Fórum Firebird, Configurações #52385
22/08/2005
0
Pessoal, é o seguinte, começei a fazer um projeto com o Interbase, mas resolvi mudar pro FireBird, e gostaria de resolver umas dúvidas:
1ª. Preciso de uma instância do IB e outra do FB rodando.
Vi o recurso de rodar o IB e FB, e inclusive registra-los no IBConsole na ClubeDelphi 64, com o IB 7.5, instalei o FB normalmente, e depois instalei a instância do IB na porta 3051, só que não consigo fazer o registro dos servidores. coloco localhost/fb_gds_db no registro do FB e localhost/ib_gds_db no do IB, q foi o nome q dei pros serviços, mas não funciona.
2ª. A Instalação do FB necessita de alguma outra configuração?
instalei o FB a partir do Setup Oficial do site do FireBase. precisa de fazer mais alguma outra coisa?
3ª. Preciso de Drivers ODBC?
O FB necessita instalar drivers ODBC pra rodar com os componentes IBX?
4ª. O uso de FB no Delphi é igual ao IB?
Posso usar os mesmos componentes pra acesso ao Fb no Delphi?
5ª. Tanto no IB como no FB q componentes posso usar?
É melhor eu usar os componentes da palheta Interbase, como IBQuery, IBDataBase, IBTransaction, ou posso fazer com os Componentes da IBX, como SQLConnection, SQLQuery, etc..?
6ª. Dúvida Geral.
Qual a melhor prática? usar Querys ou conectar os DataSetProvider e ClientDataSet?
Acho q já chega, né?
Só com essa dúvidas posso começar....
grato pela ajuda desde já.
mjr.
1ª. Preciso de uma instância do IB e outra do FB rodando.
Vi o recurso de rodar o IB e FB, e inclusive registra-los no IBConsole na ClubeDelphi 64, com o IB 7.5, instalei o FB normalmente, e depois instalei a instância do IB na porta 3051, só que não consigo fazer o registro dos servidores. coloco localhost/fb_gds_db no registro do FB e localhost/ib_gds_db no do IB, q foi o nome q dei pros serviços, mas não funciona.
2ª. A Instalação do FB necessita de alguma outra configuração?
instalei o FB a partir do Setup Oficial do site do FireBase. precisa de fazer mais alguma outra coisa?
3ª. Preciso de Drivers ODBC?
O FB necessita instalar drivers ODBC pra rodar com os componentes IBX?
4ª. O uso de FB no Delphi é igual ao IB?
Posso usar os mesmos componentes pra acesso ao Fb no Delphi?
5ª. Tanto no IB como no FB q componentes posso usar?
É melhor eu usar os componentes da palheta Interbase, como IBQuery, IBDataBase, IBTransaction, ou posso fazer com os Componentes da IBX, como SQLConnection, SQLQuery, etc..?
6ª. Dúvida Geral.
Qual a melhor prática? usar Querys ou conectar os DataSetProvider e ClientDataSet?
Acho q já chega, né?
Só com essa dúvidas posso começar....
mjr.
Mjr
Curtir tópico
+ 0
Responder
Rinez
Prezado(a) amig(a):
Use a palheta DBExpress, TSQLconnection, TSqlquery conectado com TdataSetprovider, TClientDataSet e Tdatasouce para conectar os dados com DBGRID por exemplo e mostar os dados.
No SQLConnection configure o caminho para seu banco
database 10.1.10:C:\Pasta\DADOS\mybanco.GDB
onde 10.1.1.10 é o IP do servidor.
As estaçoes poderão ter IP 10.1.1.1, 10.1.1.2, 10.1.1.3 ou como
voce desejar.
No SQLConnection use DriverName Interbase
Instale o Firebird no Servidor.
Nas Estações voce pode colocar as dll, que farão a conexão com
o Servidor, junto com o executável.
Você pode ainda configurar o DBXconnections.ini e o DBXDrivers.ini que
para que em run time, nas estações, configurar o
SQLconnection.
Colocar juntamente com as dll na pasta do executável
das estaçoes.
Poste aqui suas duvidas e tentaremos ajudar.
Use a palheta DBExpress, TSQLconnection, TSqlquery conectado com TdataSetprovider, TClientDataSet e Tdatasouce para conectar os dados com DBGRID por exemplo e mostar os dados.
No SQLConnection configure o caminho para seu banco
database 10.1.10:C:\Pasta\DADOS\mybanco.GDB
onde 10.1.1.10 é o IP do servidor.
As estaçoes poderão ter IP 10.1.1.1, 10.1.1.2, 10.1.1.3 ou como
voce desejar.
No SQLConnection use DriverName Interbase
Instale o Firebird no Servidor.
Nas Estações voce pode colocar as dll, que farão a conexão com
o Servidor, junto com o executável.
Você pode ainda configurar o DBXconnections.ini e o DBXDrivers.ini que
para que em run time, nas estações, configurar o
SQLconnection.
Colocar juntamente com as dll na pasta do executável
das estaçoes.
Poste aqui suas duvidas e tentaremos ajudar.
Responder
Gostei + 0
22/08/2005
Afarias
|1ª. Preciso de uma instância do IB e outra do FB rodando.
O q eu faço é instalar o IB e deixá-lo na porta padrão (3050) .. então eu instalo o FB (sem a biblioteca de compatibilidade) e não inicio o serviço.
dai configuro o FB para outra porta (ex: 3051) e então inicio o serviço.
procuro não usar IBConsole para acessar o FB (estando no servidor principalmente), mas se é o caso, o servidor registrado fica como localhost/3051 ... mas tem a questão da biblioteca, vc tem q ter a ´biblioteca de compatibilidade´ do fb (fbclient.dll -> gds32.dll) junto com o IBConsole.
|2ª. A Instalação do FB necessita de alguma outra configuração?
a única alteração necessária geralmente é quanto a porta. mas existem sim muitas outras, dê uma olhada no firebird.conf
|3ª. Preciso de Drivers ODBC?
|O FB necessita instalar drivers ODBC pra rodar com os componentes
|IBX?
não
|4ª. O uso de FB no Delphi é igual ao IB?
|Posso usar os mesmos componentes pra acesso ao Fb no Delphi?
sim e não. vc pode usar alguns componentes q são para IB (como IBX) como o FB, mas isso não é ´atestado´ nem garantido a longo prazo (versões futuras do FB)
|5ª. Tanto no IB como no FB q componentes posso usar?
IBX e o DBX com driver Interbase padrão do Delphi são específicos para IB. Funcionam bem com o FB mas tem de estar conciente q não é feito para FB e pode gerar problemas no futuro.
Específicos para FB vc tem FIB+, IBO, drivers DBX específicos para FB, entre outros componentes OpenSource os quais não lembro o nome agora.
|Qual a melhor prática? usar Querys ou conectar os DataSetProvider e
|ClientDataSet?
depende. mas esta é sim uma prática muito boa.
|Acho q já chega, né?
Concordo.
T+
O q eu faço é instalar o IB e deixá-lo na porta padrão (3050) .. então eu instalo o FB (sem a biblioteca de compatibilidade) e não inicio o serviço.
dai configuro o FB para outra porta (ex: 3051) e então inicio o serviço.
procuro não usar IBConsole para acessar o FB (estando no servidor principalmente), mas se é o caso, o servidor registrado fica como localhost/3051 ... mas tem a questão da biblioteca, vc tem q ter a ´biblioteca de compatibilidade´ do fb (fbclient.dll -> gds32.dll) junto com o IBConsole.
|2ª. A Instalação do FB necessita de alguma outra configuração?
a única alteração necessária geralmente é quanto a porta. mas existem sim muitas outras, dê uma olhada no firebird.conf
|3ª. Preciso de Drivers ODBC?
|O FB necessita instalar drivers ODBC pra rodar com os componentes
|IBX?
não
|4ª. O uso de FB no Delphi é igual ao IB?
|Posso usar os mesmos componentes pra acesso ao Fb no Delphi?
sim e não. vc pode usar alguns componentes q são para IB (como IBX) como o FB, mas isso não é ´atestado´ nem garantido a longo prazo (versões futuras do FB)
|5ª. Tanto no IB como no FB q componentes posso usar?
IBX e o DBX com driver Interbase padrão do Delphi são específicos para IB. Funcionam bem com o FB mas tem de estar conciente q não é feito para FB e pode gerar problemas no futuro.
Específicos para FB vc tem FIB+, IBO, drivers DBX específicos para FB, entre outros componentes OpenSource os quais não lembro o nome agora.
|Qual a melhor prática? usar Querys ou conectar os DataSetProvider e
|ClientDataSet?
depende. mas esta é sim uma prática muito boa.
|Acho q já chega, né?
Concordo.
T+
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)