Frameworks Front-End

28/02/2013

0

Não sei se estou postando no lugar correto, mas de qualquer forma, ai vai minha dúvida.

Tenho pesquisado vários frameworks para criação de layouts web como Twitter Bootstrap, Kendo UI, JQuery UI, entre outros.
São ferramentas bem úteis com uma gama extraordinária de recursos que ajudam demais na hora de desenvolver.
Nos meus projetos, utilizo Web Forms e, mesmo com a migração que estou fazendo (framework 1.1 para framework 4.0), vou continuar utilizando-os. Pelo que já vi até agora, esses frameworks não foram planejados para integração server-side. Todos os exemplos que vi ate agora mostram somente a integração client-side, utilizando em larga escala o MVC.

Existe alguma maneira de aproveitar os recursos gráficos desses frameworks, para desenvolver interfaces mais ricas, sem abrir mão da manipulação dos controles/componentes no server-side?
Hoje, por exemplo, tenho um formulário com um Gridview e manipulo as informações no code-behind da pagina, fazendo validações, utilizando datasets e etc... Seria possivel manter esse mesmo cenário?

Não sei se consegui ser claro o bastante, mas espero que possam me ajudar.

Obrigado!
Thomás Moreira

Thomás Moreira

Responder

Posts

01/03/2013

Thomás Moreira

Alguém?
Responder

01/03/2013

Joel Rodrigues

Olá, Thomás. Não vejo por que um framework não poderia ser usado em aplicações Web Forms ou MVC. Claro que alguns componentes, quando rederizados, são formados por divs, tabelas, etc, que podem ser "mal interpretados" pelo framework, aí você precisaria intervir para corrigir possíveis bugs.
Mas considerando que a interface/camada de visão é formada por HTML, qualquer framework dese tipo deve poder ser aproveitado.
Você já fez testes? Enfrentou alguma dificuldade?
Abraço.
Responder

03/03/2013

Code Easy

Já trabalhei bastante com componentes Client Side, tais como, Ext.Net e JQuery, mas para projetos profissionais prefiro DevExpress que é Server Side e tem uma suite completa de componentes tanto para Asp.Net como Asp.Net MVC.
Responder

04/03/2013

Thomás Moreira

Olá Joel! Obrigado pela atenção.

Eu não cheguei a fazer nenhum teste mais aprofundado.
Por enquanto somente pesquisei, observei alguns exemplos e opiniões na net, para filtrar o que realmente seria interessante. A dúvida postada foi baseada somente nisso. Vou começar a fazer uns testes mais completos essa semana.
Sendo mais prático, por exemplo, hj nos meus projetos eu tenho gridview na tela e, consigo atribuir um dataset para ele em tempo de execução, sempre que o usuário faz uma consulta. Isso é codificado no code-behind. E assim faço tb com combobox, etc.
Com esses frameworks eu conseguiria fazer esse tipo de coisa? Pq nos exemplos que eu vi ate agora, o pessoal utiliza somente o HTML para tal.
Responder

04/03/2013

Thomás Moreira

Valeu pela resposta Code It Easy!

Eu ja andei testando o Devexpress. Realmente são componentes fantasticos.
Nesse caso, minha maior preocupação é com relação ao desenpenho/velocidade.
Pelo que pude pesquisar ate agora, os frameworks client-side tendem a ser mais rapidos.
Vc saberia comparar os dois nesse quesito? Existe muita diferença?
Responder

04/03/2013

Joel Rodrigues

Realmente os frameworks front-end tendem a ser mais rápidos por que afinal são apenas HTML, CSS e JS. Porém, são unicamente front-end, você não deve esperar nada relacionado ao code-behind, pois eles não estão diretamente relacionado.
Como eu falei, alguns componentes back-end são renderizados como tabelas, divs, inputs, o que pode fazer com que eles sejam estilizados pelo framework. Isso você só vai ver testando, pois cada framework tem suas particularidades.
Por exemplo: um compobox pode ser renderizado como um "select" (combobox HTML), sendo assim, ele pode ser estilizado pelo framework como um elemento de formulário normalmente, mas tudo depende da forma como o framework foi organizado, não há regra.
Abraço.
Responder

04/03/2013

Code Easy

É isso ai que o Joel falou, as telas feitas em componentes Client Side são mais rápidas. Mas só para complementar, você vai ter que levar em conta também que com componentes Client Side, para telas mais complexas te obriga a programar muito JavaScript ou JQuery e já com os componentes Server Side você vai programar no servidor (c# ou vb.net). Outra coisa, as grids para Client Side são mais simples que a feitas com Server Side, por exemplo, no DevExpress a grid deles por padrão já tem agrupador de colunas com drag and drop e no ext.net não tem agrupador de coluna por padrão, se você quiser, tem que programar muito via JavaScript. É isso, espero ter te ajudado.
Responder

04/03/2013

Code Easy

É isso ai que o Joel falou, as telas feitas em componentes Client Side são mais rápidas. Mas só para complementar, você vai ter que levar em conta também que com componentes Client Side, para telas mais complexas te obriga a programar muito JavaScript ou JQuery e já com os componentes Server Side você vai programar no servidor (c# ou vb.net). Outra coisa, as grids para Client Side são mais simples que a feitas com Server Side, por exemplo, no DevExpress a grid deles por padrão já tem agrupador de colunas com drag and drop e no ext.net não tem agrupador de coluna por padrão, se você quiser, tem que programar muito via JavaScript. É isso, espero ter te ajudado.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar