GARANTIR DESCONTO

Fórum Firebird e Oracle simultaneamente. Como proceder? #342932

22/06/2007

0

De que maneira poderia ser feita uma aplicação de banco de dados em que uma parte dos dados estivesse numa base Firebird e o restante no Oracle? Eu sei que o BDE permite fazer consultas envolvendo bancos de dados diferentes, mas como é uma tecnologia ultrapassada, gostaria de saber que componentes de acesso a dados atuais permitem a mesma coisa (Win32 ou .NET, tanto faz), de preferência que sejam gratuitos.

Gandalf.nho

Gandalf.nho

Responder

24/06/2007

Nerdex

Simples, DBExpress, como sabes é uma estrutura multibanco, portanto procure os drivers adequados e co-relacione-os.

Responder

Gostei + 0

27/06/2007

Gandalf.nho

Sim, mas o DBEXpress permite fazer consultas envolvendo tabelas em bases de dados diferentes como o BDE?

Responder

Gostei + 0

27/06/2007

Adriano Santos

Sim, mas o DBEXpress permite fazer consultas envolvendo tabelas em bases de dados diferentes como o BDE?

[b:30b273aba3]´gandalf.nho´[/b:30b273aba3], não sei se ajuda muito, mas talvez te de um start no DBExpress. Fiz este artigo há bastante tempo e dá pra ter uma noção básica de como configurar seu sistema pra se trabalhar com um ou outro banco de dados.
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=2245

Uma boa alternativa também, seria colocar dois SQLConnection em tela e configurar cada um pra acessar um banco de dados diferente. Assim os componentes DataSet lincados a eles seriam utilizados de maneira diferente.

Qq coisa dá um toque. Acho que a melhor alternativa mesmo seria o DBX.

Responder

Gostei + 0

27/06/2007

Gandalf.nho

Agradeço a indicação, mas o que eu realmente gostaria de saber é se é possível misturar os dados dos dois bancos numa única query, assim como o BDE permite.

Responder

Gostei + 0

27/06/2007

Adriano Santos

Agradeço a indicação, mas o que eu realmente gostaria de saber é se é possível misturar os dados dos dois bancos numa única query, assim como o BDE permite.

Hummm, entendi. Essa eu fico devendo.

Responder

Gostei + 0

28/06/2007

Nerdex

Pode ser feito não só com DBExpress com o BDP (Delphi 2005 e superiores - é praticamente cópia do DBExpress, mas para .NET, e também é válido para a estrutura MultiBanco do Visual Studio) ... e saiba que numa única Query não, pois vc unirá ResultSet´s de Providers de duas bases distintas, mas a união dos dados (para a exibição ... ao menos) poderá representar em um único ClintDataSet, que somente cacheará os dados, bastando configurar o mesmo em tempo real, e criando um ´identificador de origem´ oculto ao usuário, que te permitirá direcionar, no caso de posteriores updates e incersões. Lógico que isto dependerá da tua regra de negócio e estrutura das tuas bases de dados.

Responder

Gostei + 0

28/06/2007

Nerdex

Você até pode usar a mesma Query:

... Conecte no Banco A > Consulta > envia/acumula para o CDS > Desconcte-se > (aqui como sabes perde-se o ResultSet da Query) > Conecte no Banco B > Consulta > envia/acumula para o CDS > ...

Evidentemente terá que ter um ´Repository´ para agrupar os dados: Porisso não se usa mais o BDE e sim o ClientDataSet dando o poder igualitário bidirecional como no BDE!

Responder

Gostei + 0

28/06/2007

Gandalf.nho

Pelo que entendi, isso seria para simular algo semelhante a uma consulta UNION, mas o que preciso seria um JOIN unindo dados de tabelas em bancos diferentes. Ex: vamos supor que tenho uma tabela de logradouros atualizada na base Oracle e preciso criar um sistema que irá fazer uso de uma tabela semelhante. Para evitar duplicação desnecessária de informações gostaria de usar a tabela na base Oracle, mas como não posso alterá-la, o resto do sistema ficaria numa base Firebird. O problema seria montar consultas que unissem os dados dos 2 bancos, sem precisar ficar apelando para campos calculados e similares.

Responder

Gostei + 0

02/08/2007

Gandalf.nho

Ninguém sabe?

Responder

Gostei + 0

23/08/2007

Gandalf.nho

Será possível que só o BDE possua esse recurso?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar