Forms e QReports, problema com os dois

15/05/2003

0

Tenho duas perguntas. A primeira é que no Delphi quando crio um formúlário e executo o programa, se eu minimizar este formulário ele não vai para a barra de tarefas e sim fica minimizado dentro da aplicação, o problema é que se eu tiver um form que ocupe a tela inteira o minimizado não aparece. Queria uma forma de fazer com que, quando um form fosse minimizado ele ficasse na barra de tarefas do windows.

A outra é que tenho três tabelas Questão, Qespecífica(partição de questão) e Resposta. A tabela Questão está associada à Resposta com um relacionamento 1 para N, ou seja, uma questão pode ter diversas respostas e uma resposta pode ser de apenas uma questão. O problema é que quero fazer um relatório de questões e suas respostas e não consigo. Eu fiz um query para associar as tabelas, mas não consigo usar a cláusula group by, que emite a seguinte mensagem de erro ´When a GROUP BY clause existes every single field in the projectos must be in GROUP BY clause´. Eu não sei o que isto singnifica. Sem a cláusula GROUP BY eu não faço idéia de como apresentar os dados no QReport.

Quem puder me ajudar, com qualquer um das duas perguntas, eu ficarei muito grato.


Vitor Cruz

Vitor Cruz

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar