Form1 lt;-gt; Form2 - Form 2 lt;-gt; Form1 - Passa/Retor

05/12/2005

0

Alô gente!

* Utilizo Delphi7/DBExpress/query/provider/clientdataset/firebird.

Minha aplicação é SDI.

Em um form1 (ex: tela de cadastro de clientes) tem um botão na frente de um dbedit (ex: dbedit -> nome_usuario) que chama um form2 (Ex de pesquisa de usuários por nome) no modo ´MODAL´. (mas eu quero sair do modo SHOWMODAL (para dar mais liberadade para o cliente)).

O que eu queria era poder criar estes forms dinamicamente em modo ´NÃO MODAL´ (cadastro e pesquisa) de modo que eles pudessem ser chamados também apartir de um menu (que estaria no form principal), de forma que, se o usuario chamasse através do menu o -> form1 (cadastro não modal), dentro deste form2 (pudesse criar e mostrar o form2 (pesquisa não modal), e que ao fechar este form2 (pesquisa) ele voltasse para form1 retornando a ´CHAVE PRIMÁRIA´ localizada em um ex: DBGRID.

Beleza até aí :)?

Agora... Se o cliente entrasse pelo -> menu principal -> no form2 (pesquisa) e efetuasse uma pesquisa (achasse dados ou não), ao fechar o form2 (pesquisa) ele abrisse direto o form1 (cadastro) em modo não modal já retornando a ´CHAVE PRIMÁRIA´ se selecionada no DBGRID.

* Trabalhar com MODAL é mais fácil por que no fechar do form2 o código que trata o resultado (abaixo do SHOWMODAL) posiciona a tabela no campo... etc. e tal, mas com apenas SHOW, o processamento que está após a chamada do form2 (SHOW), passa direto. (e seria as linhas que tratariam o retorno da chave) :)

Uaiii... Que errolada... Enfim... Será que tem como fazer isto em modo não MODAL?

E com chamadas modal? seria que funcionaria? o cliente entra no 1 (cadastro MODAL) e tem botão para chamar o 2 (pesquisa MODAL) quando fecha já retornar a pesquisa para 1 (beleza).
Mas no inverso? Se ele entra primeiro no 2 (pesquisa MODAL) pesquisa e fecha... Como eu testo para saber apenas mostro o 1 (cadastro MODAL) (neste caso ele já deveria estar criado :) ou se tenho que criar e mostrar o 1? E quando ao parametro retornado, como ficaria?

Se puderem me ajudar... agradeco e muito.
se puderem me dar uma dica a respeito de não fazer esta enrrolada... agradeço as sugestões.

Valeu pelas ajudas.
Luciano-User-BA


Userba

Userba

Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar