Fórum Form SDI estilo Outlook #321563

17/05/2006

0

Alguém sabe como eu posso fazer um form SDI estilo Outlook? Vou explicar exatamente o que quero, para quem conhece o programa ficará mais fácil entender.

Essa é a estrutura do form do outlook:

[img:89feafdfbc]http://www.devexpress.com/Support/BestPractices/VCL/SAP/i/image001.gif[/img:89feafdfbc]

O que não sei fazer adequadamente é a ´Working Area´.
Quando você clica em um butão do Navigation Control uma nova página se abre na Working Area com os seus devidos controles.É como se fosse um PageControl sem usar Tabs ocupando toda a ´Working Area´ e a principio poderia se usar um PageControl , porém o PageControl carrega todas as suas páginas e seus devidos componentes de uma vez só, e nessa situação, considerando que haverá diversas ´páginas´ cheias de controles, seria um grande disperdicio de memória e também dificultaria a programação, seria adequado se o PageControl carregasse/destruisse suas páginas conforme as mesmas fossem Exibidas/Escondidas, mas não é o caso.

Alguém conhece uma boa forma de se implementar a ´Working Area´?

Valeu...

Joe_wah

Joe_wah

Responder

17/05/2006

Paulocesar1301

Pq você não trabalha com Forms normais e, quando carregar pede para fazê-lo centro de um Panel Mestre(sua ´Working Area´), basta mudar o parent do form quando for criar...

Abraços e Bons Códigos :wink:

Responder

Gostei + 0

17/05/2006

Joe_wah

Paulo, pelo que entendi você sugeriu colocar um Panel na working area, fazer os forms separados normalmente e então carregar/destruir o form dentro do Panel conforme necessário, é isso?Mas eu não faço idéia de como fazer isso, poderia explicar?

Responder

Gostei + 0

17/05/2006

Paulocesar1301

Simples como 2+2=4 :wink:

Application.CreateForm(TSeuForm, SeuForm);
SeuForm.Parent := SeuFormBase.Panel1;
SeuForm.Show;

É claro que será necessário trabalhar com algumas propriedades (ex.: se seu formpuder ser minimizado, precisará trabalhar o movimento do mesmo e sua posição, pois o componente criado dessa forma não tem restrição de posicionamento, podendo ficar fora da tela do usuário), colocar scrollbox ou outros...
Lembre-se, não é preciso nada de mais... crie seus forms normalmente... eu, quando uso esse tipo de coisa, crio meu próprio caption estilizado, mas podes usar o padrão mesmo.

Abs e Bons Códigos :wink:

Responder

Gostei + 0

17/05/2006

Joe_wah

Obrigado, deu certo. Foi só tirar a borda e por align All Left q ficou exatamente como eu queria queria.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar