Fórum Firebird com acesso bloqueado.... #131167

26/03/2010

0

Olá.

Eu trabalho na Secretaria Municipal de Saúde de Bonito - BA, todos os sistemas que uso trabalham com BD Firebird. Mas no dia 19/03/2010 um dos sistemas foi atualizado e com a atualização migraram o BD para Postgre. O problema que nessa migração os outros sistemas não conseguem mais acessar o Firebird.
Não consigo acesso nem pelo IBOConsole ele retorna a mensagem de erro dizendo que não pode encontrar o servidor.

Tentei desisntalar e reinstalar o firebird várias vezes, e alternei entre as várias versões e nenhuma funciona.
Depois de muito tentar resolvi tentar o Interbase 6, para minha surpresa funcionou, mas o interbase é muito lento e demora muito para abrir os programas que com o Firebird é rápinho para abrir.

Outra coisa que tentei foi instalar tudo em outro HD e o problema se repetiu.

Uso windows XP SP3, o micro é um P4 3.0GHz com 1GB de memória.
Caso ajude o sstea atualizado é o SINAN NET (Nem os responsáveis do sistema sabem resolver)
e a versão do Postgre que foi instalada é a 8.0.

Epero que alguém possa me ajudar.

Desde já agradeço.

Jefferson Damian

Jefferson Damian

Responder

26/03/2010

Edinei Colli

Qual é a mensagem de erro que retorna ao tentar se conectar?
Responder

Gostei + 0

27/03/2010

Jefferson Damian

Olá!

A mensagem de erro que aparece na verdade são duas em momentos distintos mas que acredito serem a mesma coisa:

Quando acesso o IBOConsole a mensagem de erro é a seguinte:

Já nos programas que eu faço usando acesso pelo DBEXPRESS é a seguinte:

Tenho outros programas, esse do DATASUS, como SCNES e o BPA. Que apresentam outro comportamento.
O SCNES apenas não abre e o BPA pede para informar onde está o arquivo de dados e quando escolhido diz que não consegue encontrar o servidor.

Para mim parece ser tudo o mesmo erro. Como se o Firebird tivesse tido seu acesso bloqueado apesar de que o gerenciador de dispositivos mostra o FBGuard e o FBServer carregados.
Eu acabei de fazer um teste tentado em um HD limpo instalar o FIREBIRD e depois o Postgre 8 e não consegui instalar o postgre mas só por ter rodado o arquivo de instalação já fez com que não desse mais acesso ao firebird.

Obs.:Não sei se ajuda mas nessa última tentativa observei que o Postgre pede que seja informado um domínio e diz que o usuário precisa ter acesso de administrador e informa que alterou a conta. É apartir daí que para o Firebir.

abraços
Responder

Gostei + 0

29/03/2010

Robson Catunda

Não entendo de postgree, mas experimente mudar a porta de acesso do firebird e libere a mesma no firewall do windows.
Responder

Gostei + 0

29/03/2010

Jefferson Damian

Como é que mudo a porta?

Porque eu só sei fazer isso para os acessos remotos e no momento o meu problema está nos acessos locais.
Se tiver problema em acesso remoto verei depois, agora quero resolver local.

obrigado.
Responder

Gostei + 0

30/03/2010

Jefferson Damian

Solução encontrada.

Descobri que o Postgre quando instalou de alguma forma corrompeu a DLL "GDS32.DLL" de tal forma que quando desinstalava o Firebird a DLL não era apagada e quando reinstalava não era substituída e ao copiar a DLL de outro PC e colar sobre ela o sistema dizia que tinha substituído mas na verdade não fazia nada.
Deletei primeiro a DLL e depois reinstalei o Firebird.

Isso resolveu o problema.
Obrigado pelas dica que foram postadas.

Abraços

Jefferson
Responder

Gostei + 0

04/07/2010

Carlos Mazzi

Quem bom, o importante é que o problema foi resolvido.  Parabens e abracos++
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar