Fórum Firebird, primeiro passo #455790

18/09/2013

0

to querendo aprender um pouco sobre o firebird, porem no site achei varias informações, o mais atual é o 3.0 Alpha?
Alan Mario

Alan Mario

Responder

19/09/2013

Thiago Jesus

to querendo aprender um pouco sobre o firebird, porem no site achei varias informações, o mais atual é o 3.0 Alpha?

Bom dia Alan,

A versão 3.0 Alpha foi liberada para testes, acredito que a versão mais utilizada em produção nas empresas seja a 2.5, que atualmente é a versão estável.
Eu particularmente gosto do firebird, ele é bem aderente ao padrão SQL Ansi e é gratuito.
Se você já conhece SQL a fundo e quer se especializar em firebird, você pode ler a documentação no site oficial, além de vários livros específicos sobre o assunto.

Caso você esteja aprendendo SQL eu indico você coomeçar com MySQL. Ele possue uma versão free e já vem com o MySQL Workbench, que é uma ferramenta completa de administração de banco de dados e possui até uma ferramenta case para você estudar modelagem. Isso tudo gratuito.
Sem contar que o MySQL conta com uma base de usuários maior que o Firebird, e existe muito material disponível na internet e na própria DevMedia sobre o assunto.

Um abraço.
Responder

Gostei + 0

19/09/2013

Deivison Melo

Caso desejar aprender sobre firebird no site abaixo:

[url]www.firebase.com.br[/url]

PS. Apenas para reforçar é interessante usar em seus sistemas o firebird que esteja estável, o 3.0 ainda é alpha, siga o conselho do nosso
amigo acima, mas se deseja aprender sobre firebird é interessante baixar e usar o firebird, pois já se acostumará com a sintaxe dele...
Responder

Gostei + 0

20/09/2013

Alex Lekao

Nao tenho nada contra o Firebird...

Mas recomendaria aprender bem o SQL Server e o Oracle... rssrsr

Ja usei Firebird por bastante tempo como usuario de ERP e pequenas manutencoes no banco, e eh muito bom.

o Unico problema que te aconselho se inteirar bem eh com o controle de concorrencias dele, o GC(Garbage Colection), Semaphores, e o Sweeping(acho que eh esse o nome).

Tive muito problema com desempenho e boa parte dos problemas estavam com esses camaradas ai, e infelizmente, nunca tive uma boa fonte de consulta a respeito dele, como normalmente encontramos com o SQL Server e outros bancos.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

Gostei + 0

20/09/2013

Deivison Melo

Conheço bem todos que Você citou lekao e não vejo problemas no firebird!

Claro que os outros são melhores por serem comerciais!

mas o firebird faz bem o serviço dele!!

Inclusive o hospital de moscou mudou do oracle para o firebird e estão muito bem obrigado!

Conheço muito bem o SQL como suas extensões SQL (PL-SQL e T-SQL) e todos
fazem bem o seu trabalho, claro que as ferramentas comerciais disponibilizam novas funcionalidades
em menos tempo devido a ter gente ganhando pra isso!

Abração e bons códigos!!!
Responder

Gostei + 0

23/09/2013

Alan Mario

Thiago, obrigado pelas informações e opiniões sobre o firebird, conheço basico de SQL.

Deivison, obrigado pelo link, ja estou inserindo em meus favoritos.

Alex - Lekao, qual o problema? hohoho

Responder

Gostei + 0

24/09/2013

Alex Lekao

Thiago, obrigado pelas informações e opiniões sobre o firebird, conheço basico de SQL.

Deivison, obrigado pelo link, ja estou inserindo em meus favoritos.

Alex - Lekao, qual o problema? hohoho

Oi Alan, Boa tarde!!!

nao entendi. rsrsr
Responder

Gostei + 0

02/10/2013

Alan Mario

o problema dos outros bancos.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar