Fontes (letras) no Kylix

08/03/2005

0

Caros amigos,
estou desenvolvendo meu projeto no Kylix e estou tendo a dificuldade com relação às fontes e também com caracteres especiais (ç, á) por exemplo.

O que está acontecendo, eu desenvolvo a minha aplicação com a fonte padrão do Kylix, ou seja não mudo a fonte, e quando vou rodar a minha aplicação no Linux do cliente que é outra distribuição, eu desenvolvo usando o SuSE e o cliente possui Conectiva então quando abro a aplicação lá o sistema fica todo feio com outra fonte totalmente deformado e ainda mais os trechos que possuem informações com ç ou acento te transformam em caracteres estranhos.

Bem... O como eu gostaria que alguem em ajudasse ou me dando dicas de como operar com fontes no linux (levar pro cliente etc.) ou até mesmo me ensinando como usar fonts melhores ex. (Fonts do windows como tahoma, arial) e também colocar isso no cliente!

Aguardo retorno,
[b:2eeb189a22]Eduardo Tavares[/b:2eeb189a22]


Eduardo Tavares

Eduardo Tavares

Responder

Posts

09/03/2005

Kitsystem

Pegue as fontes que vc esta utilizando no Windows, exemplo ´Arial.TTF´ e instale na sua distribuição Linux.


Responder

09/03/2005

Eduardo Tavares

Pegue as fontes que vc esta utilizando no Windows, exemplo ´Arial.TTF´ e instale na sua distribuição Linux.


Como eu poderia fazer isso via script, tipo, para eu facilitar a instalação do meu sistema?


Responder

23/03/2005

Eduardo Tavares

[quote:373eccc1be=´Eduardo Tavares´]
Pegue as fontes que vc esta utilizando no Windows, exemplo ´Arial.TTF´ e instale na sua distribuição Linux.


Como eu poderia fazer isso via script, tipo, para eu facilitar a instalação do meu sistema?[/quote:373eccc1be]

Caros amigos,
iniciei meu projeto em Kylix no SuSE usando a fonte tahoma.ttf estava tudo muito bem enquanto eu desenvolvia esse sistema somente no SuSE o que aconteceu é que em minha casa eu uso Conectiva nesse caso eu instalei a fonte tahoma.ttf e iniciei o kylix com o meu projeto quando fui executar ao abrir o sistema notei que as fontes que estavam em modo de design estavam diferentes das fontes em runtime elas estavam menores e deformando o layout que eu desenvolvi (colocando PageControl por cima de label) ficou muito feia minha aplicação mas em design time continuava da mesma forma.

Outro problema é que se eu mexer no design da minha aplicação no Delphi quando abro no Kylix todos os componentes que estava com fonte em negrito perdem esse estilo, estou meio confuso e chocado com esse problema.

Sem contar os acentos, palavras que eu acentuei no SuSe ao abrir no conectiva vieram todas confusas um exemplo [b:373eccc1be]Código[/b:373eccc1be] vira [b:373eccc1be]C$¬digo[/b:373eccc1be].

Gostaria que alguem dividisse comigo suas experiencias a respeito desse assunto.


Desde já agradeço,
[b:373eccc1be]Eduardo Tavares de Sousa[/b:373eccc1be]


Responder

24/03/2005

Kitsystem

Peguei as informacoes abaixo no forum da distribuição brasileira do Linux Kalango
----------------------------------

Faz o seguinte:

Saia do Kylix.
Edite o arquivo $HOME/.borland/.borlandrc
Encontre a linha WineLook
Troque KDE para win98.
depois
rm cached*

Pronto! Reinicie o kylix e ficará ok!


Responder

30/03/2005

Eduardo Tavares

Peguei as informacoes abaixo no forum da distribuição brasileira do Linux Kalango ---------------------------------- Faz o seguinte: Saia do Kylix. Edite o arquivo $HOME/.borland/.borlandrc Encontre a linha WineLook Troque KDE para win98. depois rm cached* Pronto! Reinicie o kylix e ficará ok!


Infelizmente não deu certo! :(
Estou as imagens exemplificando o que eu disse...

Em Design time:
http://eduardots.blig.ig.com.br/imagens/desenvolvimento.gif

Em Runtime:
http://eduardots.blig.ig.com.br/imagens/execucao.gif

Aguardo resposta,
[b:360da8c7a7]Eduardo Tavares[/b:360da8c7a7]


Responder

30/03/2005

Dopi

Vendo as imagens, suspeito que o problema seja a propriedade Scaled do Form...

Deixe sempre em Scaled = False


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar