Fórum Firebird em Rede X ADSL #256764

01/11/2004

0

Tenho 3 máquinas em rede com ADSL - Modem router e HUB.
Para que as máquinas acesses ADSL, preciso deixar as configurações de IP automáticas e o router se encarrega de atribuir um IP para cada máquina. Até aqui tudo ok.
Meu problema: meu sistema utiliza Firebird e para acessar o banco de dados no servidor é necessário que o IP seja fixo, mas se configurar isso, a navegação nao funciona.
Alguém tem alguma sugestão? Win 98.

Obrigado

Valdirdill

Valdirdill

Responder

01/11/2004

Cabelo

Colega..

Só uma coisa.. Talvez vc teria mais informações se fizesse uma procura pelo site, vc irá encontrar muita matéria sobre o assunto..

Responder

Gostei + 0

01/11/2004

Valdirdill

Colega,

Eu já fiz isso e não encontrei nada sobre o assunto. Peço que leia minha dúvida e stiver alguma sugestão sobre ela, agradeceria muito a ajuda.

Colega.. Só uma coisa.. Talvez vc teria mais informações se fizesse uma procura pelo site, vc irá encontrar muita matéria sobre o assunto..

Responder

Gostei + 0

01/11/2004

Cabelo

Colega..

tudo bem..

vamos lá..

Qual navegação não funciona a da InterNet ou o acesso ao banco de dados?

Responder

Gostei + 0

01/11/2004

Valdirdill

Se eu configurar a propriedade TCIP/IP da placa de rede de cada máquina e deixar que o IP seja atribuido automaticamente, a navegação funciona blz, pois o modem router atribui um IP para cada máquina assim que ela é ligada. Mas daí, o o programa que está lá na estação 1 por exemplo não vai achar o servidor porque todo dia o IP do servidor mudará, enendeu?

Colega.. tudo bem.. vamos lá.. Qual navegação não funciona a da InterNet ou o acesso ao banco de dados?

Responder

Gostei + 0

01/11/2004

Dopi

Mas se não me engano o servidor DHCP irá tentar atribuir sempre o mesmo IP para as máquinas já conhecidas.

Ele usa uma tabela com o NOME da máquina e ultimo IP atribuido, e somente cria um novo IP se a maquina que estiver solcitando o IP não estiver nessa tabela...

Em alguns servidores DHCP dá pra vc atribuir explicitamente o IP que a maquina X deverá receber... pelo menos com o Winroute é assim...

Responder

Gostei + 0

01/11/2004

Cabelo

Colega..

Então..

É exatamente isso que preciso saber.. o quê não irá achar o servidor, o banco de dados..

se for seu problema se resolverá na configuração do servidor virtual/NAT do router..

se for isso, entre nas propriedades do NAT e selecione a opção servidor virtual, nela configure uma entrada da porta 3050(firebird/interbase) para direcionar ao IP do servidor que pode ser fixo, independente do IP da InterNet..

certo?

Responder

Gostei + 0

01/11/2004

Valdirdill

Vou explicar mais detalhado:

o Modem router tem IP = 192.168.0.1 (ele mesmo se atribui esse IP) e máscra 255.255.255.0;
Micro1, Micro2 e Micro3 estão configurados para obterem o IP de forma automática, ou seja, aquele entre os três que for ligado primeiro receberá o IP 192.168.0.2, depois 192.168.0.3 e 192.168.0.4.
Assim estava até agora e funcionando perfeitamente a navegação nas três máquinas.

O banco de dados do meu sistema (Delphi 7 e Firebird), está instalado no micro2. Vamos supor que tenha sido o primeiro a ser ligado, então, nessa exemplificação ele estará com o IP 192.168.0.2, certo?
Tudo beleza. Para que o Micro1 e Micro3 possam acessar o banco de dados, atribuir-se-ia databasename = 192.168.0.2:C:\MeuPRG\Banco.gdb. Funcionaria tranquilamente.
Onde está então o problema? Se por exemplo amanhã, o usuário, em vez de ligar o Micro2 primeiro, ligar o Micro1. Aí o micro Micro1 é que terá o IP 192.168.0.2 e, quando o meu programa for aberto não localizará o arquivo de banco de dados.
Outra coisa que eu poderia fazer é atribuir um IP fixo para cada máquina (Micro1=192.168.0.3, Micro2=192.168.0.2 e Micro3=192.168.0.4. Nesse caso o programa funcionaria, mas a navegação não.

Colega.. Então.. É exatamente isso que preciso saber.. o quê não irá achar o servidor, o banco de dados.. se for seu problema se resolverá na configuração do servidor virtual/NAT do router.. se for isso, entre nas propriedades do NAT e selecione a opção servidor virtual, nela configure uma entrada da porta 3050(firebird/interbase) para direcionar ao IP do servidor que pode ser fixo, independente do IP da InterNet.. certo?

Responder

Gostei + 0

01/11/2004

Cabelo

Certo..

Só uma questão.. da forma como vc coloca nesta rede não existe um servidor, seria uma rede ponto a ponto entre os micros, sem sutenticação ao banco de dados.. certo?

Se vc tivesse um servidor, vc dexaria o IP fixo no servidor e colocaria o banco de dados ali.. e configurava os acessos a esta máquina..

Como vc não tem servidor o q pode ser feito é o seguinte :

vc pode implemenar um código ao seu projeto que rode antes de conectar ao banco de dados e leia o número do IP com um determinado HOST, que seria da máquina 2, aí vc altera na conexão do banco de dados o caminho (o IP), assim nunca iria conectar outra máquina.. espero ter ajudado..

Responder

Gostei + 0

01/11/2004

Hugofab

Colega,

Porque vc não mude a configuração do seu moden pra que possa usar o IP fixo nas maquinas.

Qual a marca e modelo do seu modem ADSL.

Usando o monde desta forma já tive varios problemas com a rede. um bom site sobre isto :http://www.modemclub.com.br

Espero ter ajudado.

Responder

Gostei + 0

01/11/2004

Denis

Vou explicar mais detalhado: databasename = 192.168.0.2:C:\MeuPRG\Banco.gdb. Funcionaria tranquilamente. Onde está então o problema?

Tenta fazer assim databasename = micro2:C:\MeuPRG\Banco.gdb.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar