Firebird vs Postgresql

22/10/2019

0

Estou fazendo um sistema em c# q será instalado em computadores de clientes q comprarem meu sistema, inicialmente eu estava usando o Firebird, mas tive alguns problemas com ele, n lembro o q era exatamente, mas um deles era aquilo onde tem a especificar o tipo de campo , pq ele n faz isso automaticamente, mas daí fui para o Postgresql pq conheci ele na net, bom, queria a opinião de vocês, fico com o postgresql ou volto para o firebird, o DB vai funcionar de várias formas na rede, daí depende do usuário q for usar, local, rede
Adolfo

Adolfo

Responder

Post mais votado

22/10/2019

Adolfo,
BD depende do amadurecimento que tem o teu sistema, e a familiaridade que tem com o mesmo.
Você está tendo dificuldades com o Firebird, então vale a pena realizar teste com outro banco PostgreSQL pode ser.
Lembrando que o C# funciona muito bem mesmo com o MSSQL, e este tem a questão de licenciamento, para tamanhos do banco de dados (vai ter que pesquisar).

Qual o tamanho do impacto para converter o programa para o novo banco?
Você criou uma classe específica para a conexão com a tabela, com os itens de banco e etc?

Depois destas poderão surgir mais questões, avalie bem e sucesso.
Responda as questões forma honesta e ... senta o dedo na codificação! (rsrsrsrs)

Bons códigos!
LMV

Estou fazendo um sistema em c# q será instalado em computadores de clientes q comprarem meu sistema, inicialmente eu estava usando o Firebird, mas tive alguns problemas com ele, n lembro o q era exatamente, mas um deles era aquilo onde tem a especificar o tipo de campo , pq ele n faz isso automaticamente, mas daí fui para o Postgresql pq conheci ele na net, bom, queria a opinião de vocês, fico com o postgresql ou volto para o firebird, o DB vai funcionar de várias formas na rede, daí depende do usuário q for usar, local, rede

Luiz Vichiatto

Luiz Vichiatto
Responder

Mais Posts

23/10/2019

Adolfo

Então, começando, os dois q lhe falei são gratuitos e podem ser usados em softwares comerciais, (Até onde eu sei)
O programa seria mais tipo um pdv, para cadastrar produtos, vendas, clientes..
Se o firebird for melhor q o postgresql para ess3 caso, a conversão seria um "pouco" trabalhosa, mas n tanto pq além disso ele nãoestá sendo utilizado pelos clientes ainda, Então n daria trabalho.
E quanto a classe, eu criei uma bem simples para conexãocom o DB, daí toda vez q quero utilizar, chamo ela, uso e depois fecho a conexão, e mirar essa classe para o Firebird também n seria difícil, seria a parte mais fácil rs
A parte mais difícil msm seria alterar os códigos SQL do postgresql para o Firebird e ir testando pra ver se tudo tá funcionando certinho rsrsrs

Adolfo,
BD depende do amadurecimento que tem o teu sistema, e a familiaridade que tem com o mesmo.
Você está tendo dificuldades com o Firebird, então vale a pena realizar teste com outro banco PostgreSQL pode ser.
Lembrando que o C# funciona muito bem mesmo com o MSSQL, e este tem a questão de licenciamento, para tamanhos do banco de dados (vai ter que pesquisar).

Qual o tamanho do impacto para converter o programa para o novo banco?
Você criou uma classe específica para a conexão com a tabela, com os itens de banco e etc?

Depois destas poderão surgir mais questões, avalie bem e sucesso.
Responda as questões forma honesta e ... senta o dedo na codificação! (rsrsrsrs)

Bons códigos!
LMV

Estou fazendo um sistema em c# q será instalado em computadores de clientes q comprarem meu sistema, inicialmente eu estava usando o Firebird, mas tive alguns problemas com ele, n lembro o q era exatamente, mas um deles era aquilo onde tem a especificar o tipo de campo , pq ele n faz isso automaticamente, mas daí fui para o Postgresql pq conheci ele na net, bom, queria a opinião de vocês, fico com o postgresql ou volto para o firebird, o DB vai funcionar de várias formas na rede, daí depende do usuário q for usar, local, rede
Responder

23/10/2019

Luiz Vichiatto

Você pode criar arquivos em no formato .sql para as consultas e/ou insert (se for o caso) e testa-los em uma ide para o banco de dados que deseja e assim ir ajustando.

Faça um teste de performance com os dois bancos para por exemplo uma tabela direta, com carga de dados lendo de uma tabela exibindo na tela e gravando na outra.

Já vi um teste da seguinte forma, foi criado um arquivo texto com o código EAN do produto, inclusive duplicados para representar mais do produto, e uma tela simples que listava os itens, iniciava a leitura do arquivo com os EANs, com um sleep (ou algo similar) na leitura dos produtos, realizava a leitura nas tabelas para e gravando na outra e no final simulava o pagamento e o encerramento do cupom. O teste era customizado de acordo com o banco de dados, o que não mudava eram as consultas(em alguns casos), que basicamente eram as mesmas, o Insert que mudava uma situação ou outra. Também tinha duas formas de conexão, a local e a remota, acredito que é possível realizar estes testes.
Isto para simular o PDV.
Na época o 'banco de caos' foi o access (não estou recomendando isso foi nos primórdios kkkkk)que ficou interessante, mas não tinha as opções que temos hoje.
Se ainda não tem o BD implementado acho que vale o teste.

Bons códigos para você.

Então, começando, os dois q lhe falei são gratuitos e podem ser usados em softwares comerciais, (Até onde eu sei)
O programa seria mais tipo um pdv, para cadastrar produtos, vendas, clientes..
Se o firebird for melhor q o postgresql para ess3 caso, a conversão seria um "pouco" trabalhosa, mas n tanto pq além disso ele nãoestá sendo utilizado pelos clientes ainda, Então n daria trabalho.
E quanto a classe, eu criei uma bem simples para conexãocom o DB, daí toda vez q quero utilizar, chamo ela, uso e depois fecho a conexão, e mirar essa classe para o Firebird também n seria difícil, seria a parte mais fácil rs
A parte mais difícil msm seria alterar os códigos SQL do postgresql para o Firebird e ir testando pra ver se tudo tá funcionando certinho rsrsrs

Adolfo,
BD depende do amadurecimento que tem o teu sistema, e a familiaridade que tem com o mesmo.
Você está tendo dificuldades com o Firebird, então vale a pena realizar teste com outro banco PostgreSQL pode ser.
Lembrando que o C# funciona muito bem mesmo com o MSSQL, e este tem a questão de licenciamento, para tamanhos do banco de dados (vai ter que pesquisar).

Qual o tamanho do impacto para converter o programa para o novo banco?
Você criou uma classe específica para a conexão com a tabela, com os itens de banco e etc?

Depois destas poderão surgir mais questões, avalie bem e sucesso.
Responda as questões forma honesta e ... senta o dedo na codificação! (rsrsrsrs)

Bons códigos!
LMV

Estou fazendo um sistema em c# q será instalado em computadores de clientes q comprarem meu sistema, inicialmente eu estava usando o Firebird, mas tive alguns problemas com ele, n lembro o q era exatamente, mas um deles era aquilo onde tem a especificar o tipo de campo , pq ele n faz isso automaticamente, mas daí fui para o Postgresql pq conheci ele na net, bom, queria a opinião de vocês, fico com o postgresql ou volto para o firebird, o DB vai funcionar de várias formas na rede, daí depende do usuário q for usar, local, rede
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar