Fire Monkey executáveis muito grandes

19/04/2013

0

Olá pessoal, depois de muuuuuuuito tempo volto aqui ao Fórum, estou estagiando em uma empresa que utiliza o Delphi XE3 e tive a oportunidade de desenvolver uma pequena aplicação Fire Monkey (no objetivo de entender como funciona e sanar minha curiosidade sobre essa recente ferraenta) achei muuuuuuito bacana com certeza a interface gráfica melhora muito as aplicações, entretanto, apesar de ter gostado muito verifiquei que minha pequena aplicação, uma unica tela que continha os seguintes componentes:

1 - form (obviamente rsss)
1 - menu
1 - panel (alLeft)
3 botoes
1 - panel (alClient)
alguns edites, labels, e um timage etc (nada muito pesado)

Quando compilei a aplicação reparei que o tamanho da mesma se aproximava de 20 mb, ou seja, muito grande, compactando com upx cheguei a 5 mb...

Foi ai que surgiram as perguntas:
E se fosse uma aplicação completa? Cheia de forms de cadastros, caixa, relatorios...???
E se minha aplicação for distribuida pela internet?

Se alguem puder sanar estas duvidas, agradeceria muito... forte abraço e boas xícaras de café pra todos. =)
Douglas Maicon

Douglas Maicon

Responder

Post mais votado

22/04/2013

Como que é esse modo release?


Para alterar o "compiler mode" no Delphi basta acessar o Project Manager pelo manu VIEW | PROJECT MANAGER ou pelo atalho (Ctrl + Alt + F11)

Expandir a árvore Build Configuration

e clicar duas vezes sobre a opção release...

Lembre-se isso geralmente se faz apenas quando se deseja compilar a versão final, ou seja, somente quando a versão compilada for a que se deseja entregar ao cliente... para todas as outras compilações utilize a opção DEBUG

Abraço

Douglas Maicon

Douglas Maicon
Responder

Mais Posts

22/04/2013

Douglas Maicon

Galera observei tambem em aplicações VCL se colocar um componente TRibbon o tamanho do executável tambem fica muito grande, isso não é novidade pois desdeo o Delphi 2010 ja sabia disso, so queria saber se tem alguma solução melhor para compactar o executavel (Utilizamos o UPX aqui na empresa e não optamos por trabalhar com BPL's)

Alguem se habilita a responder:???
Responder

22/04/2013

Evandro Viana

Para o tamanho ficar grande assim provavelmente você está verificando o executável que foi compilado em modo Debug. Tente compilar o seu executável no modo Release, que com certeza deve diminuir bastante o tamanho do mesmo.
Responder

22/04/2013

Wilton Júnior

Como que é esse modo release?
Responder

22/04/2013

Douglas Maicon

Para o tamanho ficar grande assim provavelmente você está verificando o executável que foi compilado em modo Debug. Tente compilar o seu executável no modo Release, que com certeza deve diminuir bastante o tamanho do mesmo.


Evandro muito bom cara... isso reduziu o tamanho do exe para 4,8 mb e compactando com upx reduziu mais ainda para 1,3 mb... a diferença é GRITANTE...

obrigado!!!!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar