Fórum filtrar dentro da listbox ou mostrar os dados do dbgrid no listbox #411060
28/12/2011
0
Abri um post, anterior, aonde o Joel, me ajudou a fazer, que era mostrar os dados em um listbox trazendo de uma tabela, está no post passado deu certo. agora precisava que ou eu pegasse os dados de um dbgrid , pois ai eu filtraria pelo dbgrid ou se tiver uma form de filtrar pela tabel e mostrar filtrado no listbox. usando para isto dois combobox. um inicial e um outro final. ex. inicial, 20 e final 30 puxando pelo codigo.(id) agradeço a todos que puderem ajudar. bom final de ano a todos. saude e sucesso geraldo leal
Geraldo Leal
Curtir tópico
+ 0
Responder
Joel Rodrigues
Geraldo,
é possível sim fazer filtros em um DataSet. Para isso, use um componente que dê suporte a expressões SQL (dependendo da engine de conexão que você usa, pode ser um TQuery, TSQLQuery, TIBQuery, dentre outros).
No campo SQL (em alguns pode ser CommandText) você põe uma expressão do tipo:
Então, para realizar a consulta propriamente dita, você pode colocar um botão, por exemplo, selecionar os valores que deseja no ComboBox e, no evento onClick do TButton, escrever um código como esse:
Seria isso?
é possível sim fazer filtros em um DataSet. Para isso, use um componente que dê suporte a expressões SQL (dependendo da engine de conexão que você usa, pode ser um TQuery, TSQLQuery, TIBQuery, dentre outros).
No campo SQL (em alguns pode ser CommandText) você põe uma expressão do tipo:
SELECT * FROM MinhaTabela WHERE CampoTal BETWEEN :inicio AND :fim
Então, para realizar a consulta propriamente dita, você pode colocar um botão, por exemplo, selecionar os valores que deseja no ComboBox e, no evento onClick do TButton, escrever um código como esse:
with MeuDataSet do begin Close(); ParamByName(inicio).Value := comboBoxInicio.Text; //colocar inicio e fim entre aspas simples ParamByName(fim).Value := comboBoxFim.Text; Open(); //Aqui sua tabela estará filtrada end;
Seria isso?
Responder
Gostei + 0
01/01/2012
Geraldo Leal
Boa tarde joel, sim desta forma deu certo, consegui realizar o filtro, pegando do dataset. obrigado sucesso geraldo leal
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)