Filegroups ou divisão, copia dos arquivos de dados

22/09/2014

0

"Os filegroups melhoram o desempenho distribuindo dados por um ou mais discos e usando threads paralelos para processamento de consultas"

está claro pra mim a afirmação, mas alem do Filegroup, eu posso criar copias de arquivos de dados: mdf, ldf, log mas funcionando em conjunto com o original? seria um espelhamento fajuto por assim dizer. o SQL Server reconhece esses dois pontos?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

07/10/2014

Mariana Carvalho

Ressucita!!!!
Responder

07/10/2014

João Françozo

Boa tarde Mariana,

Não. Cada arquivo MDF, NDF e LDF vão ter dados diferentes.

Hoje minha estrutura é assim.

Tenho uma base de dados que tem um MDF de 5 GB principal.
Tenho 100 arquivos NDF de 5GB como secundário divido em 3 discos.
Tenho 5 arquivo LDF de 50 MB cada em dois discos.

Esse divisão de arquivos faço para manter a melhor performance possível e faço o gerenciamento de crescimento dos dados, caso precisar de mais espaço crio um arquivo novo NDF de 5GB.
Meus arquivos são limitados e não auto-cremento quando essa opção fica ativa perdemos performance porque temos que buscar informação em disco em varias partes, quando deixamos limitado o espaço do disco já é alocado.

Meus arquivos de LDF (log) fiz um estudo do crescimento do banco de dados a cheguei nesse quantidade de MB.
Quando cada arquivo de log encher faz um backup dos log, como isso tenho uma segurança ideia de dados, se eventual desastre perde apenas 50 MB de informação.

Espero ter ajudado.

Att
Joao Antonio
Responder

07/10/2014

Mariana Carvalho

João Antonio, muito obrigada pela ajuda, mas no seu caso os dados são passados para o NDF e depois para o MDF ou isso é feito simultaneamente?
Responder

07/10/2014

João Françozo

Mariana, não quando são arquivos distintos.
Quando começou o banco fiz apenas um arquivo MDF de 5 GB quando o mesmo estourou fiz um arquivo NDF, de 5GB então ficando o arquivo MDF 100 % cheio e o NDF livre para gravar mais 5GB.

Cada arquivo desse tem dados diferentes.


Att
João Antonio
Responder

07/10/2014

Mariana Carvalho

Ando meia esquecida, o MDF é o principal, o banco em si, não é? porque "dividir" os dados em MDF e NDF, me desculpe por essa pergunta elementar.
Responder

07/10/2014

João Françozo

Mariana,
Acha estamos aqui para discutir mesmo...kkkkkkkk

Para o banco funcionar é obrigado a ter dois arquivos principais que são o MDF E LDF isso é default do banco.

Para fazer uma administração e ganhar mais performance, o arquivo NDF fica como secundário a extensão você pode colocar qualquer um até mesmo MDF, porem tem que criar um FILEGROUPS para você saber qual é o principal e os secundário.

Faço essa divisão de arquivos para evitar problema do SO ao fazer a leitura do arquivo quando estiver grande de mais.

Att
João Antonio
Responder

07/10/2014

Mariana Carvalho

Ah sim, entendendo mais agora.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar