Fórum Formação "ideal" para trabalhar com programação? #404823

12/07/2011

0

Bom dia, galera do DevMedia.Qual a opinião de vocês sobre a "formação" do profissional que trabalha com desenvolvimento de sistemas no mercado atual? E que cursos são mais ou menos "bem vistos" e "desejados"?Por exemplo, eu trabalho com desenvolvimento em Delphi, C# (Windows Forms, WPF, Windows Phone 7), estou desenrolando algo no MonoDroid e não pretendo parar de estudar novas tecnologias (no eixo de programação). Estou cursando o Bacharelado em Ciências e Tecnologia na UFRN, este curso fornece uma formação "generalista" em tecnologia, mas também permite o ingresso em engenharias. Inicialmente, eu pretendia cursar Engenharia da Computação, mas estou "balançado" por Engenharia Mecatrônica.Fica a questão: é claro que eu nunca vou "esquecer" o que sei de desenvolvimento e pretendo trabalhar com isso "pra sempre". Mas como o mercado de trabalho vê um Engenheiro Mecatrônico para trabalhar com programação?Espero ter sido claro e conto com a ajuda de vocês.Grato.
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

Responder

03/08/2011

Wagner Pereira

Olá Joel, geralmente as empresas que contratam analistas e programadores de sistemas, optam pelo profissional voltado para análise de sistemas, esse profissional sai da faculdade com uma carga de conhecimento maior nesta área, mas não quer dizer que quem é formado em engenharia não saiba fazer também. O profissional formado em engenharia sai com uma carga de conhecimento teórico muito grande e tem que buscar,  em seus tempos vagos, estudar mais sobre assuntos de análise de sistemas.
Você pode fazer o seu curso de engenharia e depois fazer uma especialização em análise de sistemas, algo mais voltado para essa área.
Espero ter ajudado um pouco.
Abraços,Wagner Pereira
Responder

Gostei + 0

03/08/2011

Alex Alves

Caro amigo Joel,

Durante algum tempo também passe por dúvidas semelhantes. No entanto, não possuia nenhuma habilidade com os códigos de programação e,seguindo o conselho de amigos, resolvi investir na carreira Java, o que depois de algum tempo foi bastante promissor pra mim.

No entanto, você já possui um perfil bastante arrojado na área de programação passando pelas linguagens Delphi e C#, dentre outras tecnologias. Agora voltando ao seu questionamento, se tens a pretensão de realmente desenvolver-se na área de programação, sugiro que invista em cursos da área como Ciência da Computação e/ou Sistemas de Informação. Talvez uma boa dica também, seja investir em cursos de menor duração (2 anos), se a sua pretensão é aprofundar-se profissionalmente nesta área, quem sabe assim, você terá mais disposição para dedicar-se à Engenharia Mecatrônica.

Um forte abraço e,

Sucesso!
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar