Firebird ou Interbase? Alguém poderia desmistificar os dois?

31/03/2003

0

Após ler e reler artigos sobre o FB/IB, ver como são ´bons´ e tal resolvi testá-los. Não tenho muita experiência com SGBDs mas já tenho uma bagagem de Delphi. Por favor não me condenem pela minha ignorância... Após ´fuçar´ em sites como o da ibphoenix, firebase etc, etc, acabei baixando uma versão beta do FB. O problema é que só vem os arquivos ´pelados´, muito cru mesmo. Quero dizer, sei lá, deveria ter um instalador (ah, isso eu descobri depois de brigar com os arquivos instalados), e um IBConsole para administrar as tabelas do gdb. Pois bem, eu instalei o IB depois disso, só que com toda esta história de que o FB é um clone do IB tal e coisa, você acaba até se confundindo. Help para o FB é como água no deserto e quando se encontra é tão confuso que só trata de instalações em sistemas operacionais que só rodam na NASA, CIA e assim se vai. O problema é que vc não tem definição do que é o que. Não é algo tangível por se assim dizer, por exemplo, como vc sabe que um gdb X é gerenciado pelo IB e outro pelo FB? Como vc vai dizer pro teu TSQLConnection lá no Delphi que o drive é IB ou FB? O site da IBPhoenix, por exemplo, te mostra tantos zips pra download que vc de repente fica em dúvida qual baixar de tantos que há. Se alguém, por obséquio, souber de alguma coisa a respeito que desmistifique esta história me indique por favor. A idéia de ser ´gratuito´ é ótima, mas deveria ter uma política de ´disclosure´, pra que não fique parecendo estes novos livros de Cálculo Diferencial que vc pega na universidade e que parece que os caras ficam tentando de esconder a essência da coisa e
Obrigado.


Derek Roddy

Derek Roddy

Responder

Posts

31/03/2003

Anonymous

[quote:2e8319057c=´Derek Roddy´]Após ler e reler artigos sobre o FB/IB, ver como são ´bons´ e tal resolvi testá-los. Não tenho muita experiência com SGBDs mas já tenho uma bagagem de Delphi. Por favor não me condenem pela minha ignorância... Após ´fuçar´ em sites como o da ibphoenix, firebase etc, etc, acabei baixando uma versão beta do FB. O problema é que só vem os arquivos ´pelados´, muito cru mesmo. Quero dizer, sei lá, deveria ter um instalador (ah, isso eu descobri depois de brigar com os arquivos instalados), e um IBConsole para administrar as tabelas do gdb. Pois bem, eu instalei o IB depois disso, só que com toda esta história de que o FB é um clone do IB tal e coisa, você acaba até se confundindo. Help para o FB é como água no deserto e quando se encontra é tão confuso que só trata de instalações em sistemas operacionais que só rodam na NASA, CIA e assim se vai. O problema é que vc não tem definição do que é o que. Não é algo tangível por se assim dizer, por exemplo, como vc sabe que um gdb X é gerenciado pelo IB e outro pelo FB? Como vc vai dizer pro teu TSQLConnection lá no Delphi que o drive é IB ou FB? O site da IBPhoenix, por exemplo, te mostra tantos zips pra download que vc de repente fica em dúvida qual baixar de tantos que há. Se alguém, por obséquio, souber de alguma coisa a respeito que desmistifique esta história me indique por favor. A idéia de ser ´gratuito´ é ótima, mas deveria ter uma política de ´disclosure´, pra que não fique parecendo estes novos livros de Cálculo Diferencial que vc pega na universidade e que parece que os caras ficam tentando d
Obrigado.[/quote:2e8319057c]

Derek,

Sugiro que vc já no site www.upscene.com e baixe uma ferramenta chamada Database Workbench. É uma ferramenta visual para administraçao de FB e IB muito poderosa, mas é comercializada. Existe uma free chamada IBAccess, já experimentei aqui e minha experiencia foi desastrosa. Um lixo!! Cheio de bugs e difícil de usar.

Lá na upscene vc também vai encontrar um driver FB para dbexpress. Apesar de ser tudo pago o preço é relativamente justo. Eles disponibilizarm trial 30 dias.


Responder

31/03/2003

Anonymous

e esconder a essência da coisa em vez de apresentá-la de uma vez, pura e simplesmente.
Responder

02/04/2003

Weber

Eu testei a algum tempo atraz a versão 1.0 do Firebird e o que eu vi é que ela era muito superior ao interbase, principalmente nos tratamentos de erros em meus scripts. Fora isso o interbase 6 o o Firebird 1 eram exatamente iguais. Até mesmo o IbConsole funcionava nos dois servidores de bancos. Eu fiquei feliz da vida.
Mas quando atualizei o Firebird para a ultima versão (não sei o numero de tão puto que eu fiquei), eu vi que nada mais estava funcionando. Embora os comandos via Prompt de Comando eram iguais o IbConsole não funcionava e o pior de tudo, meu sistema também não funcionava.
Eu não foi atraz para ver o motivo da incompatibilidade, mas resolvi não me arriscar mais com ´clones´ que podem, no futuro, se diferenciar a tal ponto que meus componentes não funcionem mais.


Responder

05/04/2003

Anonymous

Pois é né?!....

O problema é q o INTERBASE e o FIREBIRD são bancos de dados DIFERENTES. Ao contrário do q nosso amigo acha, o FB NÃO É UM ´CLONE´ DO IB. é um novo banco de dados q foi baseado (veja BASEADO) no código fonte do IB 6.0 OS (liberado pela Borland)

O FB 1.0 é praticamente 99¬ compatível com o IB 6.0 pois foi o ponto de partida... Más, com os avanços em duas frentes (IB 7.0 e FB 1.5) as coisas só tendem a MUDAR!

De forma q... não faça programas para IB achando q vai rodar 10 em FB (ou vice-versa) POIS NÃO VAI!

O IBX por exemplo NÃO É COMPATIVEL com a nova versão do FB (aliais, a versão é a 1.5 q ainda é ALFA)

Existem componentes para o FB q prometem ser compatíveis com o IB (pelo menos até hoje) como por exemplo o FIBplus e o IBO

Existem claro diversas outras opções como o driver DBExpress do FB e etc. E, outra coisa... o IBConsole é uma ferramenta do IB -- por isso, não é estranho q não funcione corretamente com novas versões do FB

É BOM Q O DESENVOLVEDORES TENHAM EM MENTE QUE: FB <> IB

Então, antes de começar a desenvolver e tendo isto em mente, escolha seu banco de dados!


Abraço


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar