Fórum Fixar Colunas DBGrid #242803
13/07/2004
0
Valeu a força!!!
JR.
Jrjoliv2003
Curtir tópico
+ 0Posts
13/07/2004
Cabelo
Cabelo
Gostei + 0
13/07/2004
Jrjoliv2003
Por exemplo:
Tenho as colunas: Código, Nome, Endereço, Cep, Salário, Data de Nascimento e Função.
Quando clicar na seta para o lado direito as colunas Código e Nome ficarem paradas.
Valeu a força!!
JR.
Gostei + 0
13/07/2004
Cabelo
agora eu entendi..
eu tive que fazer a mesma coisa a um tempo atrás, mas dá um pouco de trabalho, pq vc não usaria mais um DBGrid, mas passaria a usar 2 StringGrids, e construir os Grids tudo na mão..
vc usaria a mesma query, e no primeiro StringGrid vc iria dar um add das colunas Código e Nome, e no outro stringgrid o restante das colunas, desta forma as colunas código e nome ficariam fixas na tela.., e sem a barra de rolagem..
espero ter ajudado..
Cabelo
Gostei + 0
13/07/2004
Jrjoliv2003
Não sei se era com 2 stringgrid ou na mesma dbgrid...
Bom vou esprar mais um pouco, quem sabe alguém não já tenha feito isso.....
Vou copiar a sua dica!
Valeu!!
JR.
Gostei + 0
13/07/2004
Cabelo
Se precisar, ou melhor se optar por fazer por stringgrid, estou aki pra dar uma força..
sem mais
Cabelo
Gostei + 0
13/07/2004
Paulo_amorim
Olá
Só podem ser ESTAS colunas fixaS? se forem todas, fica mais fácil pois daí eh soh mudar a propriedade...
Até+
Gostei + 0
13/07/2004
Jrjoliv2003
Valeu a força!!
JR.
Gostei + 0
13/07/2004
Vinicius2k
Creio que não seja possível fazer o que vc pretendo com o DBGrid nativo... talvez vc possa usar Grids de 3ºs como este da Quasidata : http://www.torry.net/db/visible/db_grids/dagridd.zip
Utilizo-o há cerca de 2 anos e nunca tive problemas... além de poder fixar as colunas vc poderá utilizar-se de várias outras propriedades muito úteis, como a popular ´zebra´, por exemplo...
Espero ter ajudado...
T+
Gostei + 0
13/07/2004
Cabelo
desculpe minhaignorância, mas vc sabe se este componente funciona em .CLX ??
Cabelo
Gostei + 0
13/07/2004
Vinicius2k
Cabelo, eu não tenho certeza pq nunca testei, mas acho q ele eh só VCL...
T+
Gostei + 0
13/07/2004
Cabelo
Os componentes que usam a .VCL são excluídos quando vc estiver usando .CLX, mas mesmo assim sobram alguns dos componentes na paleta Alt..
Infelizmente o AltGrid não fica acessível..
obrigado por mais esta dica..
Cabelo
Gostei + 0
13/07/2004
Vinicius2k
Mas Cabelo, vc realmente porta ou pretende portar seu código entre o Delphi e o Kylix? se não acho que vc abidica de de recursos da VCL sem muita necessidade... esta eh minha opinião... se sim, desconsidere então minha colocação pq vc estah correto...
T+
Gostei + 0
13/07/2004
Jrjoliv2003
instalar esse componente é mais fácil que tirar doce da boca de criança...
Que isso!!!!! os componentes RX deveriam ser assim também na hora da instalação....
Valeu mesmo!!
Bom,
como q eu fixo as colunas e deixo zebrado com esse componente?
Muito Obrigado mesmo!!!!
JR.
Gostei + 0
14/07/2004
Vinicius2k
Zebra : AltOptions -> StripedRows = True e AltColors -> Stripe0 e Stripe1 com as cores desejadas...
Sendo absolutamente honesto, não estou encontrando nesta versão (1.6) a FixedCols presente na versão que eu uso (1.3)... como a minha é a versão paga, não sei dizer se nesta versão trial esta propriedade foi retirada...
Se realmente não estiver presente, peço que me desculpe a dica furada que dei, mas já vi no http://www.torry.net outras grids com esta propriedade na descrição do componente...
T+
Gostei + 0
14/07/2004
Jrjoliv2003
Vou procurar...
JR.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)