Fórum Formula no delphi #198551
03/12/2003
0
Tenho que fazer uma sequencia de programas de fisica e uma delas é a seguinte.
[img:fdb4023114]http://www.cyberterrorismo.kit.net/formula.jpg[/img:fdb4023114]
como faço pra colocar essa formula no delphi???
Grato[/url][/list][/list]
[img:fdb4023114]http://www.cyberterrorismo.kit.net/formula.jpg[/img:fdb4023114]
como faço pra colocar essa formula no delphi???
Grato[/url][/list][/list]
Paulohnt
Curtir tópico
+ 0
Responder
Deus
Bem, eu fiz isso em 10 minutos.. acho que você estava com um pouco de preguiça, hein? ;) Assumindo que você tem um form com 4 componentes: 2 edits (para a entrada da massa em gramas e da largura em cm), 1 botão (para o evento OnClick) e um label (para ser exibido o resultado), ficaríamos então com:
Eu criei a variável tmpStr só para guardar temporariamente o resultado da função ftDensidade, e transformo do formato ffExponent para um formato mais legível. Por exemplo, ao invés de 0.12E+02 você teria 0.12 * 10^2. Melhor, né?
Abraços, dEUS.
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); function ftDensidade(m, v: Real): Real; begin m := m * 0.001; v := (v * v * v) * 0.000001; Result := m / v; end; var tmpStr: String; begin tmpStr := FloatToStrF(ftDensidade(StrToFloat(edMassaemGramas.Text), StrToFloat(edArestaemcm.Text)), ffExponent, 2, 2); if (Pos(´+´, tmpStr) > 0) then tmpStr := Copy(tmpStr, 1, Pos(´E´, tmpStr) - 1) + ´ * 10^´ + Copy(tmpStr, Pos(´+´, tmpStr) + 1, Length(tmpStr) - Pos(´+´, tmpStr)) + ´ kg/m3´ else tmpStr := Copy(tmpStr, 1, Pos(´E´, tmpStr) - 1) + ´ * 10^-´ + Copy(tmpStr, Pos(´-´, tmpStr) + 1, Length(tmpStr) - Pos(´+´, tmpStr)) + ´ kg/m3´ Label1.Caption := tmpStr ; end;
Eu criei a variável tmpStr só para guardar temporariamente o resultado da função ftDensidade, e transformo do formato ffExponent para um formato mais legível. Por exemplo, ao invés de 0.12E+02 você teria 0.12 * 10^2. Melhor, né?
Abraços, dEUS.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)