ou se a sola for mudada então acho que tudo é variável.
Abração e sucesso....
Neto

Responder

17/12/2009

Hélio Nascimento

Olá a todos. Bom dia Antonio. Acho que vc tem razão. São tudo variáveis. Agora faço-lhe algumas perguntas:o(s) seu(s) sistema(s) está(ão) funcionando bem da maneira que vc me sugeriu? A alteração da Ficha Técnica vc chama o formulário tão logo seja confirmado a cada item ou tem um botão para ir para a Ficha Técnica ítem por ítem?  Como vc identifica para o operador que aquela Ordem/Referencia foi alterada? È o operador ou o sistema que identifica se há algo mudado?  Tem algum botão para vc ir para a Ficha técnica original e outro botão para a Ficha Técnica do Ítem?     Obrigadão. Até breve/Hélio
Responder

18/12/2009

Douglas Alberto

  Helio

As fichas tecnicas tem que ser cadastradas normalmente. Lembrando que:

MATERIA PRIMA, FORNECEDORES E CORES são tabelas, certo?

na tabela MATERIA PRIMA, vc tera o estoque daquele produto:

COURO, SOLA, LAÇO .. assim nao teremos prob com estoque...


agora...

quanto a questao da personalização o que eu sujiro:

que vc crie no seu sistema uma opção de personalizar, acredito que toda vez que o vendedor precisar personalizar uma peça sera criado um novo produto com as novas materias primas, assim se um outro vendedor for personalizar outra peça vc tera um banco das que ja foram personalizadas... podendo inclusive se utilizar do cadastro de "personalizadas"

ai... acho q compliquei mais... kkkk

vamos vencer!

t+
Responder

18/12/2009

Hélio Nascimento

Olá Douglas blz!!  Agradeço-lhe pela gentileza da resposta. Mas juntando o que vc e o Antonio me disseram fui até ao fabricante e propus-lhe o que segue: As ordens serão assim codificadas - 117-01   - 117-02  - 117-03  - / 200-01 - 200-02 etc Assim Dentro da mesma modelagem - iriamos fazer no máximo 05 variações seja ela de cores, materiais e ou solados. Se por  ventura houver a necessidade de criar outra variação dentro do mesmo modelo a gente copia a ficha técnica original e faz a alteração para a nova variação , mas isto é em último lugar, pois os modelos deverão ser criados com o máximo de cuidado e atenção quanto a combinação de cores - materiais  para que os lojistas não fiquem dando uma de modelista. Desta forma, fica tudo padronizado, e a digitação será o seu curso normalmente, o operador não tem que se preocupar com variações disto ou daquilo. Pois se não for assim, teríamos que contratar várias pessoas para cuidarem deste ítem de entrada e aí fica travado todo o fluxo de serviço do PCP. Quanto a sugestão de criar dentro do estoque a personalização de MATÉRIAS PRIMAS, é bem vinda fiz uma sub-classificação do Estoque com este dado. Obrigadão a todos./ Feliz Natal e bons códigos para o Novo Ano a todos desta nossa maravilhosa comunidade !! Salve o Delphi!!!!!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar