Fórum Frames em janelas MDI #327422
14/08/2006
0
Tenho um aplicativo em que a janela principal é MDI e todas as outras são MDIchild. Eu pessoalmente gosto desse tipo de interface pela comodidade de se poder abrir algumas forms do mesmo tipo ao mesmo tempo, compara-las, alinha-las lado a lado etc, igual se fazia com o word/excel 97, 2000 e os mais atuais eu nem sei.
Mas mesmo assim tenho algumas janelas que são de configurações, então mostro apenas uma form normal com showmodal.
Na minha form principal MDI, eu coloquei um Frame, frame este que eu uso para exibir/trocar imagens de fundo, e que funcionaria normalmente em qualquer janela. Na form MDI, quando eu chamo uma mdichild, ela não aparece, fica atrás do frame. Se eu dou um sendtoback no frame, ele desaparece, como se estivesse atrás da form principal. Não posso dar um bringtofront em todas as minhas janelas porque tenho centenas de forms.
O que eu devo fazer?
Também tenho dúvidas sobre como melhorar minhas interfaces, gostaria de dicas de como usar splitters e forms ´encaixaveis´ como as do delphi.
Grato!
Vitor Rubio
Curtir tópico
+ 0Posts
15/08/2006
Marco Salles
sobre a primeira dúvida , não entendi muito bem.. Sobre com melhorar a interface , no tocante a organização de janelas , ´antigamente´ tinhamos duas opções : MDI e SDI . Porem atualmente exite , um novo conceito que atende pela sigla de TDI.....
Gostei + 0
15/08/2006
Vitor Rubio
se você coloca, por qualquer motivo, um frame na form mdi pai, esse frame vai ficar na prente das janelas mdi child, vai esconde-las. Não sei como resolver isso.
Como funciona os formularios TDI?
Gostei + 0
15/08/2006
Marco Salles
pq que voce não esconde este frame , tornando a propriedade Visible dele igua a False e quando voce fechar os formulários < no evento onclose > voce novamente o torna visivel...
Sobre TDI , não tenho certeza , mas acho que a partir do delphi 8 ja se tem esta opção na criação de formulários...
A idéia que os formularios se apresentem em forma de abas, semelhante a barra de navegação do windows
voce pode implementar via codigo VCL ou utilizar algum componentes com este fim especifico exemplo jvTabBar e JvPageList que podem ser obtidos em jvcl.sourceforge.net
Gostei + 0
15/08/2006
Vitor Rubio
1) tem muitas forms pra colocar o código para ele desaparecer e reaparecer, ou mesmo que fosse fazer isso na hora de chamar as forms, são muitos itens de menu.
2) tem forms que não ocupam o espaço completo da minha mdi. É importante que o frame apareça ao fundo, pois ele tem uma imagem de fundo que uso como ´enfeite´ e tem ´ícones´ que são componentes do tipo Timage que podem ser arrastados e quando clicados abrem janelas do sistema.
Será que se eu colocar o frame em um Tpanel vai funcionar?
vlw
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)