Firebird 1.5 - erro no win xp

31/01/2004

0

Instalei o Firebird 1.5 release 8 no meu computador com o windows xp
pro, configurei para inicializar como serviço, até ai tudo bem, mas quando
eu utilizo o ibconsole para registrar o servidor ele informa que o servidor nao está instalado. Utilizei o fbmgr e ele me deu a mensagem: servidor Firebird não instalado em ser sistema. O que estou fazendo errado? Já tentei instalar de varias formas diferentes. Ah! O Firebird 1.0 deu certo em minha máquina, qual o problema com o 1.5 em relação ao meu S.O.?

Desde já agradeço a todos pela atenção!!! :D


T_fazionato

T_fazionato

Responder

Posts

31/01/2004

Afarias

|mas quando eu utilizo o ibconsole para registrar o servidor ele informa
|que o servidor nao está instalado.

Qual exatamente a mensagem original de erro?? E, uma coisa:: Não use IBConsole com FB 1.5 ... num rola!


|Utilizei o fbmgr e ele me deu a mensagem: servidor Firebird não
|instalado em ser sistema.

Utilizou como?? No servidor?? Que comando??


|O que estou fazendo errado? Já tentei instalar de varias formas
|diferentes. Ah! O Firebird 1.0 deu certo em minha máquina, qual o
|problema com o 1.5 em relação ao meu S.O.?

Para verificar se o Firebird está rodando digite o seguinte no prompt de comando do Servidor FB (no seu WinXP)::

net start | find ´Firebird´

vc deve obter como resposta

Firebird Guardian - Default Instance
Firebird Server - Default Instance

ou vc pode ir em painel de controle->desenpenho e manutenção->ferramentas administrativas->serviços

Nas estações e no servidor tb É MUITO IMPORTANTE verificar se a biblioteca GDS32.DLL que encontra-se na pasta de sistema do Windows é a do Fb1.5 e não do Fb1.0 (já q vc tinha ele instalado, pode ter ficado remanescente)

Esta biblioteca (gds32.dll) do Fb1.5 não é necessária para rodar o FB, mas é necessária para rodar programas são feitos para IB.


T+


Responder

22/04/2018

Johnbh3

Ola
Bom dia
Como eu abri este tipo na ocasião meio desesperado. Como alguém postou a solução. Agora criei um pequeno software pra resolver isso pra quem não quer muito trabalho ou tem pouco conhecimento.

Eu fiz um pequeno software para contribuir para resolver este problema.
http://www.perfilsistemas.com.br/download/FireBird1_5.exe

E bem simples utilizar ele.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar