GARANTIR DESCONTO

Fórum Foreing Key no DbCombobox #264032

04/01/2005

0

Caros Amigos,

O programa que estou desenvolvendo precisa da utilização de Chave-Estrangeira... Deixe-me explicar-lhes melhor: O modo em que eu selecionar algum item do dbCombobox1, ele me apresente os atributos no bdCombobox2. Ex:
:arrow: Seleciono [i:67ffacb0db]Brasil[/i:67ffacb0db] no primeiro;
:arrow: Aparece [i:67ffacb0db]DF,RJ,SP,MG,RS...[/i:67ffacb0db] no segundo;

Uso Delphi7, Banco em Sql;

Agradeço-lhes desde já, qualquer ajuda será de suma importância,

Fábio.

Antepostumo

Antepostumo

Responder

04/01/2005

Andremuller

para isso monte um estrutura mestre-detalhe.
Caso não saibas como, envie uma resposta informando quais compontes de acesso estás utilizando

Responder

Gostei + 0

05/01/2005

Antepostumo

Caro Muller,

agradeço-lhe pela atenção dada a minha petição... Bem, retornando ao assunto de sua mensagem: Estou utilizando ´Datasource´ para regenciamento com o banco através de um ´Adoquery´. Aliás, esses ´Combos´ deverão ser atualizados a partir de cadastros feitos em um ´Listbox´ em outro Form, pois eu terei que cadastrar, alterar e remover esses dados. Sendo assim, eu terei que fazer uma conexão entre o ´DblookupListbox´ (não sei se esse é o melhor acessório a ser usado para visualização de cadastro), de um Form e os ´DbCombobox´s´ de outro (esses serão atualizados a partir do momento em que é feito novos cadastros, alterações, remoções de dados).
Se preferires eu poderia estar mandando uma cópia com esplicações detalhados para entenderes melhor.

Mais uma vez agradeço-lhe,

Fábio.

Responder

Gostei + 0

05/01/2005

Andremuller

deixa eu enteder: segundo teu prórprio exemplo, quando tu selecionar brasil no DblookupListbox deve aparecer ´RS, SC, ....´ no DbCombobox do outro form?

É isto que tu quer?

Responder

Gostei + 0

08/01/2005

Antepostumo

Caro Muller,

Devo não ter me expressado bem, mas tentarei ser mais distinto.
No 1° form terá o Combobox1 e Combobox2.
No 2° form haverá DblookupListbox1 e BblookupListbox2.
Até aí tudo bem...

[b:7998546d5e]NO PRIMEIRO FORM:[/b:7998546d5e]

:arrow: O DbCombobox1 representará o País;
:arrow: O DbCombobox2 representará os Estados;

[b:7998546d5e]NO SEGUNDO FORM:[/b:7998546d5e]
[i:7998546d5e](Este é o Form de Cadastro, Alteração e Remoção. No caso de acrescentar ou excluir Países, Estados... ATUALIZANDO NO FORM DOS COMBOBOX´S)[/i:7998546d5e]:

:arrow: O DblookupListbox1 representará os Países
(Neste Adicionarei, Alterarei e Excluirei os Nomes dos Países);
:arrow: O DblookupListbox2 representará os Estados
(Neste Adicionarei, Alterarei e Excluirei os Nomes dos Estados);

[i:7998546d5e]Note que a partir do momento que Insiro ou Altero os registros do FORM2, eles terão que ser atualizados automaticamente no FORM1.[/i:7998546d5e]

Por Favor se tu aindas não entendeste o proposto, mande-me um e-mail que lhe enviarei uma cópia dos forms.

Agradeço-lhe a atenção dada,

Fábio.

Responder

Gostei + 0

10/01/2005

Andremuller

ao invés de adoquery utilize a estrutura ADODataSet + DataSetProvider + ClientDataSet + DataSource. Isso porque você pode criar um controle a partir do segundo form dando Refreshs nos ClientDataSet do Form1, ou através de um timer (não aconselho), atualizando assim as informações dos países e estados.
Como não conheço perfeitamente a utilidade disso, gostaria de lembrar que na maioria das vezes o DbLookUpComboBox é mais aconselhado, utilizando a propriedade ListSource, ListField e KeyField para a exibição dos dados.

Caso Form1 chame Form2, dê um refresh após o fechamento de Form2. Caso esses forms sejam independentes e tu utilize ´Show´ fazendo com que os dois possam ser alterados simultaneamente, controle o refresh no AfterDelete e AfterPost dos DataSets do Form2. Cuidado para não criar referências circulares nas declarações das units que possibilitarão os refreshs.

Espero ter ajudado.
Caso existam mais dúvidas, envie-a.

Responder

Gostei + 0

14/01/2005

Antepostumo

Caro Muller,

Agradeço-lhe pela ajuda sobre alguns itens que devo usar para as conexões entre os dois forms... Mas Não ficou para mim claro [i:a6898b52a6]em que form eu irei usar o ADODataSet + DataSetProvider + ClientDataSet ... [/i:a6898b52a6]E também como eu poderia estar fazendo [i:a6898b52a6]a Foreing Key entre os combobox´s do 1 Form[/i:a6898b52a6], Lembra-te? Se não for muita indiscrição da minha parte, tu poderias estar mostrando como fazer passo-a-passo...?

Obrigado mais uma vez pela atenção,

Fábio.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar