Fórum Firebird 1.5 + (2 DOIS) IntelXeon E5620 2.4GHz - 16 nucleos no sistema... #393675

12/01/2011

0

Ola a Todos!! Estou trocando meu servidor para um Dell Power Edge T410 com 2 DOIS processadores IntelXeon E5620 2.4GHz.   Estou usando windows 2003R2 64bits + Firebird 1.5   O Windows encherga 16 nucleos no sistema, mas eu nao estou conseguindo configurar no firebird.conf na propriedade CpuAffinityMask para utilizar os 16 nucleos.   O Firebird só utiliza um nucleo...   Ja tentei valores entre 1 - 3 - 7 - 15 - 31 - 63 - 127 - 255 - 511 - 1023 - 2047 - 4095 - 8191 - 16383 - 32767 - 65535..   mas o maximo que acontece é ele utilizar outro nucleo mas nunca utiliza mais de um.
Felipe Paixao

Felipe Paixao

Responder

12/01/2011

Anderson

Qual versão selecionou na instalação do Firebird: Classic ou SuperServer ?

A versão SuperServer não usa SMP. O parâmetro CpuAffinityMask apenas diz qual núcleo do processador deverá ser utilizado.

A versão Classic utiliza mais hardware, mais memória e tem um desempenho menor em relação a SuperServer. Em compensação, é muito estável (a designação Classic é por operar no modo de outros bancos de dados como o Oracle, DB2, ...) e suporta muito mais conexões (maior carga de trabalho). Para ambiente de produção com várias estações, é a ideal.

SuperServer compartilha cache e se uma conexão der problemas, poderá comprometer as outras conexões.

Classic não compartilha o cache e se uma conexão der problemas, não vai afetar as demais conexões.

Abraços,

Anderson:.

Responder

Gostei + 0

12/01/2011

Felipe Paixao

Eu instalei a SuperServer.   Se eu usar ClassicServer eu consigo tirar proveito de todos os nucleos que tenho ?   se sim, vc pode me ensinar como configurar para isso.   Muito obrigado....
Responder

Gostei + 0

12/01/2011

Anderson

Sim, a versão Classic tira proveito de todos os núcleos. Cada conexão na Classic gera uma nova instância do servidor Firebird. O balanceamento da carga de trabalho será feita pelo sistema operacional, que irá se encarregar de determinar em qual processador esta instância será executada.

A princípio nenhum ajuste precisará ser feito, pois os parâmetros usuais da instalação já são suficientes para a maioria dos casos.

O que você deve cuidar é a quantidade de RAM disponível versus quantidade de conexões simultâneas. Já que cada conexão irá gerar uma instância do servidor Firebird, você deverá saber qual o número máximo de conexões simultâneas que o servidor irá ter, por exemplo:

150 conexões simultâneas no máximo
2 mb aproximadamente são utilizados pela versão Classic (livro Dominando o Firebird, Hellen Borrie).

Você deverá reservar 300 mb para as conexões clientes, o que não é muita RAM para os dias de hoje.

É importante salientar que o Sistema Operacional, o Firewall, o Antivírus, etc. também vão consumir RAM, portanto, depois de configurar o servidor, veja quanta RAM livre ficou disponível e se eventualmente esta RAM livre poderá ser utilizada por outros processos (fixos ou eventuais).

Tenho estes livros, são excelentes.

- Dominando Firebird – HELEN BORRIE
- Programaçao Cliente/servidor com Firebird – CARLOS A. PEDROSO
- Firebird 2.0 – CARLOS H. CANTU
- Firebird Essencial – CARLOS H. CANTU
- Firebird – Dicas de Segurança – LUIZ PAULO SANTOS

Abraços,

Anderson:.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar