Formatar Console

29/06/2013

0

Olá, galera =)

Pode ser uma pergunta besta, mas estive me perguntando sobre como fazer uma aplicação console mais bonitinha, sabe? Mudando a cor da fonte e tal. Tipo aquelas aplicações antigas que a gente vê por aí, onde o usuário consegue navegar na tela, mesmo sendo um console (tela preta com letrinhas).

Já fiz algumas aplicações console em C#, mas sempre foi tudo tão sequencial e igual, uma tela preta com letrinhas brancas. Tem como formatar o console em C#?

Curiosidade mesmo =)

Obrigada.
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Responder

Posts

30/06/2013

Aluisio Cavalcante

Rachel, é isso que deseja?

[url]http://social.msdn.microsoft.com/Forums/vstudio/pt-BR/97f99d95-eaab-4999-9515-e23b8cf8839f/mudar-fonte-no-console[/url]
Responder

30/06/2013

Rachel Andrade

Oi, obrigada. Me pareceu bastante complicado, a não ser pela resposta de um usuário que sugeriu o seguinte código:
Console.BackgroundColor = ConsoleColor.Blue;
Console.ForegroundColor = ConsoleColor.Red;


Bem, muda a cor, já é alguma coisa =)

Agora minha dúvida é sobre como fazer igual aqueles programinhas antigos, sabe? Que dá pra "navegar" na tela, sem ser só "linha abaixo de linha", como fazemos no console em C#.

Responder

30/06/2013

Joel Rodrigues

Oi, Rachel. Eu também tive essa dúvida quando comecei e a tirei com alguns programadores mais experientes.
Aqueles sistemas antigos que você fala e que vemos por aí não são bem aplicações console como estas que estamos acostumados a desenvolver em C#.
Nossas aplicações console, como você citou, são realmente bem lineares.
Já naqueles programas da "tela preta com letrinhas coloridas", a tela é montada como uma matriz. Nela se pode escrever textos (labels), bem como se pode definir locais para leitura de valores (que seriam os inputs, edits, textbox). Exemplo: eu escrevo "Nome do cliente" na posição 1,1 e defino que as 50 colunas seguintes serão para digitar o nome do cliente.
Por isso o usuário pode navegar na tela, diferente das nossas aplicações console.
=)
Responder

30/06/2013

Pjava

em realidade ela fala de sistemas feitos em Clipper, Mumps, Fox, Cobol e etc... É outro contexto.
Responder

30/06/2013

Joel Rodrigues

em realidade ela fala de sistemas feitos em Clipper, Mumps, Fox, Cobol e etc... É outro contexto.
Exato. Inclusive o exemplo que me deram foi em Clipper e em COBOL.
Responder

30/06/2013

Aluisio Cavalcante

alguem ainda faz aqueles sistemas de tela preta? kkkk
Responder

30/06/2013

Joel Rodrigues

alguem ainda faz aqueles sistemas de tela preta? kkkk
Rapaz, novos sistemas eu tenho quase certeza que não, mas ainda existem grandes empresas que utilizam sistemas daquele tipo, então é preciso mante-los.
Responder

30/06/2013

Aluisio Cavalcante

mas utilizando o visual studio, c#?
Responder

30/06/2013

Rachel Andrade

Ah, entendi... bem que achei meio diferente mesmo, suspeitei desde o princípio. rsrs
Mas como eu não penso em fazer um sisteminha daqueles, tá bom, né.
Obrigada a todos.
Responder

30/06/2013

Joel Rodrigues

mas utilizando o visual studio, c#?
Sistemas em Clipeer, COBOL no Visual Studio? Não, né.
Responder

30/06/2013

Aluisio Cavalcante

mas utilizando o visual studio, c#?
Sistemas em Clipeer, COBOL no Visual Studio? Não, né.



kkkkkk, viajei!!!
Responder

30/06/2013

Joel Rodrigues

Bem, agora sabemos a diferença entre as aplicações console do Visual Studio e aquelas telinhas pretas que vemos por aí.
Estou encerrando o tópico.
Abraço a todos.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar