Fórum Fixar Colunas DBGrid #242803

13/07/2004

0

Como poderia fixar uma ou duas colunas de um DBGrid. Fixar para que quando clicar nas setas de rolagem elas não se movam, as outras sim.

Valeu a força!!!

JR.

Jrjoliv2003

Jrjoliv2003

Responder

13/07/2004

Cabelo

Não entendi sua dúvida, seria grids diferentes, ou no mesmo grid??

Cabelo

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Jrjoliv2003

No mesmo DBGrid.

Por exemplo:

Tenho as colunas: Código, Nome, Endereço, Cep, Salário, Data de Nascimento e Função.

Quando clicar na seta para o lado direito as colunas Código e Nome ficarem paradas.

Valeu a força!!

JR.

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Cabelo

Caro Colega..

agora eu entendi..

eu tive que fazer a mesma coisa a um tempo atrás, mas dá um pouco de trabalho, pq vc não usaria mais um DBGrid, mas passaria a usar 2 StringGrids, e construir os Grids tudo na mão..

vc usaria a mesma query, e no primeiro StringGrid vc iria dar um add das colunas Código e Nome, e no outro stringgrid o restante das colunas, desta forma as colunas código e nome ficariam fixas na tela.., e sem a barra de rolagem..

espero ter ajudado..

Cabelo

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Jrjoliv2003

Cara se eu não tô enganado eu já vi isso...

Não sei se era com 2 stringgrid ou na mesma dbgrid...

Bom vou esprar mais um pouco, quem sabe alguém não já tenha feito isso.....

Vou copiar a sua dica!

Valeu!!

JR.

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Cabelo

Firmeza..

Se precisar, ou melhor se optar por fazer por stringgrid, estou aki pra dar uma força..

sem mais

Cabelo

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Paulo_amorim

Cara se eu não tô enganado eu já vi isso... Não sei se era com 2 stringgrid ou na mesma dbgrid... Bom vou esprar mais um pouco, quem sabe alguém não já tenha feito isso.....

Olá
Só podem ser ESTAS colunas fixaS? se forem todas, fica mais fácil pois daí eh soh mudar a propriedade...

Até+

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Jrjoliv2003

É q na DbGrid que tenho são 8 colunas. As 2 primeiras o usuário sempre precisará visualizar. As outras podem ficar escondidados conforme clicar na seta de rolagem para o lado direito...

Valeu a força!!

JR.

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Vinicius2k

JR,

Creio que não seja possível fazer o que vc pretendo com o DBGrid nativo... talvez vc possa usar Grids de 3ºs como este da Quasidata : http://www.torry.net/db/visible/db_grids/dagridd.zip
Utilizo-o há cerca de 2 anos e nunca tive problemas... além de poder fixar as colunas vc poderá utilizar-se de várias outras propriedades muito úteis, como a popular ´zebra´, por exemplo...

Espero ter ajudado...

T+

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Cabelo

Vinicius

desculpe minhaignorância, mas vc sabe se este componente funciona em .CLX ??

Cabelo

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Vinicius2k

vc sabe se este componente funciona em .CLX ??

Cabelo, eu não tenho certeza pq nunca testei, mas acho q ele eh só VCL...
T+

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Cabelo

Baixei o instalador aki e fiz a instalação..

Os componentes que usam a .VCL são excluídos quando vc estiver usando .CLX, mas mesmo assim sobram alguns dos componentes na paleta Alt..

Infelizmente o AltGrid não fica acessível..

obrigado por mais esta dica..

Cabelo

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Vinicius2k

Confirmado então...
Mas Cabelo, vc realmente porta ou pretende portar seu código entre o Delphi e o Kylix? se não acho que vc abidica de de recursos da VCL sem muita necessidade... esta eh minha opinião... se sim, desconsidere então minha colocação pq vc estah correto...

T+

Responder

Gostei + 0

13/07/2004

Jrjoliv2003

Cara,

instalar esse componente é mais fácil que tirar doce da boca de criança...
Que isso!!!!! os componentes RX deveriam ser assim também na hora da instalação....

Valeu mesmo!!

Bom,
como q eu fixo as colunas e deixo zebrado com esse componente?

Muito Obrigado mesmo!!!!

JR.

Responder

Gostei + 0

14/07/2004

Vinicius2k

como q eu fixo as colunas e deixo zebrado com esse componente?

Zebra : AltOptions -> StripedRows = True e AltColors -> Stripe0 e Stripe1 com as cores desejadas...

Sendo absolutamente honesto, não estou encontrando nesta versão (1.6) a FixedCols presente na versão que eu uso (1.3)... como a minha é a versão paga, não sei dizer se nesta versão trial esta propriedade foi retirada...
Se realmente não estiver presente, peço que me desculpe a dica furada que dei, mas já vi no http://www.torry.net outras grids com esta propriedade na descrição do componente...

T+

Responder

Gostei + 0

14/07/2004

Jrjoliv2003

Eu dei uma olhada. A maioria são pagos. pior que estou precisando fixar as colunas. Eu tô no trabalho e não tenho como ver se tem essa propriedade no componente. Mas valeu!!!

Vou procurar...

JR.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar