Fórum Formas de Consulta em Interbase /Delphi #39963

09/11/2003

0

Ola pessoal

Gostaria de uma opinião .
Estou desenvolvendo uma sistema com delphi 6.0 e interbase 6.0
uso o componente da paleta DBXexpress.

Preciso desenvolver agora os meus relatorios , porem todos sabem que o dbxepress não tem, acesso a base de dados bidirecional, então a solução e o ClientDataSet para resolver isso certo.

Porem preciso desenvolver sequecias em Sql para gerar os relatorios . quero saber se e melhor usar o componente Sql da paleta dbxexpress ou faze a instrução Sql na programação do delphi.
em um botao qualquer.
se alquem tiver uma dica ou ate mesmo um modelo eu agradeço

espero que vc entendam o meu objetivo.

muito obrigado a todos

Alexrol

Alexrol

Responder

09/11/2003

Afarias

|Preciso desenvolver agora os meus relatorios , porem todos sabem que
|o dbxepress não tem, acesso a base de dados bidirecional, então a
|solução e o ClientDataSet para resolver isso certo.

Normalmente, relatórios não exigem acesso bi-direcional. Entretanto, CDS são uma ótima abordágem.

|Porem preciso desenvolver sequecias em Sql para gerar os relatorios .
|quero saber se e melhor usar o componente Sql da paleta dbxexpress
|ou faze a instrução Sql na programação do delphi. em um botao
|qualquer. se alquem tiver uma dica ou ate mesmo um modelo eu
|agradeço

Hummm... não sei se pq não conheço o DBX mas não entendi sua quastão. -- o usual seria vc ter um SQLDataSet (algo assim) onde vc jogaria seu SQL (criado a partir de parâmetros definidos pelo usuário) -- e então vc abre o CDS ligado a este SQLDataSet para mostrar seu relatório...

T+

Responder

Gostei + 0

10/11/2003

Eduardo Pereira

Em teoria, relatórios não precisariam de datasets bidirecionais, mas o Rave, por exemplo, usa datasets bidirecionais. A solução é usar o trio SQLDataSet / DataSetProvider / ClientDataSet (estes dois últimos da paleta Data Access no D7).

O comando SQL deve ficar no SQLDataSet (ou em um TSQLQuery - mais parecido com o TQuery do BDE). Qualquer alteração do comando SQL em run-time para deve ser feito nele, porém a abertura e fechamento da query deve sempre ser feita pelo ClientDataSet.

[]´s
Eduardo Pereira

Responder

Gostei + 0

12/11/2003

Alexrol

Valeu Eduardo

Vc me ajudou muito , estava em duvida como fazer o processo certo.
Valeu mesmo.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar