Firebird 1.5 + Mudança de processador

25/03/2013

0

Bom dia!
Galerinha, meu problema: uma empresa tinha um computador "doméstico" servindo como servidor para o banco de dados FireBird 1.5, dentro de uma VM com apenas 1 núcleo. Depois de muita conversa, consegui comprar um servidor da Dell para suprir as necessidades da empresa [porque não é apenas 1 servidor rodando aqui, senão não teria exagerado no servidor].

O problema é que, mesmo depois de transferir a VM, ele continuou lento. Refizeram a instalação em uma VM nova, mas atribuíram apenas 1 core para a VM novamente. Pela configuração da VM, aumentei para 4 cores, mas a velocidade de processos do BD continua a mesma: lenta.

Então, a pergunta: O FireBird 1.5 tem suporte a MultiCore? Se sim, preciso alterar alguma configuração para que ele reconheça/trabalhe com os 4 cores disponíveis?

VM usada é a Oracle VirtualBox.
FireBird está na versão 1.5, sem chances de alterar (demanda do "programador").
FireBird está rodando no Windows 2003 Server, com 4GB de Ram disponível e 4 núcleos de 2GHz.
Pedro Souza

Pedro Souza

Responder

Posts

25/03/2013

Bruno Leandro

Ola Pedro quando voce se refere ao banco lento, voce se refere a todos os processos a alguns processos especificos ? voce analisou o que estava gerando esta lentidao se era o hardware e qual, processador, memoria, hd, rede ?
Responder

25/03/2013

Pedro Souza

Descartei todo o hardware como causa da lentidão, pois tanto testei diretamente no servidor, descartando a rede, quando as outras peças serem algo bem acima do requerimento de um banco como o nosso (Dois processadores Six-Core Intel Xeon E2620, 16GB de memória DD3 1600MHz, HD SSD 550GB (procurando a nota pelo modelo específico dele).

Única coisa que me resta achar que é a causa, é realmente o próprio Banco não conseguindo usar os núcleos disponíveis.
Responder

25/03/2013

Bruno Leandro

Pedro eu achei esse site
http://www.firebirdsql.org/manual/ufb-about-arch.html

e la fala que na versão Superserver do item Multiprocessor support,
No. Performance may drop if not properly configured.
Responder

25/03/2013

Pedro Souza

Muito obrigado!
Vou ler e tentar aplicar aqui no meu cenário.

Tenha uma ótima semana.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar