GARANTIR DESCONTO

Fórum Fórmula para converter eixo X e Y. #405506

25/07/2011

0

Bom dia, 

Estou desenvolvendo um sistema controlador de mouse com 2 webcam.
Já consigo capturar o X e Y das webcam e passar estas cordenadas ao mouse,
porém preciso calibrar as extremidades e deixar mais preciso seu movimento.
Exemplo ( no canto direito inferior da tela (Camera 1 = X 45, Y 26,Camera 2 = X 20, Y 03) ao
chegar neste valor de xy o mouse saberá qual é a sua localização do ponto extremo.
Para resolver isso preciso de uma fórmula matemática que converta os valores de X e Y das 2 webcam.

Exemplo para visualização.

Lucas Prestes

Lucas Prestes

Responder

25/07/2011

Ricardo Resende

Caro amigo, muito legal esse projeto seu gostaria depois de saber o a finalidade dele. Para seria interessante vc postar outro ponto da tela informando o XY delas, para comparar com o ja passado e tentar chegar a formular desejada.
Responder

Gostei + 0

25/07/2011

Lucas Prestes

Caro amigo, muito legal esse projeto seu ,gostaria depois de saber a finalidade dele. Para seria interessante vc postar outro ponto da tela informando o XY delas, para comparar com o ja passado e tentar chegar a formular desejada.

Resolução da tela = 1440 x 900.

Valores reias:

Bola Branda Camera 1: X = 4
Bola Branda Camera 1: Y = 3
Bola Branda Camera 2: X = 7
Bola Branda Camera 2: Y = 0 

Bola Amarela Camera 1: X = 8
Bola Amarela Camera 1: Y = 1
Bola Amarela Camera 2: X = 5
Bola Amarela Camera 2: Y = 4 

Bola Verde Camera 1: X = 1
Bola Verde Camera 1: Y = 4
Bola Verde Camera 2: X = 2
Bola Verde Camera 2: Y = 4

Bola Rosa Camera 1: X = 1
Bola Rosa Camera 1: Y = 1
Bola Rosa Camera 2: X = 8
Bola Rosa Camera 2: Y = 1

A idéia é a seguinte: Dizer para o mouse que estes pontos são os pontos extemos, se o dedo da pessoa estiver fora da dimensão da tela o mouse não irá reconhecer como um valor de x y a ser passado para ele se mover.

Este sistema será semelhante ao Touchscreen que será usado em telas gigantes - VideoWall.
Responder

Gostei + 0

27/07/2011

Ricardo Resende

Teria como você posicionar as câmeras simetricamente, levando em consideração um ponto imaginário no meio do monitor. fazendo isso, provavelmente vai ter uma formula muito mais fácil. Como estou no meu trabalho, não vai ter como fazer um desenho, quando chegar em casa faço um desenho para esclarecer.
Responder

Gostei + 0

28/07/2011

Lucas Prestes

Teria como você posicionar as câmeras simetricamente, levando em consideração um ponto imaginário no meio do monitor. fazendo isso, provavelmente vai ter uma formula muito mais fácil. Como estou no meu trabalho, não vai ter como fazer um desenho, quando chegar em casa faço um desenho para esclarecer.

OK, Toda idéa é muito bem vinda ! Fico no aguardo de seu desenho para poder entender melhor sua idéia.
Responder

Gostei + 0

28/07/2011

Ricardo Resende

Fiz o desenho, repare que as distancias C=D , R=E e W=Q. Sendo assim o ponto central do monitor que foi usado para posicionar as câmeras 1 e 2 vai ter o mesmo X e Y.
Se você conseguir posicionar as câmeras dessa forma o problema está resolvido. Se no ponto central X e Y são iguais quando por exemplo você mexer o ponto um pouquinho para a direita (X +1), a câmera 1 vai receber X+1 e a câmera 2 vai receber X-1, já o Y deve ser sempre o mesmo para as duas câmeras.
Qualquer duvida sobre a ideia posta ai.
Espero ter ajudado.
Responder

Gostei + 0

28/07/2011

Lucas Prestes

Fiz o desenho, repare que as distancias C=D , R=E e W=Q. Sendo assim o ponto central do monitor que foi usado para posicionar as câmeras 1 e 2 vai ter o mesmo X e Y.
Se você conseguir posicionar as câmeras dessa forma o problema está resolvido. Se no ponto central X e Y são iguais quando por exemplo você mexer o ponto um pouquinho para a direita (X +1), a câmera 1 vai receber X+1 e a câmera 2 vai receber X-1, já o Y deve ser sempre o mesmo para as duas câmeras.
Qualquer duvida sobre a ideia posta ai.
Espero ter ajudado.

Qual é a direção que a cam está visualizando, para baixo, ou para a diagonal da tela?

Responder

Gostei + 0

01/08/2011

Lucas Prestes

Colega, a sua idéia é legal, mas no meu caso tenho que fazer a cam capturar os quatro pontos da tela, o que ela ja faz, e calcular para pegar apenas os 2 resultados X Y.

Meu chefe me deu uma dica, mas não sei se é a correta a fazer, é uma formula:

X1 = aC1 + bC2

y1= nC2 - zC1

Esta questão gera em torno de Geometria bi-dimensional.
Responder

Gostei + 0

04/08/2011

Ricardo Resende

Opa, desculpa a demora, tava meio sem tempo. A princípio a ideia era as câmeras ficarem viradas para baixo mesmo, porém dessa forma existira alguns pontos cegos. Pensando  nesse problema pode-se girar 45° da posição sugerida inicialmente, mudando assim a formula. Por exemplo, utilizando a câmera 1, movimentando o ponto do centro da tela para direita (x + 3 por exemplo), na câmera 1 esse movimento resultaria em x +2 y +1. Acho que daria certo, a ideia do seu chefe também parece ser boa. Da uma pesquisada na Geometria bi-dimensional.  
Responder

Gostei + 0

04/08/2011

Lucas Prestes

Se alguem souber como posso fazer para o mouse reconhecer o dedo em relação a tela.
Responder

Gostei + 0

04/08/2011

Lucas Prestes

Se alguem souber como posso fazer para o mouse sincronizar o dedo em relação a tela. A principio

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar