FireDAC, DevExpress ou ADO

16/02/2016

0

Amigos, boa tarde. FireDAC, DevExpress ou ADO, tenho que decidir entre eles. Estou usando o Banco SQLServer 2008. Obrigado antecipadamente.
Adroaldo Montenegro

Adroaldo Montenegro

Responder

Posts

16/02/2016

William

Adroaldo acredito que vc esteja utilizando uma versão do Delphi mais atual para ter suporte a engine FireDAC, então nesse caso aconselho usar ela mesma.

A própria Embarcadero (IDERA) assumi que não vai mais atualizar o "DBExpress", já trabalhei em alguns projetos com ADO pessoalmente não tenho nada contra nem a favor dele, mas entendo que pode estar ficando mais ultrapassado.
Responder

16/02/2016

Adroaldo Montenegro

Obrigado Willian.

Na verdade uso o delphi xe7, porém vou migrar um projeto em delphi 7 com ADO para o XE7. Então pensei em usar o ADO, ou mudar para FireDAC. Acontece que ainda nãoi conheço bem o FireDac (seus riscos/bugs/etc). Também tenho um aplicativo em Dephi 2010 / Firebird, com DBExpress, sem problemas, onde utilizo bastante a facilidade do CDS. Não sei se o FireDac tem algo similar ou melhor ao CDS. Por isso fiquei em dúvidas. Meu objetivo é migrar os dois para uma mesma engine.
Esse é meu medo. Dores de cabeça depois.
Responder

16/02/2016

William

Então Adroaldo, também tenho sistema de retaguarda, pré-venda e PDV utilizando a engine DBExpress e Firebird, como foram desenvolvidos no Delphi XE ficaram assim, até tenho o Delphi XE6 instalado mas não quis ter o retrabalho, pelo menos por enquanto . rsrsr

Quanto ao FireDAC tenho acompanhado na comunidade e fiz algumas aplicações pequenas, até o momento não tenho do que reclamar, além dele possuir a vantagem de ser bidirecional para navegação em DataSets, coisa que o DBExpress não tem e acaba forçando o uso do ClientDataSet.

Mas vc pode usar FireDAC em conjunto com ClientDataSet sem problema nenhum também!
Responder

16/02/2016

Adroaldo Montenegro

Bom saber disso.

William, muito obrigado pela dica amigo.
grande abraço.
Responder

16/02/2016

William

Disponha Adroaldo!

Não é muito mas pode ajudar vc no começo da migração, escrevi esse post no meu blog o pessoal tem gostado [url:descricao=Conexão FireDAC + Firebird com arquivo INI no Delphi XE6]http://www.devwilliam.com.br/delphi/conexao-firedac-firebird-com-arquivo-ini-no-delphi-xe6[/url].
Responder

16/02/2016

Adroaldo Montenegro

Ok William, vou dá uma olhada.
Obrigado amigo.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar