GARANTIR DESCONTO

Fórum Firebird, Controle de tamanho dos Campos #38826

18/09/2003

0

Olá pessoal,

Estou com uma dúvida na questão dos campos que mando gravar, por exemplo: tenho um DBEdit que não estou controlando o tamanho da string tanto faz 10 ou 100 caracteres, mas quando mando gravar no banco de dados que no caso é uma String de 50 e o campo ultrapassa o limite (uma String com 51 cracteres por exemplo) ele me gera um erro no OnReconcileError e acaba não gravando.

Deve haver alguma maneira de fazer o banco de dados armazenar apenas o seu limite e ignorando o excesso.

Agradeço desde já...

Estou usando DBExpress e DataAcess (pode ser alguma configuração nos componentes mais não sei qual), o Banco de Dados está no Dialeto 3

Jamersonw

Jamersonw

Responder

18/09/2003

Jamersonw

Estou usando aquele formulário padrão para erros de concorrência no banco de dados (ReconcileError), mas parece que não funciona bem, independente da minha escolha no RadioGroup ele faz a mesma coisa, ou seja sempre deixa o que a primeira pessoa gravou sem alterações, mesmo que eu queira alterar...

É preciso adicionar algumas linhas de código neste formulário?

Mais uma vez Obrigado desde já.

Responder

Gostei + 0

18/09/2003

Afarias

homi! tu tá procurando ´chifre de boi em cabeça de cavalo´ ?!?!

Sobre o lance do tamanho da string, pq tú não simplesmente limita a quantidade máxima q o usuário pode digitar (MaxLength do dbEdit) ??

T+

Responder

Gostei + 0

18/09/2003

Jamersonw

Pois é parece que soh limitando mesmo, o jeito é revisar todo o sistema e arrumar os campos...

Mais uma Pergunta afarias, isso é normal acontecer no banco de dados, ou é por causa da palheta DBExpress? pq quando eu usava o Interbase (em outro sistema) e a palheta BDE não lembro de acontecer isso, mesmo sem limitar os campos.

Tá, com relação aquele ReconcileError, vc ja deve ter usado ele, ele funciona certinho? ou tem que adicionar aguns codigos a mais para ele funcionar legal?

Mais uma pergunta ou melhor opinião, não querendo te tirar do sério (ou qualquer outro contribuinte do nosso fórum), como pretendo usar o Firebird no momento, seria bom eu largar a palheta DBExpress e adotar um IBO para não ter problemas futuros, principalmente quanto a compatibilidade??

Valeu e Obrigado a Todos...

Responder

Gostei + 0

18/09/2003

Afarias

|Tá, com relação aquele ReconcileError, vc ja deve ter usado ele, ele
|funciona certinho?

Na verdade não sei te dizer... eu só uso o ReconcileError durante o ´desenvolvimento´ para ver erros que não tenha tratado -- e não uso para corrigir os erros. Quando o sistema vai para o cliente, eu tiro o ReconcileError (e faço todo o tratamento de erros internamente).

|como pretendo usar o Firebird no momento, seria bom eu largar a
|palheta DBExpress e adotar um IBO para não ter problemas futuros,
|principalmente quanto a compatibilidade??

Bom, essa pergunta é realmente difícil -- e realmente não sei respondê-la -- E uma decisão q inclui fatores muito particulares.

Entretanto, como vc usa DataSnap (MIDAS) acredito q fazendo um projeto bem organizado, mudar os componentes de acesso ao banco no futuro não será um problema grande.

Desculpe não poder tê-lo ajudado.

T+

Responder

Gostei + 0

19/09/2003

Stci

jamersonw, eu utilizava IB e DBExpress, mas com a vinda do FireBird e agora com o FireBird 1.5, utilizo os componentes IBO, você tem duas opções para trabalhar com ele, pois ele tem componentes para compatibilidade com os objetos DataControls e tem objetos específicos para trabalhar com os novos objetos do IBO. Em relação a estes novos objetos, eles são animais, pos em um objeto só, podemos fazer Select, Insert, Update, Delete e Filtro, tudo isto com uma performance fora do normal.
Voçê pode também fazer um Select em uma View (que tem junção com mais de uma tabela) podendo fazer alterações, exclusões, e inclusões no mesmo objetos mas disparando uma StoredProcedure para cada uma delas que torna sua aplicação extremamente rápida.

Para você ter uma idéia, eu tenho uma palicação de cadastro em um cliente que tem uma tabela chegando aos 200.000 registros com uma tela que faz um select na View e utiliza este recurso de gravação com StoredProcedure. Você não acredita na rapidez que é feito as manutenções. Para os relatórios, utilizo o ReportBuilder, pois existe uma unit que deixa ele compatível com este recursos novos do IBO.

Eu te falo, VALE A PENA MUDAR PARA O IBO, e é fácil receber o produto, pois é só enviar um email para o Jaison que ele te envia os componentes.

Sem mais, e espero que tenha SUCESSO com ou sem o IBO.

Responder

Gostei + 0

23/09/2003

Jamersonw

Ok Muito Obrigado pela atenção de vcs.

É tou usando o IBExpert, mas sei lá, não me agrada muito, eu comecei minha aplicação com ele pq ouvi rumores que a palheta IB não teria mais acesso a ele, ai por estes dias ouvi tb que o IBExpress tb não terá total compatibilidade, devido a distância que está havendo entre os Interbase e Firebird...

Ai surgiu está dúvida... bem eu baixei na página http://www.ibobjects.com/ibodownload.html o IBO, instalei e parece estar tudo certo... (acho que ele cansou de receber e-mails pedindo e resolveu colocar um link para download). Bem não recebi nenhuma mensagem de que era Trial ou coisa assim, etão acho que deve funcionar, deve ser aquela licensa TRUSTWARE...

Bem é isso sucesso a vcs, e continuem ajudando a galérinha ae que como eu estão no inicio de suas carreiras...

t+

Responder

Gostei + 0

23/09/2003

Jamersonw

Acho melhor mandar um e-mail para o cara, tava lendo na Firebase que precisa, então vou mandar....

Responder

Gostei + 0

24/09/2003

Stci

Manda mesmo cara, não custa nada e você vai demonstrar que não está agindo de má fé com o cara.

Se precisar de alguns exemplos com o IBO posso lhe enviar alguns. Mas só poderei fazer isto no final de semana OK?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar