GARANTIR DESCONTO

Fórum Fixar coluna DBGrid #187654

10/10/2003

0

Bom dia !

sou iniciante , estou tentado fazer um tipo de agenda para marcar consultas (posto de saude), nâo sei como fazer para que apareça os horarios fixos na primeira colunado grid.
já vi este tipo de grid em outros programas, onde aparece os horarios com os intervalos.
08:00
08:30
09:00
e assim por diante.

alguem poderia me dizer como fazer isso ,existe um outro componente para fazer isso.

obrigado!

[b:d77a0b0c51]Título em letras maiúsculas editado, conforme citado nas regras de conduta.[/b:d77a0b0c51]

Wilson Rodrigues

Wilson Rodrigues

Responder

10/10/2003

Bacalhau

Vou tentar uma abordagem com Paradox. Cria uma tabela (horarios.db, por exmplo) com a seguinte estrutura:

data - Date
hora - Time
2 feira
3 feira
4 feira
5 feira
6 feira
sabado
domingo

Cria uma rotina que gera uma ou mais semanas, ou até anos inteiros. Por exemplo:

table1.append;
table1.edit;
table1.fieldbyname(´data´).asdatetime := <data>;
table1.fieldbyname(´Hora´).asstring := ´8:30´;
table1.post;

table1.append;
table1.edit;
table1.fieldbyname(´data´).asdatetime := <data>;
table1.fieldbyname(´Hora´).asstring := ´9:00´;
table1.post;

e por aí fora, relativamente à mesma data. O processo é repetido com as datas seguinte. É meio extenso, mas o recurso a estruturas de repetição abrevia este trabalho. Como é obvio esta tabela é muito grande. Poderás criar outra tabela com estrutura igual, para servir de arquivo e manter só os horários de hoje para a frente. Deixo ao teu critério a construção de uma rotina de arquivo para uma semana.

O passo seguinte é o que colocar dentro da tabela. Por exemplo, às 12:00 do dia 10-10-2003 pretendes registar o quê? Um inteiro, um nome, um código do paciente? Tudo depende. Se for um paciente, o melhor é criar uma tabela de pacientes e registar somente o código. Toda a ligação à informação do paciente é trabalhada fora do horário.

Depois dá notícias
abraço do bacalhau e espero ter ajudado

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar