Fórum Firebird ainda com erro em rede. #46878
22/09/2004
0
Tenho um aplicativo desenvolvido em Delphi6, Firebird 1.5.1.4481 e quando configurado na rede em dois formulários apresentou a mensagem de erro na pasta Windows\temp com o arquivo Fb_sort_[alguma coisa] ou seja depois de sort_ a string que mostra muda a cada vez abre o formulário, mas isso acontece somente em dois formulários e então não abre as tabelas nem as querys.
Alguém sabe como resolver essa questão?
Amilton/pr
Curtir tópico
+ 0Posts
22/09/2004
Afarias
T+
Gostei + 0
22/09/2004
Amilton/pr
No Arquivo Firebird.conf encontrei . . .
# Temporary directories
Provide ´;´-separated trees list, where temporary files are stored.
Relative paths are treated relative to RootDirectory entry
(see above). Default value is determined using FIREBIRD_TMP,
TEMP or TMP environment options. Every directory item may have optional
size argument to limit its storage, this argument follows the directory
name and must be separated by at least one space character. If the size
argument is omitted or invalid, then all available space in this
directory will be used.
E.g.:
TempDirectories = c:\temp
or
TempDirectories = c:\temp;d:\temp
or
TempDirectories = c:\temp 100000000;d:\temp 500000000;e:\temp
Type: string (special format)
TempDirectories =
Tenho que alterar algo nesse trecho ou em algum outro lugar?
//libere espaço e dê direitos ao usuário do FB na pasta Windows\temp
Onde encontro essa configuração que dá direitos de usuários no firebird?
Muito obrigado pela atenção . . . continuo precisando de ajuda!!!
Gostei + 0
22/09/2004
Afarias
exatamente esta a configuração, apenas tire o # da frente do parâmetro, ficando algo assim::
(veja os exemplos no próprio texto q vc mostrou)
salve o arquivo e re-inicie o Firebird
|Onde encontro essa configuração que dá direitos de usuários no firebird?
Não é no Firebird, mas no Sistema Operacional (WindowsNT 4.0, 2000, 2003 ou XP) -- mas, se vc nunca mexeu nisso o FB deve estar rodando como SYSTEM (sistema), então, certifíque-se q este usuário tenha acesso a pasta de arquivos temporários.
T+
Gostei + 0
23/09/2004
Amilton/pr
e reiniciei a máquina, agora as dúvidas . . .
Isso eu preciso fazer somente no servidor ou nas estações tbém?
Dá pra saber quanto está disponibilizado de memória pro banco?
Realmente nunca alterei a configuração do FB, no Win como altero pra dar direitos ao Usuário? Como sei se está rodando como sytem ou como outro usuário?
No Cliente quando surgiu essa mensagem de erro ocorrem somente em dois formulários nos demais não, Vc. acha que tem algum motivo específico pra ocorrer somente nos dois ou foi justamente algo com essa configuração?
Gostei + 0
23/09/2004
Afarias
só no servidor
|Dá pra saber quanto está disponibilizado de memória pro banco?
é só ver quanto de espaço há na partição onde estão as pastas temporárias
|no Win como altero pra dar direitos ao Usuário?
Depende (do Windows) veja ai em painel de controle ou ferramentas administrativas a opção de gerenciar usuários.
|Como sei se está rodando como sytem ou como outro usuário?
Em ferramentas administrativas vá em SERVIÇOS e abra as propriedades do serviço do FIREBIRD
|No Cliente quando surgiu essa mensagem de erro ocorrem somente em
|dois formulários nos demais não, Vc. acha que tem algum motivo
|específico pra ocorrer somente nos dois ou foi justamente algo com essa
|configuração?
Não dá pra ter certeza. Algumas consultas podem estar precisando de mais ´memória´ para ser executada e por isso o erro só em alguns momentos.
Tb pode ser outra coisa, faça o teste.
T+
Gostei + 0
23/09/2004
Amilton/pr
Uso o win2000;
pela alteração que fiz no Firebird.conf a pasta temporária ficou assim:
A pasta Temp na verdade está vazia. O aplicativo roda na pasta C:\Saúde e em questão de espaço tá assim:
Tamanho: 13,9MB
Tamanho em disco: 16,2 MB
É essa a memória a que se referiu?
Como vejo ou defino a memória da pasta C:\Temp?
Em Ferramentas Administrativas tem Firebird 1.5 Server Manager
que está assim:
Uso como guardian - Não
Run - Como Serviço
Start - Manual
No Gerenciador de Tarefas do Windows
Tem o FbServer rodando com 3,396K de uso memória, mas conforme vou abrindo aplicativos com FB essa memória vai aumentando.
Em Serviços de Ferramentas Administrativas tem o Firebird Server DefaultInstance como iniciado, Automatico e LocalSystem;
É isso mesmo que tenho que ver em questão de memória?
O Usuário da máquina está definido como Administrador, com todos os direitos embora essa máquina não apresenta nenhum mensagem é na máquina do cliente que é uma estação com WinXp eu não olhei essa configuração; Vc. lembra da mensagem né: Fb_sort_[algumacoisa]
Muito obrigado pela atenção!
Gostei + 0
24/09/2004
Afarias
|TempDirectories = c:\temp
Ok
|em questão de espaço tá assim: Tamanho: 13,9MB Tamanho em disco:
|16,2 MB É essa a memória a que se referiu?
Não, me referi ao ESPAÇO LIVRE na partição onde está a pasta C:\TEMP
|Como vejo ou defino a memória da pasta C:\Temp?
não define
|Em Ferramentas Administrativas tem Firebird 1.5 Server Manager
|que está assim:
|Uso como guardian - Não
|Start - Manual
Se é um servidor, mude para SIM e AUTOMATIC
|Em Serviços de Ferramentas Administrativas tem o Firebird Server
|DefaultInstance como iniciado, Automatico e LocalSystem;
LocalSystem é o usuário do Windows q está executando o FB. Certifíque-se q este usuário tenha pelos poderes na pasta C:\TEMP (pasta temporária) e nas pastas onde estào seus GDB
|É isso mesmo que tenho que ver em questão de memória?
Não. Vc não tem q ver nada quanto a memória (pelo menos é o q acredito até aqui) apenas tem q ver se a pasta de arquivos temporários tem bastante espaço livre.
|máquina do cliente que é uma estação com WinXp eu não olhei essa
|configuração;
Pode deixar, o caso é com o servidor mesmo.
|Vc. lembra da mensagem né: Fb_sort_[algumacoisa]
é o q está escrito no seu post inicial.
T+
Gostei + 0
24/09/2004
Amilton/pr
Nessa máquina(que é sevidor) e acredito que o servidor do cliente tbém, não tem partição de HD.
Naturalmente que a pasta C:\Temp está no raiz que possue 40 GB de espaço livre, não sei quanto tem a outra máquina mas por ser nova acredito haver bastante . . . É essa memória que preciso verificar? Gostaria de saber se é esse espaço de memória livre que preciso observar já que parece ser esse ponto principal de memória que preciso disponibilizar pra resolver esse problema.
Deixei o Firebird Guardian e Firebird Server no Modo automatic;
O FbGuardian usa 1,964Kb e o FbServer 3.384Kb de memória, isso tem alguma coisa a ver?
Aquela alteração que fiz no Firebird.conf causou algum efeito em tudo isso que estamos discutindo? Não consegui ver o efeito . . .
Quanto ao usuário, eles são criados como Administradores, automaticamente não têm poder sobre todas as pastas?
Muito obrigado, por enquanto . . .
Um abraço!
Gostei + 0
24/09/2004
Afarias
claro q tem ora! no mínimo o C:
|Nessa máquina(que é sevidor) e acredito que o servidor do cliente tbém,
|não tem partição de HD.
vide acima
|Naturalmente que a pasta C:\Temp está no raiz que possue 40 GB de
|espaço livre, não sei quanto tem a outra máquina mas por ser nova
|acredito haver bastante. . .
então verifique os direitos de usuário na pasta Windows\Temp
|É essa memória que preciso verificar?
SIM -- não é memória (por isso coloquei entre ´´) -- é o espaço em disco para criar os arquivos temporários
|O FbGuardian usa 1,964Kb e o FbServer 3.384Kb de memória, isso tem
|alguma coisa a ver?
naum
|Aquela alteração que fiz no Firebird.conf causou algum efeito em tudo
|isso que estamos discutindo? Não consegui ver o efeito . . .
Se não estava dando erro, como vc pode ver o efeito?? A única coisa q vc fez foi dizer ao FB para criar arquivos temporários em ´C:\temp´ no lugar de criá-los em ´C:\windows\temp´
|Quanto ao usuário, eles são criados como Administradores,
|automaticamente não têm poder sobre todas as pastas?
O usuário LocalSystem geralmente sim... mas alguem pode ter alterado.
tb, o problema pode ser outro, infelizmente, como vc não fez nada onde está ocorrendo o erro e não tem as informações precisas (pois não está no local onde ocorre o problema), não dá pra partir para outra ação.
T+
Gostei + 0
25/09/2004
Amilton/pr
Vou fazer essas alterações na máquina do cliente e verificar as configurações de usuários e ver se resolveu essa questão . . . mais uma coisa . . . O fato de abrir Querys ou IbDatasets na criação do form pode causar esse problema? ou seja, aumentar o tráfego de dados na rede e com isso pedir mais memória?
Um abraço!
Gostei + 0
25/09/2004
Afarias
1- vc pode abrir as querys/datasets na criação do form q isso nada tem haver com o problema. Mas dependendo da query vc pode tornar a abertura do form demorada.
2- a única relação (aparente) do problema com alguma query á haver uma query muito grande e com um order by (tipo select * from vendas order by data desc) -- mas outros fatores podem estar causando o problema. Veja qual a versão do FB Server sendo usado. Se for o caso faça um backup da base de dados, atualize o servidor (desinstale, apague a gds32.dll e fbclient.dll do Windows/System32, e instale a versão mais recente) e então restaure a base de dados.
Claro q vc não deve deixar de verificar o q já falamos, espaço em disco (para a criação dos arquivos temporários) e direitos de acesso do LocalSystem (ou outro usuário q esteja rodando o serviço do FB) à pasta de arquivos temporários.
T+
Gostei + 0
28/09/2004
Amilton/pr
Quanto ao uso de Gfix/Gbak que alterem alguma configuração do banco, uma vez executada elas permanecem ou precisa de alguma rotina pra executar toda vez que se conectr ao banco.
Mais uma vez, Muito obrigado pela atenção . . .
Gostei + 0
28/09/2004
Afarias
|consideráveis que possam ser feitas que afetam a performance do
|banco e que precisamos faze-las?
Até existem... mas isso é ´sintonia fina´ em geral. Se desejar realmente conhecer melhor o lance é ler os comentários no arquivo e ver algum material (artigos e manuais)
|Quanto ao uso de Gfix/Gbak que alterem alguma configuração do banco,
|uma vez executada elas permanecem ou precisa de alguma rotina pra
|executar toda vez que se conectr ao banco.
Hummm... bom... as alterações permanecem. MAS... em versões passadas do IB, algumas configurações eram perdidas após a restauração do banco (mais especificamente o ´forced writes´) -- não sei se ainda está assim -- mas, sempre q restaurar um banco, e desejar mudar o estado do forced writes o melhor é usar o GFIX novamente em seguida (lembrando q no FB o valor padrão é forced writes ativo -- se me lembro bem!)
T+
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)