Fórum Firebird via internet(TCP IP) #59993
15/07/2008
0
Estou precisando de orientação dos membros com mais experiência neste assunto, é o seguinte. Tenho um sistema funcionando juntamente com firebird 1.5 e até o momento estar funcionando de acordo com as necessidades, mais agora estou tendo a necessidade de realizar cadastros e consultas on-line daí é que vem as duvidas:
OBS: Estas modificações será exclusiva para um grupo e não para todos.
• Tenho que contratar um provedor para hospedar o meu banco de dados(Que já estar funcionando a todo vapor) para manter minha base ou tem outros meios dos clientes acessarem a base diretamente do meu servidor pessoal com conexão ADSL?.
• Terei que desenvolver a parte de cadastros e consultas via web ou poderei acessar com a aplicação que já tenho para desktop.
Desde já agradeço a todos.
Superdelphi
Curtir tópico
+ 0Posts
15/07/2008
Discorpio
Pra começar, quais os componentes de conexão com o banco que voce usa ?
Se for o IBDatabase da palheta Interbase, este permite voce fazer conexão com o banco via protocolo TCP/IP. Basta clicar duas vezes dentro dele e dentro da caixa de texto nominada ´SERVER´, voce digita o nome da sua máquina servidora ou o seu número de IP, isto é, antes primeiro escolha no RadioButton logo acima se a conexão é remota ou local, e é obvio que no seu caso, terá que ser remota.
Já na caixa de texto Database, voce vai digitar o caminho da pasta onde está localizado o seu banco físico no Servidor; Exemplo: ´C:\FireBird\MeuBanco\MeuBanco.gdb´.
Configure o User Name = ´SYSBDA´ e Password = ´masterkey´, tudo conforme digitei, ou seja, o usuário todo em maiúsculo e a senha toda em minúscula.
Também existe outras opções que ainda não tive oportunidade de usar, pois quando passei a fazer aplicações em Web, fui logo migrando para o JAVA, isto porque onde trabalho, trabalhamos com servidor em Linux.
Aos outras opções do Delphi são os componentes da palheta DataSnap, isto é se a versão do Delphi que voce usa for a 2007. Esta palheta utiliza a tecnologia DCOM e voce pode construir as aplicações Web juntamente com os componentes da palheta DBExpress.
Gostei + 0
15/07/2008
Superdelphi
A ideia é utilizar uma unica base para os clientes acessarem de cidades diferentes.
Gostei + 0
17/07/2008
Asales
estou com um problema semelhante descrito no seguinte post:
[url]http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=96251[/url].
A base de dados está num site e estou tentando acessar utilizando o zeos.
Se eu conseguir fazer a conexão, via zeos, a aplicação desktop feita em Delphi acessará a base de dados e no site o acesso ao Firebird será via PHP.
Caso você consiga a conexão, por favor, coloque a solução aqui.
Obrigado.
Gostei + 0
12/10/2008
Faustoalves
RemObjects www.remobjects.com.br (eu uso este)
Asta
Isto consiste em você dividir sua aplicação em duas partes, uma sendo o servidor de aplicação onde vai estar o seu banco com o DMRemoto com a conexção, e a aplicação client onde no seu dm vai estar somente os ClientDataSets e DataSources.
Tem uma lista de discussão no Yahoo NDDV, eles utiilizam o BSS, agora o RemObjects na minha opinião é imabatível para este fim,pelo menos até o Delphi 2007, pois no 2009 eles refizeram toda a parte do DataSnap e ficou show de bola.
[]´s
Fausto
Gostei + 0
12/10/2008
Faustoalves
Sobre o Linux, você pode construir um servidor de aplicações baseado no FreePascal, neste site www.remobjects.com tem alguns exemplos.
E sobre utilizar DataSnap esta tecnologia esta no delphi creio que desde o delphi 5,mas era conhecida como midas, e a partir do delphi 6 se não me engano mudou o nome para DataSnap.
[]´s
Fausto
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)