Fórum FireBird e DBExpress: componente SimpleDataSet #40147

16/11/2003

0

Utilizando recursos do IB Expert, criei um database C:\...\Lanc.gdb, com uma tabela (tab_lanc), ainda dentro do IB Expert, inseri 3 registros nesta tabela. Como a minha intenção é acessar e atualizar esse banco com utilização do DBExpress, criei um programa em Delphi (Didat.exe) somente com finalidade didática. Este projeto tem um data module no qual coloquei um SQLConection e um SimpleDataSet e, no formulário principal, um DBGrid. Depois de grande luta com estes componentes (até então desconhecidos para mim), consegui finalmente que o DBgri mostrasse, em tempo de design, os três registros inseridos anteriormente na tabela tab_Lanc. O objetivo do programa didat.exe havia sido conseguido. Se disserem que um tal programa é uma inutilidade, terei que concordar até certo ponto, porém sua finalidade principal foi cumprida: dar-me alguma experiência no uso dos componentes DBExpress.
Agora tenho um programa ´em gestação´ o qual tem um menu e uma das opçoes do menu, neste segundo programa, deveria exibir um form com um DBGrid mostrando os registros do banco já mencionado. Porém não consigo que isso aconteça. Quando tento mudar a propriedade active do SimpleDataSet para true, aparece uma mensagem dizendo que não é possível abrir o arquivo C:\...\Lanc.gdb pelo [i:92ae3e5f89]fato de este arquivo já está sendo usado por outro processo.[/i:92ae3e5f89]Será que existe algum tipo de interação entre os dois programas? Isto não teria muita lógica pois, quando estou trabalhando em um dos programas, o outro está inativo. O Delphi não permite abrir dois projetos ao mesmo tempo. Qual seria a
Agradeço desde já a quem puder fornecer algum esclarecimento.

Roberto Padilha

Roberto Padilha

Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar