Fórum firebird com linux #46741

16/09/2004

0

Pessoal

estou com um problema com o firebired no linux.

tento conectar o aplicativo kylix, com o login sysdba masterkey e ele da erro como se estivesse errado, já mudei a senha, o login para o banco e não dá certo.

alguem sabe o que pode estar acontecendo?

Diogodumas

Diogodumas

Responder

16/09/2004

Bolus

Caro Colega, Boa noite
Efetuarei algumas perguntas basicas, porém podem indicar uma solução..
Qual a versão do Firebird ???
1- Na versão 1.5.x, o Firebird ao instalar cria uma senha para o Usuário SYSDBA, esta senha NÃO é a famosa masterkey. Você deverá verificar no diretorio de instalação do Firebird que existe um arquivo com a senha gerada...( Informação incluida na Documentação, não lembro o nome do arquivo).

2- Verifique se no Diretorio onde esta criando a Base de Dados o usuario firebird ( criado na instalação do Firebird) tem permissão de escrita, lembre que agora você esta em outro mundo, mais seguro, que o Windows esta tentando chegar.

3- Não esqueça que no Linux o caminho (diretorio) e os comandos são ´case sensitive´, ou seja, o diretorio /home/Firebird é diferente que /home/firebird...

E não esqueça de informar corretamente o nome da maquina ou ip do servidor onde estará o Banco de Dados...

Este é o caminho para você seguir e encontrar a sua solução...

Obs.: eu tive problema com o item 2, ou seja, conseguia acessar/conectar bancos de dados existente, mas não conseguia criar novos..Levei 3 dias até olhar as permissões do diretorio e verificar que não tinha permissão para criar arquivo no diretorio.

Responder

Gostei + 0

17/09/2004

Diogodumas

Bolus,

deixa eu te explicar melhor:

instalei o firebird, e coloquei o arquivo do banco em uma pasta qualquer. já vi a senha e usuario em um arquivo na instalaçao, coloquei permissoa total(chmod 700) e até mudei a senha para ver se funcionava mais nao deu. quando eu dou o active = true no sql connection ele me dá a seguinte mensagem

´your user name and password are not defined. ask your database administrator to set up a firebird login´

vc ja viu este erro? eu tenho uma base de dados na rede da empresa em um servidor windows e funciona, só local que dá esse erro.

se puder me ajudar...

abraço

Diogo

Responder

Gostei + 0

17/09/2004

Afarias

|já vi a senha e usuario em um arquivo na instalaçao,

como assim??

|coloquei permissoa total(chmod 700) e até mudei a senha para ver se
|funcionava mais nao deu.

permissão de q arquivo?? mudou a senha de onde?? e como??

T+

Responder

Gostei + 0

18/09/2004

Bolus

Diogo, boa tarde,
Em seu texto indicaste que esta com a utilizou
chmod 700 , porem 700 é permissão total para o Dono do Diretorio/Arquivo.
Verifique quem é o Dono do Diretorio/Arquivo com o comando ls -l

Tive um problema semelhante na empresa quando estava com a seguinte opção para o meu diretorio ( chmod 755), porem o dono do diretorio era o root, somente troquei o dono para o usuario firebird ( chown firebird:firebird /diretorio/onde/esta/firebird) e funcionou....

Eu estava utilizando o IBDatabse, IBSQL, IBTransaction e funcionou corretamente....
Tente fazer um programa de teste, pequeno somente para testar a conexão com o banco de dados...
Verifique o IP do Servidor, o Caminho até a base de dados, as informações do Usuario e senha....

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar