Fórum Filtro por Periodo e Total por dia!!! #333587

23/11/2006

0

Pessoal, preciso de uma ajuda.

Sou iniciante e estou fazendo um programa que controla abertura de chamados tecnicos em uma loja.

Uso table, Query e DataSource, tudo paradox.

Tenho que fazer um filtro por periodo, por exemplo, todos os chamados abertos do dia 01/01/06 até 01/01/2007, tenho uma rotina que faz essa busca via SQL:

While Query1 do begin close; SQL.Clear; SQL.Add(´Select * From Tabela1´); SQL.Add(´Where DATA between :dtinicial and :dtfinal´); SQL.Add(´order by DATA, NUM_PROTOCOLO´); Parambyname(´dtinicial).asdate : Strtodate(edit1.text); Parambyname(´dtFinal).asdate : Strtodate(edit2.text); Open; end;

Seria basicamente assim, no comando acima consigo filtrar todos os registros desse periodo, mas sai varios registros para cada dia, eu queria assim:

Por exemplo:
Dia Total
01 20
02 15

E assim por diante, não quero que repita datas e sim some a quantidade de protocolos abertos na data e no DBGrid apareça só o total de Protocolos abertos naquele dia.

Me ajudem por favor galera!!!

Agradeço antecipadamente.

Sds,

Marcelovms

Marcelovms

Responder

24/11/2006

Olavojr

mude sua instrução SQL, para algo parecido com isso:

While Query1 do
begin
close;
SQL.Clear;
SQL.Add(´Select DATA, SUM(VALOR) From Tabela1´);
SQL.Add(´Where DATA between :dtinicial and :dtfinal´);
SQL.Add(´GROUP BY DATA´);
SQL.Add(´order by DATA´);
Parambyname(´dtinicial).asdate : Strtodate(edit1.text);
Parambyname(´dtFinal).asdate : Strtodate(edit2.text);
Open;
end;

ou seja, agrupe e some, perceba q NUM_PROTOCOLO sumiu, acredito q algo parecido lhe ajude. []´s.

Responder

Gostei + 0

24/11/2006

Marcelovms

Blz,

Mas como faço para escrever o total na frente da data no DBGrid.,

Ex:
Data Total
23/11/2006 10
24/11/2006 15

Alguem pode me dar uma força, mais uma vez.

Agradeço antecipadamente.

Sds.

Responder

Gostei + 0

24/11/2006

Macario