Fórum Form para pesquisas em tabelas com FK #277342
15/04/2005
0
Estou migrando um sistema do Paradox para o FB, no Paradox eu utilizava os componentes Infopower para fazer pesquisas em tabelas, agora no FB estou tendo que desenvolver um form para cada tabela a ser pesquisada, alguém teria uma solução menos trabalhosa e mais criativa.
O que eu chamo de pesquisas em tabelas FK ex:
No cadastro de pedidos tenho que inserir, entre outros, o código do cliente estou criando um form para pesquisar a tabela de clientes e retornar o código, o mesmo no cta a pagar(Tabela fornecedor), Itens do pedidos(Tabela de produtos).
Tem um componente no site do clupedelphi, na seção artigos, SimpleFind - gerador de consultas simples, baixei o componente mas de forma alguma consigo utiliza-lo no delphi 6.
Se algum irmão puder me fornecer alguma unit/form do tipo ou mesmo se quizer trocar, tenho um componente que desenvolvi, derivado do TDBEdit que troca a cor quando focado e ainda tira acentos e pode tratar nomes próprios, do mesmo componente eu fiz um udf para o FB para retirar acentos e tratar nomes próprios, se alguém se interessar podemos trocar.
[b:3e1c1d8903]Exemplo de como ele trata nomes próprios:
JOSE DA SILVA LEAO JUNIOR
Jose da Silva Leao Junior
Basta setar um propriedade no componente para UpperLowerCase
e para retirar os acentos é só setar a propriedade NoAccent para True.[/b:3e1c1d8903]
Fausto
ps: envio os fontes também
faustoalves@uol.com.br
Faustoalves
Curtir tópico
+ 0Posts
15/04/2005
Fer_nanda
Monto minha sql em tempo de execução passando parâmetros referentes a pesquisa necessária. Ela executa e joga nesse form os itens.
Mais ou menos assim:
Estou no formulário de pedido e preciso pesquisar o cliente.
No edit do nome do cliente eu teclo um F2 por exemplo e ele chama uma função passando como parametro CLI.
Essa função busca a select referente ao parâmetro, no caso
if funcao = ´CLI´ then sql:=Select campo1 Cod, campodescricao Descricao from tabela where campodescricao Like ´; order := ´order by campodescricao´;
Depois disso a mesma função cria meu formulario de pesquisas gerais e joga para o dataset a pesquisa, que foi deixada padrão
qryPesquisa.Sql.Text := sql + QuotedStr(edtCampoPesquisa.Text + ´¬´) + order;
edtCampoPesquisa refere-se ao campo de pesquisa q tenho nesse formulário de pesquisas simples (2° criado).
Bom se no mesmo formulário de pedido eu precisar pesquisar o produto por exemplo, utilizo o mesmo form e a mesma função, apenas mundando o parametro para ´PRO´, obviamente preciso inserir a select referente a ele na function... mas farei isso apenas uma vez e posso utilizar em qualquer parte do sistema.
Bom... não gosto de escrever muito pra não confundir... mas se restou dúvidas ou te deixou mais perdido me fala.
Att.
ps: acho q o ideal seria colocar o tópico no fórum de delphi.
Gostei + 0
15/04/2005
Sandra
Legal fer... movido conforme sua sugestão! :D
Gostei + 0
25/04/2005
Row
ainda não testei esse simplefind, mas segundo o Fausto, ele tem muitos BUGS.
Caso alguem tenha conseguido utilizar o wwwDbgrid ou outro componentes da InfoPower utilizando arquitetura cliente-servidor, de preferencia dbexpress eheheh, de um help pra gente!
To usando InfoPower 4000 Pro e Delphi 7
Gostei + 0
29/04/2005
Row
Pelo menos eu não consegui.
Eu queria usar aquele GridLook.
Que faz isso fauto citou
Alguem sabe alguma maneira/componente para fazer isso?
Obrigado
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)