GARANTIR DESCONTO

Fórum Firebird x Delphi conectando com componentes Interbase #349799

28/11/2007

0

Olá amigos, desenvolvi um sistema que utiliza o banco de dados Firebird, mas utilizando os componentes da aba INTERBASE. Como por exemplo:

IBDatabase para conectar,
IBDataSet para fazer inclusão, alteração e exclusão.

Sei que o indicado seria utilizar a aba dbExpress, mas teria algum problema técnico em estar utilizando componentes Interbase para banco de dados Firebird?

Obrigado,
Lex.

Buenolex

Buenolex

Responder

28/11/2007

Gandalf.nho

No momento não existe nenhum problema, eu mesmo uso essa paleta com o FB 2.0. O único problema é que não existe garantia de compatibilidade com futuras versões do Firebird, já que o programador que o mantém só se preocupa com o Interbase.

Responder

Gostei + 0

28/11/2007

Silviogs

Olá amigo

procure usar o Zeoslib 6.6.1 alé de ser open source vc pode usar para acessar vário bancos de dados.

Silvio Guedes

Responder

Gostei + 0

16/04/2008

Cbdo

Sds ALL,

Comecei estudar mais a sério o Delphi a pouco tempo. Não aprendí ainda como usar a aba do interbase no delphi 7 para manipular um banco firebird 2.0

Quando tento abrir o banco FDB através do IBdatabase, este só aceita extensões GDB.

Como proceder ?

Já estou pensando em utilizar o interbase 6.0 free no lugar do firebird por conta disso. Empaquei no capítulo 11 de um livro do Oliviero que trata de uma aplicação de mala direta. Se ajudar tenho uma cópia deste capítulo em PDF.

Responder

Gostei + 0

16/04/2008

Hall 9000

basta vc colar na propriedade DatabaseName o caminho do seu banco em Firebird.
Assim:
C:\Sistema\BaseDados\BDGestao.fdb

Pode testar que funciona.

Responder

Gostei + 0

16/04/2008

Paullsoftware

Olá galera, sem querer desviar o foco de vocês, conselho de quem já trabalhou muito com os componentes da paleta INTERBASE...
IBDataSet, IBDatabase e afins...

Comece a estudar DBExpress, comecei a algum tempo a apanhar dessa poderosa paleta de componentes, mais hoje uso ela em todas aplicações que faço, pois, fica mais fácil de se trabalhar depois que se passa a entender como funcionam os componentes, e pensando em futuro (Migração para n-tier por exemplo) não terás muitos problemas!!! um abraço a todos! :wink:

Responder

Gostei + 0

17/04/2008

Cbdo

Paulo valeu a dica, vou procurar no forum material sobre o dbexpress.

Obrigado pela ajuda Hall, mas retornou o erro abaixo.
[img:6464346a0d]http://br.geocities.com/pragadivina/duvidas/erro_fdb_interbase.gif[/img:6464346a0d]

Tive problemas com o GDB. Mexi numa config que não devia, o local do arquivo de segurança. Mas resolví. Setei para a pasta correta o banco.
Entretanto o meu banco GDB não está permitindo que eu crie chave primária em determinado campo integer na tabela cadastro de cliente.

Enquanto isso vou procurar algo sobre o DBexpress.

Responder

Gostei + 0

18/04/2008

Pestana_

sobre o erro:

você tem o Interbase intalado na sua máquina?

caso sim, é provavel que o Firebird está tentando utilizar o gds32.dll do Interbase, caso ocorra isso você precisa adicionar a biblioteca fbClient.dll do firebird no diretorio [i:41fac43021]system32[/i:41fac43021] do Windows e renomear para gds32.dll, mas antes você precisa renomear a dll do Interbase por qualquer outro nome.

espero ter ajudado!
Pestana.

Responder

Gostei + 0

18/04/2008

Pestana_

tem esse tópico tambem, ([b:d2d34d6260] http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=61270 [/b:d2d34d6260]) de uma olhada no que o [b:d2d34d6260]Vinicius[/b:d2d34d6260] postou.

flw.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar