GARANTIR DESCONTO

Fórum Forms #390929

22/11/2010

0

Quando faço meus sistemas em meu computador, meu monitor é de 17", e ao colocar em outras máquinas, os forms ficam todos desconfigurado, ou seja, ultrapassa a tela do monitor de onde estou colocando o sistema.Teria alguma solução para evitar que isso aconteça? Necessito muito disso, pois toda vez que termino um sistema, acabo que configurá-lo todo novamente para aquela máquina.

Sem mais,

Fred
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

Responder

22/11/2010

Pietro Braga

Nas propriedades do form, altere a propriedade WindowState para wsMaximized.

Abs
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Frederico Brigatte***

Nas propriedades do form, altere a propriedade WindowState para wsMaximized.

Abs

Não é bem isso. No caso de notebook por exemplo. Faço meu num pc normal com monitor de 17, quando instalo num notebook, ou mesmo num pc com monitor menor ou maior, o form fica menor ou maior que a tela, e no meu fica bom, pq fiz na minha máquina. É isso.
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Marcos Iwazaki

Alterar para Maximizado não vai adiantar em nada.
Esse problema de resolução... eu vejo 2 possiblidades1) Vc ja faz o seu sistema para uma resolução fixa, tipo 1024 (o que eu considero sendo padrão hoje), dae vc ja deixa o form principal em 1024 e esse vai ser o tamanho maximo e minimo da sua aplicação...
2) vc usa umas rotinas de redimensionamento (procura no google  que vai encontrar varios) eles pegam a resolução q vc trabalhou e acha a resolução da maquina q esta sendo trabalhada. dae fazem um calculo e redimensionam as fontes o tamanho dos botões e tudo mais. Eu particularmente não gosto desse método. pois ele vai fazer isso tbm para os seus componentes q tenham imagem... e vai ficar esticando ou encolhendo-as. 
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Frederico Brigatte***

Alterar para Maximizado não vai adiantar em nada.
Esse problema de resolução... eu vejo 2 possiblidades1) Vc ja faz o seu sistema para uma resolução fixa, tipo 1024 (o que eu considero sendo padrão hoje), dae vc ja deixa o form principal em 1024 e esse vai ser o tamanho maximo e minimo da sua aplicação...
2) vc usa umas rotinas de redimensionamento (procura no google  que vai encontrar varios) eles pegam a resolução q vc trabalhou e acha a resolução da maquina q esta sendo trabalhada. dae fazem um calculo e redimensionam as fontes o tamanho dos botões e tudo mais. Eu particularmente não gosto desse método. pois ele vai fazer isso tbm para os seus componentes q tenham imagem... e vai ficar esticando ou encolhendo-as. 

Qual seria sua sugestão? Estou precisando muito disso mesmo. Teria algum exemplo para dispor? Agradeço desde já pela ajuda.
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Marcos Iwazaki

A minha sugestão seria vc faz o seu form principal em para caber em 1024. Dae todo os outros seus forms respeitam isso.
Agora tem que ver se o publico do seu sistema tem esse padrão.
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Frederico Brigatte***

A minha sugestão seria vc faz o seu form principal em para caber em 1024. Dae todo os outros seus forms respeitam isso.
Agora tem que ver se o publico do seu sistema tem esse padrão.

Vc teria um exemplo de como fazer o form caber em 1024?
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Pietro Braga

Acontece que quando maximizado o form se ajusta ao tamanho da tela independente da resolução, ao menos teste para ver o resultado.
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Frederico Brigatte***

Acontece que quando maximizado o form se ajusta ao tamanho da tela independente da resolução, ao menos teste para ver o resultado.

E os componentes que estão no form? Tem um exemplo pra dispor?
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Marcos Iwazaki

Mas o que geralmente acontece é o contrario... a maquina em que se programa suporta uma resolução maior e a maquina do cliente não.Dae não adianta maximizar.
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Frederico Brigatte***

Mas o que geralmente acontece é o contrario... a maquina em que se programa suporta uma resolução maior e a maquina do cliente não.Dae não adianta maximizar.

Teriam um exemplo para publicar aqui?
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Pietro Braga

Insisto, faço todos os meu aplicativos em 1024x768, usando em um notebook de 1024x600 meu programa é claro fica mais alto do que a tela toda, ao maximizar, ele se ajusta ao tamanho da tela. o que tinha 768px de altura passa a ter 600px. 
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Frederico Brigatte***

Insisto, faço todos os meu aplicativos em 1024x768, usando em um notebook de 1024x600 meu programa é claro fica mais alto do que a tela toda, ao maximizar, ele se ajusta ao tamanho da tela. o que tinha 768px de altura passa a ter 600px. 

Pietro, disponha um exemplo e como utilizar, por favor, estou precisando disso. Agradeceria muito pela ajuda.
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Pietro Braga

Como exemplo amigo, é apertar o botão maximizar no seu aplicativo, ou configurar para ele ja iniciar maximizado. 
Nas propriedades do form, no Object Inspector, procure pela propriedade Border Style, certfique-se de estar em bsSizeable. Depois na propriedade WindowState excolha wsMaximized. Recompile e pronto.
Abs
Responder

Gostei + 0

22/11/2010

Frederico Brigatte***

Como exemplo amigo, é apertar o botão maximizar no seu aplicativo, ou configurar para ele ja iniciar maximizado. 
Nas propriedades do form, no Object Inspector, procure pela propriedade Border Style, certfique-se de estar em bsSizeable. Depois na propriedade WindowState excolha wsMaximized. Recompile e pronto.
Abs

E os componentes? O form fica muito grande, e com isso criando aquela barra de rolagem. Não cabe na tela. Geralmente eu faço já com o form Maximizado.
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Frederico Brigatte***

Abs

E os componentes? O form fica muito grande, e com isso criando aquela barra de rolagem. Não cabe na tela. Geralmente eu faço já com o form Maximizado.

Redimensionar um form e os objetos tipo edit, buttons, etc manter suas posições e tamanhos, ou seja, redimensionando junto.

É possível? Exemplo se possível aqui, preciso muito disso.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar