Fórum filtrar dentro da listbox ou mostrar os dados do dbgrid no listbox #411060

28/12/2011

0

Abri um post, anterior, aonde o Joel, me ajudou a fazer, que era mostrar os dados em um listbox trazendo de uma tabela, está no post passado deu certo. agora precisava que ou eu pegasse os dados de um dbgrid , pois ai eu filtraria pelo dbgrid ou se tiver uma form de filtrar pela tabel e mostrar filtrado no listbox. usando para isto dois combobox. um inicial e um outro final. ex. inicial, 20  e final 30 puxando pelo codigo.(id) agradeço a todos que puderem ajudar.
bom final de ano a todos.
saude e sucesso
geraldo leal
Geraldo Leal

Geraldo Leal

Responder

28/12/2011

Joel Rodrigues

Geraldo,
é possível sim fazer filtros em um DataSet. Para isso, use um componente que dê suporte a expressões SQL (dependendo da engine de conexão que você usa, pode ser um TQuery, TSQLQuery, TIBQuery, dentre outros).
No campo SQL (em alguns pode ser CommandText) você põe uma expressão do tipo:
SELECT * FROM MinhaTabela WHERE CampoTal BETWEEN :inicio AND :fim

Então, para realizar a consulta propriamente dita, você pode colocar um botão, por exemplo, selecionar os valores que deseja no ComboBox e, no evento onClick do TButton, escrever um código como esse:
with MeuDataSet do
begin
	Close();
	ParamByName(inicio).Value := comboBoxInicio.Text; //colocar inicio e fim entre aspas simples
	ParamByName(fim).Value := comboBoxFim.Text;
	Open();
	//Aqui sua tabela estará filtrada
end;

Seria isso?
Responder

Gostei + 0

01/01/2012

Geraldo Leal

Boa tarde joel, sim desta forma deu certo, consegui realizar o filtro, pegando do dataset.
obrigado
sucesso
geraldo leal
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar