Fórum Firebird via internet(TCP IP) #59993

15/07/2008

0

Boa a tarde a todos os Delphianos!

Estou precisando de orientação dos membros com mais experiência neste assunto, é o seguinte. Tenho um sistema funcionando juntamente com firebird 1.5 e até o momento estar funcionando de acordo com as necessidades, mais agora estou tendo a necessidade de realizar cadastros e consultas on-line daí é que vem as duvidas:

OBS: Estas modificações será exclusiva para um grupo e não para todos.

• Tenho que contratar um provedor para hospedar o meu banco de dados(Que já estar funcionando a todo vapor) para manter minha base ou tem outros meios dos clientes acessarem a base diretamente do meu servidor pessoal com conexão ADSL?.
• Terei que desenvolver a parte de cadastros e consultas via web ou poderei acessar com a aplicação que já tenho para desktop.

Desde já agradeço a todos.

Superdelphi

Superdelphi

Responder

15/07/2008

Discorpio

Boa noite Superdelphi.

Pra começar, quais os componentes de conexão com o banco que voce usa ?

Se for o IBDatabase da palheta Interbase, este permite voce fazer conexão com o banco via protocolo TCP/IP. Basta clicar duas vezes dentro dele e dentro da caixa de texto nominada ´SERVER´, voce digita o nome da sua máquina servidora ou o seu número de IP, isto é, antes primeiro escolha no RadioButton logo acima se a conexão é remota ou local, e é obvio que no seu caso, terá que ser remota.

Já na caixa de texto Database, voce vai digitar o caminho da pasta onde está localizado o seu banco físico no Servidor; Exemplo: ´C:\FireBird\MeuBanco\MeuBanco.gdb´.

Configure o User Name = ´SYSBDA´ e Password = ´masterkey´, tudo conforme digitei, ou seja, o usuário todo em maiúsculo e a senha toda em minúscula.

Também existe outras opções que ainda não tive oportunidade de usar, pois quando passei a fazer aplicações em Web, fui logo migrando para o JAVA, isto porque onde trabalho, trabalhamos com servidor em Linux.

Aos outras opções do Delphi são os componentes da palheta DataSnap, isto é se a versão do Delphi que voce usa for a 2007. Esta palheta utiliza a tecnologia DCOM e voce pode construir as aplicações Web juntamente com os componentes da palheta DBExpress.

Responder

Gostei + 0

15/07/2008

Superdelphi

Utilizao o driver UIB com o SQLConnection.

A ideia é utilizar uma unica base para os clientes acessarem de cidades diferentes.

Responder

Gostei + 0

17/07/2008

Asales

superdelphi
estou com um problema semelhante descrito no seguinte post:
[url]http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=96251[/url].

A base de dados está num site e estou tentando acessar utilizando o zeos.

Se eu conseguir fazer a conexão, via zeos, a aplicação desktop feita em Delphi acessará a base de dados e no site o acesso ao Firebird será via PHP.

Caso você consiga a conexão, por favor, coloque a solução aqui.
Obrigado.

Responder

Gostei + 0

12/10/2008

Faustoalves

O que você pode fazer na verdade é uma aplicação nTier, ou multicamadas, para isto há várias saidas, o BSS(Borland Socket Server) que vem como próprio delphi ou lançar mão de outras suites.
RemObjects www.remobjects.com.br (eu uso este)
Asta
Isto consiste em você dividir sua aplicação em duas partes, uma sendo o servidor de aplicação onde vai estar o seu banco com o DMRemoto com a conexção, e a aplicação client onde no seu dm vai estar somente os ClientDataSets e DataSources.
Tem uma lista de discussão no Yahoo NDDV, eles utiilizam o BSS, agora o RemObjects na minha opinião é imabatível para este fim,pelo menos até o Delphi 2007, pois no 2009 eles refizeram toda a parte do DataSnap e ficou show de bola.
[]´s
Fausto

Responder

Gostei + 0

12/10/2008

Faustoalves

Também existe outras opções que ainda não tive oportunidade de usar, pois quando passei a fazer aplicações em Web, fui logo migrando para o JAVA, isto porque onde trabalho, trabalhamos com servidor em Linux. Aos outras opções do Delphi são os componentes da palheta DataSnap, isto é se a versão do Delphi que voce usa for a 2007. Esta palheta utiliza a tecnologia DCOM e voce pode construir as aplicações Web juntamente com os componentes da palheta DBExpress.

Sobre o Linux, você pode construir um servidor de aplicações baseado no FreePascal, neste site www.remobjects.com tem alguns exemplos.

E sobre utilizar DataSnap esta tecnologia esta no delphi creio que desde o delphi 5,mas era conhecida como midas, e a partir do delphi 6 se não me engano mudou o nome para DataSnap.
[]´s
Fausto

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar