Freelancer e Programação Web

08/02/2021

0

Olá, sou iniciante nessa área de programação. Desenvolvi uma aplicação web utilizando Django e estou na parte de deployment. Tenho muitas dúvidas em ralação aos custos mensais e cobrança ao cliente: primeiro, digamos que eu escolha a Digital Ocean pra hospedar a aplicação, eu criaria uma conta para o cliente ficar pagando o valor mensal ou faço na minha conta pessoal e cobro ao cliente por mês? Questão de domínio, sou eu que faço o registro e cobro mensalmente ao cliente ou o cliente que faz isso? O que exatamente se cobra ao cliente, na maioria dos casos? Quais são as alternativas para hospedagem mais acessíveis aqui no Brasil? Muitas dúvidas, estou bem confusa 🤯
Bruna

Bruna

Responder

Post mais votado

26/11/2021

Olá Bruna, tudo certo ?

Sobre esse tipo de situação é meio que um acordo entre desenvolvedor e cliente.
Quando um cliente procura um desenvolvedor ou é pra desenvolver algo do 0 ou alguma manutenção/implementação em algo que já existe.
Se e algo "novo" que cliente não tem conhecimento, ai vai ter que fazer aquela explicação sobre essas coisas. Dominio, hospedagens, atualizações, manutenção etc...
Se ele falar que vai deixar essa responsabilidade com o desenvolvedor, o certo seria agregar nos custos junto ao serviço (algo assim), ja que o proprio desenvolvedor vai assumir a responsabilidade de dar manutenções futuras. Se for algo que ja exista e o desenvolvedor vai fazer implementações ou inovar a tecnologia provavelmente ja exista gastos do sistema "antigo" e cliente ja vai ta ciente de algumas coisas que precisa pra tudo funcionar.

Não sei se deu pra entender. Se eu não confundi ainda mais.
Olha da uma pesquisa no youtube, tem uma galera que da uns exemplos bacana!!

Abraços.

Leticia Lima

Leticia Lima
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar