Forms e QReports, problema com os dois

15/05/2003

1

Tenho duas perguntas. A primeira é que no Delphi quando crio um formúlário e executo o programa, se eu minimizar este formulário ele não vai para a barra de tarefas e sim fica minimizado dentro da aplicação, o problema é que se eu tiver um form que ocupe a tela inteira o minimizado não aparece. Queria uma forma de fazer com que, quando um form fosse minimizado ele ficasse na barra de tarefas do windows.

A outra é que tenho três tabelas Questão, Qespecífica(partição de questão) e Resposta. A tabela Questão está associada à Resposta com um relacionamento 1 para N, ou seja, uma questão pode ter diversas respostas e uma resposta pode ser de apenas uma questão. O problema é que quero fazer um relatório de questões e suas respostas e não consigo. Eu fiz um query para associar as tabelas, mas não consigo usar a cláusula group by, que emite a seguinte mensagem de erro ´When a GROUP BY clause existes every single field in the projectos must be in GROUP BY clause´. Eu não sei o que isto singnifica. Sem a cláusula GROUP BY eu não faço idéia de como apresentar os dados no QReport.

Quem puder me ajudar, com qualquer um das duas perguntas, eu ficarei muito grato.

Responder